Foto: reprodução/Variety

Resenha | Un Mechón de Pelo, o novo álbum da Tini, é impactante e necessário

Lançado no dia 11, o disco aborda questões pessoais que afetaram a vida da cantora argentina e abalaram sua saúde mental

 

Considerada uma das maiores artistas da música latina, Tini sempre entrega projetos incríveis para os fãs, isso é fato. Dessa vez não foi diferente, já que a cantora lançou ótimas músicas, com letras profundas e viscerais, no seu novo álbum, Un Mechón de Pelo, finalmente lançado em todas as plataformas digitais no dia 11 de abril.

 

Foto: reprodução/Spotify

 

Durante as canções, a argentina desabafa sobre muitas situações que a machucaram, dores que ela guardou por muito tempo. A cantora considera esse álbum, o quinto de sua carreira solo, um dos mais pessoais que ela já fez e, o Entretê conta mais detalhes e o que achamos de tudo. Confira abaixo!

 

Faixa a faixa de Un Mechón de Pelo

 

pa
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Por un ratito más, por que sigas aquí
Porque, entre tanta gente, nadie me hace tan feliz
Y si un día te vas, nunca te vas a ir
Porque cada momento que me diste vive en mí

Porque soy parte de ti”

 

Em entrevista para a Apple Music, Tini falou sobre a faixa que abre o álbum: “Nunca na minha vida eu tinha experimentado tanta dor e tanta incerteza em tão pouco tempo. Foi um choque muito grande, de um dia para o outro, meu pai quase morreu..

A canção tem um instrumental emocionante e o jeito como a cantora a interpreta, com tanta intensidade e vocais poderosos, representa exatamente a dor que sentiu no momento. A homenagem é uma forma bonita de falar sobre a importância de alguém amado em nossas vidas e todos que já passaram pela angústia de quase perder alguém podem facilmente se identificar. Uma forma ótima de começar o álbum, apresentando um pouco do teor que o ouvinte encontra no projeto e dando início aos relatos de uma jornada de dor e cura.

 

posta
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Posta

Que van diez años, que van mil daños, qué bien me engaño, posta

Que soy perfecta y no me afecta lo que digan los extraños, posta

Que estoy bien, que estoy bien, que estoy bien, que estoy bien, que yo puedo, posta

Porque he nacido con dinero, en cuna de oro, nada duele, ¿esa es la posta?”

 

Nessa canção, a cantora desabafa sobre comentários maldosos e julgamentos que foram feitos a ela pela sociedade e como aos poucos ela decidiu enfrentar a situação. O clipe ilustra todo o conceito de duas versões dela, que ela descreve como: “a Tini que ousa dizer e a Tini que está sempre de costas viradas”.

A ironia e a raiva que ela usa na voz ao listar coisas ruins ditas sobre ela encaixa perfeitamente na canção e a escolha de palavras na letra foi perfeita para destacar uma mensagem importante: o bullying fere. Às vezes sorrimos por fora para parecermos bem, mas por dentro estamos destruídas e a sociedade nunca permite que as pessoas, principalmente figuras públicas, tenham seus dias ruins. Intercalando entre trechos falados e cantados, Martina finalmente revida anos de sofrimento.

 

miedo
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Loca como el mar, que no se entiende lo que hace ni a dónde va

Solo él puede entender y encontrarse en alguien más

¿Será que el ser humano nunca aprende a nadar?

En búsqueda del sentido y no poder parar

Perdida en el desierto y no logro saciar

Saciar el alma fría, volver a respirar”

 

Stoessel conta que essa canção foi criada a partir de uma nota em seu celular que ela escreveu em uma das noites que não conseguia dormir. Na faixa a cantora fala sobre como se sentiu durante momentos difíceis em sua saúde mental: “No processo emocional que estive durante o ano passado, enquanto me diagnosticavam com depressão e tinha que viver com ela, começou a me assustar muito”.

A música começa com alguns vocais parecidos com os usados na ópera, ao fundo é possível ouvir o barulho de crianças brincando e o piano se junta ao conjunto de sons. Todos os detalhes da produção, incluindo a distribuição da voz dela em momentos específicos da letra são muito bem pensados, expressando de maneira certeira a melancolia e a sensação de estar perdida dentro de sua própria cabeça, mergulhada em dores.

 

ni de ti
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“El que esté libre de pecado, tire la primera
Por cada uno que me odie, tengo a diez que me quieran
Me la sé de memoria, no hay mierda que me hiera
Me quedé callada pa’ que a los niños no les duela

Duélale a quien le duela, sigo acá, sigo en primera
Duélale a quien le duela, acá, sin terminar la escuela
Yo no me robé a nadie, yo, sí, que tengo pruebas
Pero sigo pa’lante, como lo dijo mi abuela”

As batidas fortes e os versos rápidos pronunciados pela cantora nessa música representam a ira que a tomou com as mentiras espalhadas pelo público e pela mídia, que até chegaram a sua avó, que ela conta ter ficado preocupada.

Martina aborda como as fofocas falsas são prejudiciais para as pessoas e afetam tanto o alvo das mentiras quanto a família dessa pessoa e a saúde mental. Ouvir a faixa te transporta imediatamente para um momento de raiva e a música cumpre o papel de externar tudo o que se sente nesses momentos.

 

ángel
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“2008, diciembre, fue un viernes

Ojos que no ven, traición que no sientes

Judas dio el beso, ¿cómo lo desmientes?

¿Cómo se perdona? ¿Cómo te arrepientes?

Si fueron hermanos, y adiós para siempre

Si él le dio la mano y el otro los dientes

Le dieron la espalda y él siempre de frente

Le dieron las gracias, lo empujan del puente”

 

Para a entrevista, Tini conta que essa é uma das canções mais complexas do álbum e realmente dá para perceber isso, tanto pela produção quanto pela letra cheia de informações. Essa é outra música dedicada a seu pai, contando situações difíceis pelas quais passou devido a injustiças causadas por outras pessoas.

A tristeza e a fúria também estão presentes nessa música, quando Tini conta detalhes dos ocorridos que presenciou em sua infância, adolescência e vida adulta, como o fato de que seu pai precisou sair do país e não queriam contratá-la e mesmo assim, pessoas mentirosas alegavam várias vezes que ela estava acomodada por ser filha de um produtor. A melodia de piano e a voz da cantora combinadas trazem o tom necessário para um assunto sério e tenso transformado em uma música.

Em um dos trechos da música, ela ainda faz uma metáfora com a cor violeta e sua conquista ao passar no teste para fazer a protagonista na produção do Disney Channel, Violetta (2012): “Y el destino se encargó de violeta pintarme”. É um dos grandes destaques do álbum, com certeza.

 

buenos aires
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Ayer llovió en Buenos Aires
Mis lágrimas por la calle, eh-eh
Miré a través de la persiana y no está el Sol
A veces no sale

Cerrando y abriendo heridas
De eso se trata la vida
De que el amor exista después del amor
Aunque te lastima

Y hoy Buenos Aires lastima”

 

Martina diz que essa foi uma das músicas do álbum mais difíceis de escrever por conta do amor que ela sente por Buenos Aires, sua cidade natal. A letra fala sobre como os momentos difíceis que passamos podem afetar o que sentimos sobre um lugar que antes consideramos um refúgio. Tini acrescenta que levou 10 anos ou mais para poder finalmente voltar a sentir liberdade ao caminhar pelas ruas da capital da Argentina.

Diferente das faixas anteriores, essa tem notas de violão em sua melodia. As reflexões trazidas pela artista também podem fazer qualquer um se identificar, porque todos já passamos por situações difíceis, que nos encheram de dor e medo, afetando todo o resto, até mesmo lugares que gostamos. Os vocais de Martina com notas prolongadas dão ainda mais o toque de emoção.

 

tinta 90
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Perdí la cuenta de las noches que lloré
Nadie sabe lo que no se ve
Porque en esas noches solo estamos las dos
Sin darme cuenta, me tatué la cicatriz
Hoy la miro y sé que aún sigo aquí
Y pienso en las noches que pasamos las dos

Y que nunca amaneció”

 

Nessa faixa Tini a compôs contando sobre as conversas que teve consigo mesma, ela fala que teve momentos que não acreditou que o Sol fosse sair e que nunca fosse amanhecer, momentos difíceis que passou durante a depressão.

Outro destaque do álbum, com uma composição impactante que retrata a luta difícil que as pessoas travam em momentos como esse. Tini escreve sobre sentimentos que estavam grudados nela e que estão em muitas pessoas, que passam por tudo se sentindo sozinhas e muitas vezes com vergonha de contar a alguém. Enquanto desabafa, ela também aborda com delicadeza sobre um tema delicado.

 

ellas
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Y, al amanecer
Te doy las gracias
Porque, al poderte abrazar
Me vuelvo a encontrar
Sos mi lugar

Dejé de correr
Y cerré la ventana
Cuando no vi a nadie más
Tú nada más me hiciste amar

Te doy gracias por ponerte en mi lugar”

 

Essa é a faixa mais curta do álbum, que pode ser classificada como um interlúdio, mas com tanta qualidade quanto as outras e tão necessárias quanto. Nessa música, Tini fala sobre a importância de ter amigas ao seu lado que a fizeram se recuperar depois de tantos momentos difíceis.

No começo da canção ouvimos a melodia da gaita e do violão e, logo em seguida, alguns áudios de suas amigas, que ela conhece desde os três anos de idade. Elas dizem palavras de apoio a Martina, que as agradece por estarem com ela e a entenderem. A posição em que a faixa foi colocada faz muito sentido, já que é nessa parte do álbum que Martina começa a abordar os momentos em que começou a se reerguer. É emocionante o poder da amizade.

 

bien
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Siento el viento de las 6 que no para de soplar

Ahora estoy chill, nada es personal

A mis amigas quiero llamar

Se siente bien poder perdonar

Se siente bien volver a empezar

Se siente bien volverme a mirar

Ver que esa niña llegó hasta acá

Pensar que casi le digo adiós

Y ahora las paces hicimo’ las dos (¡uh!)”

 

Na penúltima música do álbum, a artista fala sobre o fato de que está tudo bem não estar bem, não é preciso sentir vergonha com isso e devemos criar uma amizade com o processo e o diagnóstico para assim sairmos dessa situação. Ela classifica a canção como uma carta a todos que ama.

A letra descreve os processos de estar mal, passar por crises de ansiedade, depressão e após se recuperar, refletir sobre como até os momentos ruins te fizeram chegar até aquele momento. Uma mensagem poderosa de aos poucos se levantar e por mais que a tempestade venha, o Sol sempre nasce em algum momento.

 

me voy
Foto: reprodução/YouTube @TiniStoessel

 

“Me hice amiga de este sentimiento
Calma, que el dolor nunca es etеrno

Por eso me voy
Así que no mе extrañes
Antes de que me dañen
Cambiando lo que soy
Me encanta este desaire
Este es mi último baile (uh)”

 

Finalizando o álbum de maneira coesa, Martina diz que é uma forma de encerrar essa situação. Ela destaca na entrevista que sabe que com certeza virão outros momentos de dor, mas serão diferentes e esse não faz mais parte dela. Depois de refletir e finalmente contar tudo o que guardou em seu coração por anos, ela sente que está preparada para o próximo capítulo de sua vida, depois de longos dias se curando da depressão.

Falar sobre saúde mental é muito importante, principalmente nos tempos atuais, onde muitos atacam as pessoas sem mostrar seus rostos, destruindo vidas e afetando a saúde mental de muitos. A última faixa representa um renascimento depois dos machucados e Tini entregou neste projeto algo necessário para ela e para o público: um desabafo. Utilizando de maneira brilhante e cuidadosa seu espaço e destaque para tocar em assuntos que precisam de atenção.

Quais são suas faixas favoritas de Un Mechón de Pelo? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para ficar por dentro da música latina!

Leia também: La Triple T: 5 músicas da Tini que lembram livros

Revisado por Carolina Carvalho

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!