Saiba mais sobre videoclipes musicais que foram filmados no nosso país e marcaram épocas
Muitos artistas afirmam que os fãs brasileiros são os melhores do mundo. Mas, você sabia que, algumas vezes, esse amor pelo nosso país foi muito além? No TBT desta semana, separamos 5 videoclipes icônicos que foram gravados no Brasil. Convido você agora para relembrar e conhecer um pouco mais sobre cada um!
- Ser o Parecer – RBD (2006)
Lançado em 2006 e remasterizado no ano passado, o videoclipe Ser o Parecer do fenômeno mundial RBD foi gravado na cidade de São Paulo!
Eles aproveitaram uma brecha na agenda de shows pelo país e fizeram o videoclipe em um intenso dia de gravações.
Sem qualquer aviso prévio, as filmagens aconteceram na região central da capital e duraram cerca de 13 horas. Endereços bastante conhecidos podem ser vistos no videoclipe, como os viadutos do Chá, Santa Ifigênia e Diário Popular.
Acredite se quiser, mas as imagens da banda no cenário com paredes brancas e várias janelas foram feitas em um galpão do Brás!
Essas imagens foram utilizadas como estúdio tanto para o videoclipe como para o ensaio fotográfico do álbum Celestial (Versão Brasil).
Durante as gravações, o grupo atendeu diversos fãs que esperavam ansiosos por uma foto, um autógrafo ou um abraço. Inesquecível!
- They Don’t Care About Us – Michael Jackson (2009)
Michael, Michael eles não ligam para a gente! Em uma época em que poucos artistas internacionais vinham ao Brasil, Michael Jackson resolveu surpreender.
Nosso eterno Rei do Pop escolheu as cidades Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) para gravar o videoclipe de They Don’t Care About Us.
Essa música foi lançada nos anos 90 e critica o poder abusivo, corrupto e opressivo dos governos e das abordagens policiais.
Além disso, Jackson questiona o racismo e o apagamento que a comunidade negra sofre há anos.
O videoclipe é extremamente memorável e o fato de que o próprio Michael Jackson escolheu o Brasil como locação, sendo esta a sua terceira vez no país, torna tudo ainda mais incrível.
No dia das gravações, o Rei do Pop simplesmente parou o Brasil e atraiu uma enorme multidão de fãs e de jornalistas.
O videoclipe busca mostrar a história de pessoas oprimidas, questionar essa situação e cobrar aos governantes posicionamentos que não ignorem esse cenário.
Com um refrão inesquecível, sem dúvidas, They Don’t Care About Us é um grande protesto em forma de canção e videoclipe.
- Blue – Beyoncé feat Blue Ivy (2014)
Beyoncé gravou o videoclipe Blue no Rio de Janeiro e em Trancoso, um balneário baiano paradisíaco. Nele, a cantora homenageia sua filha Blue Ivy, ao mesmo tempo em que exalta a beleza do Brasil.
No videoclipe, há uma mescla de imagens da cantora com sua filha e do cotidiano das pessoas da comunidade.
A diva do pop ainda aparece usando adereços do samba e dançando o passinho. Ela relata na letra da canção como sua filha a faz se sentir viva e a música encerra com falas de Blue Ivy e risadas de Beyoncé. Uma fofura!
- Vai Malandra – Anitta, MC Zaac e Maejor (2017)
O hit Vai Malandra possui um ritmo que contagia. Nele, Anitta contou com a participação do MC Zaac e do rapper estadunidense Maejor, além da participação dos produtores brasileiros Tropkillaz e DJ Yuri Martins.
As cenas do videoclipe se passam no Rio de Janeiro, cidade em que a cantora nasceu.
Na época, a artista e o videoclipe foram bastante criticados por algumas pessoas. Em resposta às críticas, a cantora disse em entrevista ao O Globo que:
“O funk é um ritmo que veio da periferia. É um gênero tão rico, tão brasileiro e cheio de cultura, mas não tem o reconhecimento que merece. A ‘malandra’ do clipe não é objetificada, ela é a dona da história, e ela não é representada somente por mim, mas por todas as mulheres que participaram do clipe, na cena da laje ou na do baile. O clipe mostra diversos tipos de beleza, com diversas cores, pesos e gêneros. E toda essa beleza também é real, assim como a minha celulite.”
Vai Malandra foi um momento icônico na história do funk brasileiro. Com ele, Anitta parou o Brasil, rompeu barreiras e valorizou a sua própria cultura.
- Baila Comigo – Selena Gomez feat Rauw Alejandro (2021)
Em março deste ano, Selena Gomez lançou seu primeiro projeto de estúdio todo em espanhol: o Revelación. Baila Conmigo, parceria com Rauw Alejandro, foi o segundo single do EP e seu videoclipe foi gravado no Brasil.
Com esse trabalho, Gomez buscou honrar e homenagear suas raízes latinas. Por causa disso, a cantora colaborou apenas com artistas da América Latina
Estrelado pelos dançarinos brasileiros Kibba e Ariane Aparecida, e dirigido pelo brasileiro Fernando Nogari, o videoclipe traz uma mensagem sobre o poder que a música tem de conectar pessoas que estejam em diferentes lugares do mundo.
A equipe de Selena Gomez, junto com Fernando Nogari, escolheram fazer as gravações em uma praia paradisíaca do Nordeste brasileiro, localizada na cidade de Icapuí, litoral Leste do Ceará.
No entanto, por causa da pandemia, Gomez e Alejandro não compareceram presencialmente nas gravações.
Isso não foi um problema, já que o conceito do videoclipe foi atendido, mesmo respeitando as medidas de prevenção.
As principais cenas expõem a beleza do litoral nordestino, mostrando falésias alaranjadas, dunas e o mar.
Além disso, tem uma exaltação da própria comunidade local, pois os objetos cenográficos mostrados na produção são legítimos!
A arte na parede azul, feita em vários países da América Latina e que é mostrada no videoclipe, virou ponto turístico e está até hoje no local. Já quero ir!
Bom, o TBT desta semana fica por aqui. Qual o seu videoclipe preferido? Não deixe de nos falar o que achou nas nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: Entretetizei