A primeira temporada de Sanditon está disponível no Globoplay
Jane Austen é uma escritora inglesa que esteve em atividade entre o final do século 18 e o começo do século 19. Apesar de nunca ter se casado, o matrimônio, suas causas e consequências, é o tema central em suas obras. Desse modo, com livros permeados de intrigas, romances arrebatadores e críticas sutis ao sistema vigente, suas histórias quebraram as barreiras do tempo e permanecem atemporais.
Tanto que, fora da literatura, elas fazem sucesso na TV e no cinema. É o caso dos filmes Razão e Sensibilidade (1995), Orgulho e Preconceito (2005), e Emma (2020). Infelizmente, Jane Austen faleceu jovem, com apenas 41 anos. Em vida, ela publicou quatro livros e outros dois foram lançados após a sua morte. Além disso, ela deixou uma obra inacabada, que serviu de inspiração para Andrew Davies escrever o roteiro de Sanditon.
Sanditon é uma série de época que tem como plano de fundo a Inglaterra no início do século 19. Ela estreou em 2019 e é ideal para quem gosta de romance, personagens cativantes e um enredo que te prende do início ao fim.
Conheça a premissa de Sanditon
Na série, nós acompanhamos Charlotte Heywood (Rose Williams), uma jovem do interior. Após ajudar um casal de desconhecidos, Tom Parker (Kris Marshall) e Mary Parker (Kate Ashfield), ela recebe um convite para passar uma estadia em Sanditon, um resort moderno.
Como a garota sempre sonhou em conhecer o mundo fora da pequena bolha em que vivia, ela fica feliz em aceitar. Ao chegar no resort, ela conhece diversas pessoas interessantes, bem como, um mundo completamente diferente. Com disputas por dinheiro, amores proibidos, traições e mentiras.
Os personagens
A protagonista, Charlotte, logo no primeiro episódio se mostra extremamente curiosa e com um gênio bem forte. No entanto, ela é muito simpática e gentil, o que conquista a todos em Sanditon.
Logo ao chegar no resort, Charlotte é apresentada a Sidney Parker (Theo James), irmão de seu anfitrião, que não é muito sociável. Ela sente-se atraída pelo rapaz, mas ele não demonstra muito apreço pela jovem.
Há também Georgiana Lambe (Crystal Clarke), jovem filha de uma escrava com um lorde que herdou uma considerável fortuna. Georgiana tem a língua afiada e não aceita ofensas, o que é muito presente no local devido ao preconceito racial. O racismo que ela enfrenta não é escancarado, justamente por conta de seu dinheiro. Mas ele é velado, encoberto atrás de olhares tortos e comentários “inocentes”.
Para funcionar, o resort precisou de uma patrocinadora. No caso, quem ofereceu o dinheiro foi Lady Denham (Anne Reid), viúva que acredita que o casamento nada mais é do que um contrato.
Por isso, ela está ansiosa para casar seus sobrinhos pobres, os irmãos Edward (Jack Fox) e Esther (Charlotte Spencer). No entanto, nenhum dos dois está animado para isso. Além disso, ela ainda mantém uma parente distante como dama de companhia, a jovem Clara (Lily Sarcofsky) que aparentemente guarda muitos segredos.
Paixão, ambição e valores morais
Sanditon, embora tenha apenas alguns pontos da obra de Jane Austen, já que ela não terminou de escrever, sintetiza muito bem as características da obra da autora. Ou seja, como nos seus demais romances, a história gira em torno de conflitos gerados pela ambição.
No mais, a maioria dos personagens justifica todas as suas atitudes na vontade de enriquecer. O dinheiro é capaz de gerar intrigas, casamentos sem amor, traições, violência e até assassinato. Enfim, a série constrói uma história cheia de meandros e críticas a uma sociedade que permanece atual.
Ficaram animados para assistir? Nos contem nas redes sociais do Entretetizei: Insta, Face e Twitter!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação