Rosalina filme da Star+
Rosalina filme da Star+

Rosalina: sim, Shakespeare está entre nós novamente

A plataforma de streaming Star+ acaba de lançar uma nova versão do romance Romeu e Julieta, desta vez na visão de Rosalina

Publicada pela primeira vez em 1597, a peça Romeu e Julieta, do escritor William Shakespeare, é o maior clássico da língua inglesa. É por isso mesmo que, ao longo destes cinco séculos, sua história já foi contada e recontada em diversos meios e formatos. Contudo, seja em uma versão punk com o jovem Leonardo DiCaprio, seja em uma narrativa romântica com Gwyneth Paltrow, a história ainda é capaz de se atualizar.

Desta vez, no entanto, os protagonistas não são o casal de adolescentes apaixonados ou um escritor em crise criativa. A estrela de Rosalina, novo filme do Star+, é uma personagem que muitos sequer lembram da existência. No conto original, Rosalina era prima mais velha de Julieta e, além disso, o primeiro amor de Romeu. Lembrada apenas como a mulher abandonada e invejosa, agora é ela quem nos mostra a história sob uma nova perspectiva. Dirigido por Karen Maine, Rosalina é uma adaptação do livro When You Were Mine da escritora norte-americana Rebecca Serle.

Enfim, vamos à premissa do longa. O filme segue as desventuras de Rosalina, jovem da família Capuleto que vive um amor proibido com Romeu Montecchio. Capuletos e Montecchios, no entanto, são inimigos mortais. Mas os dois estão apaixonados e nada poderá separar o casal. Até que, um dia, a prima mais nova de Rosalina, Julieta, volta para casa após um período na escola. O desfecho você provavelmente já sabe, Romeu cai de amores pela Capuleto mais jovem e deixa Rosalina a ver navios. Com a esperança de recuperar o namorado, Rosalina começa a realizar algumas maquinações para separar o novo casal. Porém, ao conhecer melhor Julieta, ela começa a se afeiçoar à prima e se arrepender das “armações”. Na verdade, ela até terá um papel importantíssimo ao ajudar os pombinhos a encontrarem seus felizes para sempre. 

O ponto alto do filme, sem dúvidas, é o seu caráter paródico, que constantemente brinca com a história original. Apesar de se passar na Itália durante o século 16, os roteiristas optaram por trazer uma linguagem atual, carregada de gírias comumente atribuídas à geração Z. Além disso, o longa não poupa em questionar temas como casamento arranjado, o “amor à primeira vista” de dois adolescentes ou a inferiorização da mulher.

Rosalina é o total oposto de sua prima: tem um pouco mais de experiência, sonha em viajar pelo mundo e não tem medo de falar o que pensa. Quem dá vida à protagonista é a atriz Kaitlyn Dever, que oferece à personagem uma carga expressiva de comédia, e não deixa a peteca cair em nenhum momento do filme. Outro que se destaca é seu parceiro de tela. O ator Sean Teale interpreta Dario, jovem a quem Rosalina está prometida em casamento. Juntos, eles formam uma dupla improvável, mas que rende as melhores cenas da produção. 

Rosalina é um filme leve, divertido e com uma porção de clichês. Ainda assim, tem seu mérito ao atualizar uma história tão conhecida pelo público. Rosalina é, sem dúvidas, muito cativante, suas trapalhadas nos fazem querer mais e mais da personagem. 

Assista ao trailer:

Já assistiu a esta nova versão de Romeu e Julieta? Nos conte em nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter

*Crédito da foto de destaque: divulgação

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!