No mês de Dezembro, a Tag Os porquês da vida é:
Por que é importante ser caridoso?
Oiii pessoal! Como estão? Nesse clima de Natal, resolvi fazer o último post do ano dentro da tag “Os porquês da vida”, e gostaria de falar um pouco sobre caridade, uma vez que muita gente não dá valor ao verdadeiro significado do Natal. Juro que vou tentar não me estender muito, mas não prometo nada! Kkkkk
Bom, acho que todos concordam que atualmente o Natal se tornou um comércio, onde as diversas marcas competem entre si para ver quem vende mais, com promoções, novidades e produtos inovadores. Mas o grande problema é que as pessoas estão esquecendo qual o VERDADEIRO sentido do Natal, que é seguir os exemplos do Menino Jesus e sua família e ser uma boa pessoa. Como assim uma boa pessoa? Quando digo isso estou me referindo a fazer o bem, ser bom consigo mesmo e para com os outros. Se um dia você já doou alguma roupa, ajudou um senhor a atravessar a rua, cedeu seu lugar no ônibus para uma pessoa de idade, você já está sendo bom! Ser bom não tem só a ver com coisas grandiosas.
Por exemplo, tirar notas boas, estudar muito e passar de ano é ser bom, certo? Mas o que quero dizer aqui é que não podemos nos deixar levar por esse Natal mercadoria, onde as propagandas nos fazem querer consumir mais e mais. Muitas vezes nem precisamos de mais nada, mas acionamos nosso instinto de consumidor e saímos comprando várias coisas, esquecendo que muita gente por aí não tem nada, NADA mesmo.
Por acaso, quando pequeno, você já se imaginou sem nenhum brinquedo? Difícil imaginar não é mesmo? Mas é o que acontece com muitas crianças por aí. Vemos tantas propagandas de brinquedos em promoção e às vezes nos esquecemos que muitas crianças não têm nem uma casa direito para morar. Chega a ser tão triste que preferimos nem imaginar…..Mas bom seria se todos parassem um momento e pensassem que nem todos têm o privilégio de ter uma boa casa, comida e educação.
E é por isso que eu digo: separe um dia na sua vida para descobrir quantas coisas você tem, que não usa mais e que poderia tornar a vida de alguém muito mais feliz. Pode ser que você nunca tenha parado para fazer isso, mas relaxa, ainda dá tempo! Não é só no Natal que as famílias carentes precisam de ajuda. Estou falando sobre isso hoje para, quem sabe, fazer vocês verem que o Natal não é uma data tão feliz assim para algumas pessoas, mas ao longo do tempo pode melhorar. Quer uma dica? Olha só:
Sempre gostei de separar algumas coisas para doação. Se você não tem o costume de fazer isso, então bora separar um tempinho para pensar no próximo! Fique em casa um dia, olhe nas suas gavetas tudo aquilo que não é mais útil para você, veja se algum brinquedo seu de infância, ou do seu irmão/irmã (quem tem um/uma) está fora de uso, junte com as coisas dos seus pais e pronto! Tenho certeza que no final você encherá muitas sacolas.
Numa próxima vez, faça mais: junte seu grupo de amigos e peça para cada um correr atrás de doações pelas famílias, ruas e bairros. Imagina só se um bairro inteiro se juntasse para fazer doações? Acho que faríamos o triplo, quádruplo de pessoas felizes em comparação a quando você juntou apenas na sua família. Essa semana fiz isso no meu grupo de Jovens da Igreja: cada um ficou responsável por correr atrás de doações (roupas, sapatos, brinquedos…), e ontem (quarta-feira) levamos tudo numa instituição aqui na nossa cidade que faz cuida de pessoas com câncer.
Viu como não é difícil? Ahh, sabe outra dica legal? Doe alimentos! Nessa época de Natal costuma ter algumas campanhas para moradores de rua, pessoas pobres, onde um grupo de voluntários se junta para fazer uma comida especial para essas pessoas. Semana passada mesmo eu encontrei um menino na rua que fazia parte de um grupo voluntário de Jovens, e que estava juntando dinheiro das pessoas para que ele e seus amigos pudessem fazer uma sopa para moradores de rua, muito lindo isso né? Tantas vezes reclamamos que não gostamos do almoço que tem na nossa casa… E nos esquecemos dessas pessoas que precisam tanto se alimentar.
Outro trabalho maravilhoso, e que tenho muita vontade de participar um dia, são o dessas pessoas que se juntam para irem em hospitais, asilos e até em casas de pessoas mais simples para tentar tirar pelo menos um sorriso do rosto delas.
Tudo isso é muito lindo! E além de não deixarmos de lembrar dessas pessoas que precisam muito de ajuda, é importante também lembrarmos da família. Veja o exemplo lindo do presépio, que na sua simplicidade traz para nós o exemplo da importância de estarmos reunidos, independente de ser um lugar estrondoso, rico e bonito ou um lugar simples. Basta estarmos juntos, em família.
E é isso! Nesse Natal abrace, beije, dê carinho e MUITA atenção à toda sua família, não se esqueça daqueles que estão longe e também dos seus amigos, aqueles que estão sempre contigo. Aproveita e agradeça a eles por fazerem parte da sua vida, pois é muito triste viver só, e veja como você é sortudo! Tem pessoas maravilhosas ao seu lado 😉 Também procure pensar mais no seu próximo, separe um dia para doar tudo aquilo que você não usa mais e que tornará a vida de uma outra pessoa muito mais feliz. E por último, não esqueça que o Natal não se baseia somente em Papai Noel, presentes, mas também (e principalmente), no nascimento do nosso Salvador, Jesus, um exemplo de bondade e caridade.
AGRADEÇA SEMPRE!!!! Um feliz Natal a todos, que nesse dia as famílias possam estar reunidas, felizes e sempre agradecidas por estarem reunidas e com saúde.
O Blog Sobre Tudo com Elas deseja muita saúde, paz e muita alegria a todos vocês! Obrigado a todos que nos ajudam e nos apoiam, vocês são demais!!!!!!! E caso queiram dicas de onde e como levarem doações, procure a gente!
Um beijinho (e um Natal muito abençoado),
Anna 🙂
E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com