Tag: Os porquês da vida

Esse ano continuarei com a tag! Essa é a do mês de janeiro (um dia atrasado, mas tá valendo!)

 

Por que é importante preservar a nossa cultura?

 

 

Oi, gente!!!! O ano mudou e resolvi continuar com a tag, pois assim posso escrever mais sobre as coisas que gosto. Dessa vez resolvi falar sobre algo que AMO, mas que não tinha escrito sobre, antes: cultura. Confesso que não sou sábia no assunto, mas venho percebendo que, ao mesmo tempo que muita gente está se apaixonando cada vez mais por nossa cultura, muitas não fazem questão de saber como ela é maravilhosa. Então, vou comentar um pouco o que eu acho, darei algumas dicas e assim o assunto vai fluindo!

Bom, para saber dar valor à nossa cultura precisamos entender como nosso país é diversificado. Você já parou para pensar no quão o Brasil é rico em cultura? Acho que, mesmo a resposta sendo sim, não temos essa ideia, porque, por mais que saibamos que somos constituídos de raças, gostos e costumes diferentes, ainda não conhecemos tudo o que está dentro desses 26 estados mais o Distrito Federal, não é mesmo?

Mas, para não nos sentirmos mal, podemos usar esse fato como algo especial, afinal, se a gente já conhecesse todos os estados e suas culturas, não teria graça! O legal é ser curioso e ter a vontade de conhecer um pouquinho de cada um e, assim, aos pouquinhos vamos descobrindo coisas que nunca imaginávamos ver dentro do nosso país.

Já imaginou que dentro de um mesmo estado existe uma variedade enorme de sotaques? Pois é! Parece que não, mas se a gente comparar uma pessoa que vive, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro ou bem próximo a ela com outra que vive mais afastada, como em cidades que ficam entre Rio e Minas, vamos notar muita diferença. E não só no sotaque, mas também na forma de se vestir, no seu trabalho, rotina… E assim vamos percebendo cada vez mais como a cultura vale a pena ser estudada, entendida.

 

Eu particularmente confesso que, quando eu era mais nova, eu não dava muito valor à nossa cultura. Dizia que só gostava de músicas de fora — ah, a música! Como temos cantores talentosos nesse país… E, olha, as letras das músicas são tão lindas também! Às vezes chego a duvidar de que existe cultura/música mais bonita que a do Brasil — e que as nossas eram sem graça. Mas aí entra a importância de você se tocar que, quando você vai crescendo e amadurecendo, nem tudo é como imaginávamos. Quando somos mais novos, somos mais ingênuos, julgamos sem pensar, sem saber e sem entender. Com o passar dos anos, vamos conhecendo lugares diferentes, pessoas diferentes, e assim vamos entendendo que, para gostar da cultura de outro país (mas gostar entendendo, não gostar por gostar), precisamos passar pelo entendimento da NOSSA. Porque assim vamos entender também qual a nossa IDENTIDADE. E assim, já tendo uma noção do que somos e do que nosso país é constituído, podemos COMEÇAR a entender a cultura de fora. Mas confesso que não é algo fácil. Falo isso, mas é um processo que demora… Vivendo e aprendendo! Olha, não é para deixar de gostar da cultura de fora não, tá? Eu mesma AMO! Mas ao mesmo tempo tento parar para refletir no meu país, no que foi baseada a minha educação e onde acontece o meu processo de amadurecimento.

Ok… Agora vou explicar por que resolvi falar sobre isso. A ficha começou a cair de um tempo para cá, porque, Graças a Deus, fui criada dentro da arte, e isso ajuda o indivíduo a perceber qual a cultura em que estamos inseridos. Não estou dizendo que alguns não têm contato com a arte, na verdade todos têm, mas alguns estão em um contato mais “profundo”, através da dança, teatro, música, pintura… E outros “pegam” o geral, mais simples. Mas quem pratica a arte começa a entender e a perceber que muitas vezes não precisamos ir muito além do que temos para enxergar a beleza das culturas. Às vezes pensamos que só os filmes, musicais, atores, atrizes, cantores, cantoras, enfim, vários aspectos da arte de outro país faz sucesso, é importante e tem valor. Mas não! Eu percebi que o Brasil é recheado (e quando digo recheado, quero dizer que está LOTADO) de talentos. O problema é que muitos estão escondidos, e as pessoas mais ignorantes não querem enxergá-los.

Quer um exemplo pessoal? Eu sempre fui apaixonada por musicais da Broadway (meus amigos sabem como é, rs); se você vier na minha casa, verá que 90% dos meus filmes em DVD são musicais, mas a maioria não é brasileira. Por assistir muitos musicais de fora, de certa forma eu dava mais valor aos talentos de fora — atrizes, atores e até a produção por trás de tudo — e acabava por não perceber que aqui dentro também tinha muita coisa boa. Aí fui crescendo e comecei a conhecer mais os NOSSOS talentos. Passei a assistir a musicais aqui no Rio, prestar atenção nos atores e suas vozes, danças, falas… Comecei a pesquisar mais na internet sobre outros musicais e filmes, passei a ouvir mais músicas brasileiras — MPB é tudo de bom — e aos poucos fui me aculturando, complementando a ideia que eu tinha da cultura brasileira. Mas, olha, não é algo fácil! Muita gente vai ler esse post e achar uma bobeira, mas acho que, se você não dá a mínima para tudo isso que falei, peço que não desista de entender esse país tão bonito e encantador. Se você tem dificuldades de entender, comece pelo simples: quando você estiver dentro do carro, ônibus (qualquer que seja o meio de transporte), indo para algum lugar, repare nas paredes, calçadas, muros, janelas… Isso também é cultura, sabia? O cara que planejou o desenho da calçada do seu prédio COM CERTEZA teve inspiração de algum lugar, usou o que ele tirou de melhor disso e fez essa “obra de arte” do seu jeito, bem brasileiro (ou não! Mas, mesmo que ele tenha tirado a ideia de alguma coisa fora daqui, foi feito por ele, aperfeiçoado e finalizado por ELE, então é do Brasil!). Viu só? O mesmo acontece com aquela pessoa que pichou um muro, fez uma linda pintura numa parede… É assim que a arte do Brasil vai se espalhando e ganhando cada vez mais identidades novas, porque o mundo passa por mudanças a cada instante, e assim a arte vai acompanhando esse processo.

Bom, resolvi falar sobre cultura puxando mais pro lado das artes porque é o que mais entendo. Hoje em dia sou muito grata aos meus pais também por sempre terem me apoiado a continuar dançando e conhecendo outras formas de arte, porque assim vamos conhecendo melhor as coisas lindas desse país. Espero de coração que vocês também possam passar por esse processo que estou passando, que é o de entender mais o que está aqui DENTRO, para eu poder também dar mais valor às minhas escolhas e ideias, pois muitas vezes não temos noção do quão diferentes e especiais somos por viver onde vivemos.

Então, procure entender mais de onde você vem, por que você está morando aí nesse lugar e lendo este post nesse computador e não em outro país, em outro local; por que você gosta de romances e não de terror; por que você chora ouvindo Ed Sheeran e não quando ouve Rita Lee, ou por que Nando Reis te arrepia e a Anitta não causa o mesmo efeito… Ou por que você escolheu ler este post até o final e não desistiu na metade (espero que seja porque se interessou pelo assunto!). Enfim… Tá vendo como nossa vida é recheada de porquês? O mais legal é poder escolher um e tentar responder (tente fazer isso quando terminar de ler e veja que a vida é feita mais de perguntas do que respostas!).

Espero que tenham gostado! E tentem ouvir mais músicas brasileiras, assistir a mais filmes brasileiros… Pelo menos TENTEM ver como somos rodeados por coisas fantásticas que antes nem percebíamos! É bizarro, né? Mas é como eu disse antes: Vivendo e aprendendo!

 

Au revoir! Volto depois para falar mais de arte porque AMO, ok?

 

Beijocas,

Anna =)

 

Acompanhe nosso Blog através das nossas redes sociais:

Facebook do Blog

Insta do Blog

E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com

 

Revisão de texto:

Caminho das Letras Revisões

Facebook

Contato: revisoescaminhodasletras@outlook.com

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!