Com público recorde, o Rio2C recebeu mais de 41 mil pessoas ao longo de seis dias
O Rio2C 2023 recebeu, de 11 a 16 de abril, mais de 1.100 palestrantes, em 18 palcos, e um público de 41.442 pessoas. Todos com uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem a artes, tecnologia e indústria, segue como nosso principal patrimônio e nossa aposta de futuro.
Esse foi o resumo da quinta edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que lotou a Cidade das Artes (complexo cultural localizado no Rio de Janeiro) com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador desta edição.
“Estamos muito felizes pelo que aconteceu aqui. O que foi falado nestes dias reforça nosso olhar da humanidade como centro de tudo. Fala-se muito em tecnologia para inovar, mas a verdade é que é possível inovar sem tecnologia, mas nunca sem criatividade”, disse Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C. “Estamos em um momento de inflexão e temos de nos voltar cada vez mais para o nosso diferencial enquanto espécie: nada mais humano do que a arte, a cultura, a criatividade.”
Outra característica marcante desta edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas, bem como nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos (entre players, investidores e mentores) do Brasil e de países como Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA e Uruguai.
Além de grandes temas, a edição deste ano trouxe para os palcos grandes nomes da música (como Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo), do audiovisual (como Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar), do universo digital (como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla), dos esportes (como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist), do jornalismo (como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta) e da moda, design, arquitetura e artes (como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum).
Entre as novidades deste ano, o Rio2C teve um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts) e três summits inéditos: o de cultura digital (com a Play9), o de esportes (com o NWB/SBF) e o de mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes), além do já tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.
Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento do Rio2C deu espaço à Festivalia, que misturou shows de novos artistas, no PitchingShow, e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas, oferecendo um contato direto e instrutivo para os jovens que almejam fazer parte deste mercado.
O Rio2C deixou saudades. Mas, a edição 2024 já está garantida. Será de 8 a 14 de abril, na Cidade das Artes – Rio de Janeiro.
Você gostou da novidade? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Rio2C