Em meio a polêmicas e injustiças na premiação, as performances sempre acabam chamando mais a atenção do público do que qualquer outra coisa
O Grammy Awards é a maior premiação do mundo da música, e a chance de se apresentar no evento é considerada, por muitos artistas, uma conquista enorme, tanto quanto receber o maior prêmio da noite. E foi pensando nessas performances que o TBT desta semana é dedicado às melhores apresentações dos últimos 10 anos, servindo de esquenta para o 64ª Grammy Awards, que acontece no dia 3 de abril.
Lady Gaga – Born This Way (2011)
Desde que pisou pela primeira vez no palco de uma premiação, a Lady Gaga deu o nome, e não seria diferente no Grammy. Em 2011, a cantora fez uma performance icônica do single Born This Way, marcada por um figurino único e uma coreografia digna da artista. Neste ano, a música ficou por muito tempo nas paradas de sucesso por ser um hino de aceitação à comunidade LGBTQI+.
Adele – Rolling in the Deep (2012)
O comeback da cantora, após um tempo afastada por conta de uma cirurgia nas cordas vocais, aconteceu na 54ª edição do Grammy. Adele voltou aos palcos com uma performance para ninguém botar defeito, e ao som de Rolling in The Deep, emocionou toda a plateia ao demonstrar que estava muito bem recuperada. O single ainda é um dos mais marcantes daquela época, é extremamente atemporal.
Taylor Swift – We are Never Ever Getting Back Together (2013)
2013 foi o ano em que conhecemos de fato o lado pop de Taylor Swift. A ex-princesinha do country se apresentou na premiação com o single We Are Never Ever Getting Back Together, single do seu álbum de sucesso RED. A performance foi comentada por muito tempo após o evento, por ser cheia de elementos, dançarinos, acrobatas e toda uma produção de deixar qualquer um de queixo caído. Quem lembra desse ícone?!
Daft Punk, Pharrell, Nile Rodgers e Stevie Wonder (2014)
Random Accesses Memories foi o último álbum de enorme sucesso do duo mascarado. No Grammy de 2014, eles fizeram a maior performance de suas carreiras, ao lado de Pharrell, Nile Rodgers e Stevie Wonder, que juntos cantaram um medley de Get Lucky; Harder, Better, Faster, Stronger; Lose Yourself To Dance, Le Freak, Another Star e Around The World. Alguma dúvida de que a apresentação foi aclamada?!
Kendrick Lamar – The Blacker The Berry e Alright (2016)
Kendrick se uniu a diversos dançarinos para uma performance que marcou o Grammy de 2016. Ao som de The Blacker The Berry e Alright, a apresentação foi extremamente politizada, e tinha em seu cenário: celas, algemas, presidiários e muito fogo. Considerado um dos grandes representantes do movimento negro nos Estados Unidos, a performance do cantor foi aclamada por levar assuntos de extrema importância para grandes premiações.
Beyoncé – Sandcastles e Love Drought (2017)
Fazendo a sua primeira aparição grávida depois do anúncio dos gêmeos, a cantora fez uma ode à fertilidade, ao poder feminino e a sua força. Vestida como uma deusa em seu vestido dourado, justo e transparente, Beyoncé cantou as músicas Sandcastles e Love Drought de forma intimista.
A performance foi apresentada pela mãe da cantora, Tina Knowles, com um discurso nada modesto e cheio de orgulho: “Tenho muito orgulho das conquistas das minhas filhas e do desejo que elas têm de fazer diferente. Estou aqui para apresentar a Beyoncé. Esse álbum dela é maravilhoso, foram 9 indicações por seu álbum Lemonade. Por causa disso e muito mais, senhoras e senhores, com meu orgulho de mãe, apresento minha filha, Beyoncé”
Lil Nas X – Old Town Road e Rodeo (2020)
2019 foi o ano do Lil Nas X.Seu single Old Town Road rodou o mundo inteiro, e não poderia ficar de fora da lista de performances do Grammy 2020. Ao som desse sucesso, Lil fez uma enorme apresentação ao lado de Billy Ray Cyrus, Mason Ramsey, Diplo e o BTS, que subiu aos palcos da cerimônia pela primeira vez. O cantor finalizou a sua apresentação ao som de Rodeo, com uma troca de look impecável, impressionando o público com seu talento.
Ariana Grande – Imagine, 7 rings e thank u, next (2020)
Ariana Grande foi um dos grandes destaques do Grammy de 2020. Ao som de Imagine, 7 rings e thank u, next, a cantora deu o nome. A performance foi uma das melhores da noite, considerada por muitos um retorno digno de uma super estrela.
Harry Styles – Watermelon Sugar (2021)
Harry Styles apresentou o single chiclete Watermelon Sugar na 63ª edição do Grammy. Com um ritmo mais puxado para o Jazz, o cantor fez uma performance um tanto quanto intimista, minimalista mas simplesmente icônica. Além das suas dancinhas, que já viraram marca registrada, ele foi o grande vencedor da noite. Tem como não amar?!
BTS – Dynamite (2021)
Que eles são o momento, não tem como negar! O BTS fez uma apresentação solo no Grammy 2021. Ao som de Dynamite, os idols de K-Pop fizeram história como o primeiro ato coreano a se apresentar na premiação. A apresentação veio direto da Coreia do Sul, com uma réplica do palco da premiação e finalizando no topo de um dos prédios mais novos de Seul.
Conta pra gente qual dessas é a sua performance preferida! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: divulgação / Entretetizei