Rio 2016: experiências e muita alegria

E aí, galera, beleza??

Alguém aí também está com sintomas de DPO (Depressão Pós-Olimpíadas)? Porque nós estamos!!! #tristes

A Olimpíada Rio 2016 foi um sucesso, principalmente porque superou nossas expectativas, uma vez que o povo não estava muito animado, devido ao enorme gasto que o governo teve para preparar o país para tal evento.

E foi sensacional! Essa olimpíada foi a prova de que podemos sim fazer uma festa linda, sem muito glamour e com MUITO jeitinho brasileiro. Começando pela cerimônia de abertura, que deixou todo mundo de boca aberta, com tamanha beleza e perfeição. Para muitos gringos, foi uma abertura simples, porém repleta de emoção. Impossível não se encantar com este país maravilhoso!

Durante todos os dias de provas, vimos atletas de países diferentes se abraçando, comemorando e se ajudando. Também sofremos com alguns atletas que se machucaram, sentimos o coração bater desesperadamente durante as provas, e descobrimos que não temos emocional para pênaltis – e como teve pênalti! – Não é mesmo?! Torcemos até para outros países! O brasileiro é realmente maravilhoso, hahaha.

Enfim, foi uma festa inesquecível, na qual os atletas foram além de seus limites, juntamente com a torcida brasileira, que estava SEMPRE presente em cada competição. Mesmo aqueles que não puderam assistir aos jogos pessoalmente, torceram com seus familiares em casa e já estão sentindo saudades de acordar e ligar a TV para torcer.

Bom, todo mundo sabe que MUITOS brasileiros trabalharam nos jogos, alguns como voluntários, outros fizeram treinamentos da OBS – uma organização criada no ano de 2001, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), com o objetivo de produzir e transmitir imagens dos Jogos Olímpicos. Todos tiveram experiências únicas e inesquecíveis. E nós entramos em contato com uma dessas pessoas, nossa amiga Victória Hansen, que trabalhou como assistente de câmera por 13 dias e contou um pouco pra gente como foi essa experiência mais que especial.

 

Quer saber mais? Continue lendo abaixo nosso bate-papo com a Victória:


Blog – Pra começar, explica, resumidamente, pra galera de casa, como foi todo o processo, desde o treinamento até o dia que você foi chamada pela OBS para trabalhar nas olimpíadas:

Victória: Em novembro do ano passado enviei meu currículo e uma carta de aplicação no site da OBS e no dia seguinte recebi a resposta de que tinha sido selecionada para participar do treinamento. Escolhi trabalhar como “assistente de câmera”, e foram 3 dias de treinamento no RJ. O primeiro dia foi uma reunião geral para os participantes de todos os tipos de trabalho. O segundo e o terceiro dia foram focados na área em que escolhi. Dois dias após o fim do treinamento recebi a resposta de que teria sido uma das escolhidas a trabalhar nas Olimpíadas 2016.

 

Blog – Qual foi sua reação na hora que recebeu a notícia? Você sentiu um pouco de medo? Como foi?

Vic: Como tudo aconteceu muito rápido, no início demorou um pouco pra cair a ficha (na verdade só aconteceu mesmo quando eu já estava lá dentro, no meu primeiro dia de trabalho). Mas sobretudo senti uma felicidade e gratidão imensas. Claro que sempre acompanhadas por um pouco de medo, ainda mais se tratando de algo tão grande e incrível como as Olimpíadas.

 

Blog – E como foi a experiência lá dentro? Foi exatamente como você esperava ou ultrapassou suas expectativas?

Vic: Definitivamente ultrapassou todas as minhas expectativas! Desde o primeiro dia tive certeza de que tudo seria além do que eu tinha imaginado.

 

Blog – Você já tinha trabalhado com algo do tipo antes ou foi a primeira vez?

Vic: Nunca! Foi a primeira vez que tive contato com a área de mídia.

 

Blog – E lá dentro, você conheceu muita gente nova? Fez amizade com pessoas de outros países? Queremos saber!

Vic: Conheci pessoas maravilhosas, tanto de diferentes países, quanto dos mais variados lugares no país! Os câmeras do OAS eram da Austrália, então pude conversar e fazer várias perguntas sobre o lugar que tanto sonho em conhecer. Independente da nacionalidade, todos os envolvidos eram muito simpáticos e abertos a novas amizades.

 

Blog – Um ponto importante de experiências como essa, é a oportunidade de treinar o inglês e/ou outras línguas diferentes do português e o contato com profissionais capacitados. Você acha que esse trabalho vai te ajudar a ser uma profissional mais completa no futuro?

Vic: Muito! Por mais que a gente estude outras línguas por algum tempo, na maioria das vezes não conseguimos ter um contato frequente com elas. Poder conversar com pessoas que tem o inglês como língua materna foi uma oportunidade incrível para acostumar um pouco com outros sotaques e colocar em prática tudo o que venho aprendendo ao longo dos anos.

 

Blog – Na sua opinião, as olimpíadas são importantes para o país? Por que? O que você vai levar de lição dela, levando em conta que muitos brasileiros e estrangeiros estavam tão receosos, devido às notícias de violência e doenças que estavam acontecendo por aqui?

Vic: Sim! Qualquer evento grande como as Olimpíadas é uma das melhores formas de estabelecer contato com outras culturas, línguas e diferentes formas de expressão. Apesar de todos os comentários negativos e problemas que existem no país, os estrangeiros puderam conhecer um pouco do melhor que existe no Brasil e sentir o que é a famosa “energia brasileira”.

 

Blog – E pra fechar: descreva toda sua experiência em uma frase e deixe um recado pra todos que estiveram com você lá e a todos os amigos que você fez:

Vic: “Experiences that lives forever” foi a minha frase preferida durante todo esse processo. Só tenho a agradecer por ter vivido a melhor experiência da minha vida! Com certeza não teria sido a mesma coisa sem todo o companheirismo e amizade daqueles que estiveram comigo durante os mais incríveis e intensos 13 dias!


 

Gostaram de saber como foi trabalhar na olimpíada? Espero que sim! E pra vocês? Quais foram os momentos mais emocionantes dos jogos Rio 2016? Vocês acham que a olimpíada foi importante para o país? Queremos saber a opinião dos leitores 🙂

– Lembrando que a Olimpíada não é feita só de vitórias e medalhas. Também é importante aprender com os erros e correr atrás de um resultado melhor no futuro. –

 

Confira algumas fotos que a Victória mandou pra gente:

 

 

Beijinhos e até a próxima!

Anna 🙂

 

Acompanhe nosso Blog através das nossas redes sociais:

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!