Em meio a polêmicas, protestos e injustiças, o Oscar continua sendo a maior premiação do cinema. Sua 94ª edição acontece neste domingo (27)
A maior premiação do cinema está chegando. Neste domingo (27) às 21h acontece, diretamente de Los Angeles, a 94ª edição do Oscar, o maior prêmio da academia. E para celebrar este grande evento, o Entretê preparou um TBT com os maiores vencedores da história da premiação. Dá só uma olhadinha:
Titanic – 1997 (11 estatuetas)
Não tem como falar dos filmes mais premiados do Oscar, sem citar Titanic, que foi uma das primeiras produções que varreu a premiação. O longa de 1997, dirigido por James Cameron, conta um romance ficcional dentro da história real do naufrágio de 1912. O filme foi indicado em 14 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original, Melhor Som, Melhor Maquiagem, Melhor Atriz (Kate Winslet) e Melhor Atriz Coadjuvante. Apenas as categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante não foram vencidas.
Ben Hur – 1959 (11 estatuetas)
Ben-Hur é um dos filmes mais lembrados quando se trata de levar todas em premiações. O longa, que conta a história de um mercador judeu que, por conta de seu nome, é obrigado a viver como um escravo, recebeu 12 indicações, vencendo 11. As estatuetas levadas para casa foram de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha-sonora, Melhor Ator (Charlton Heston) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith).
O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei – 2003 (11 estatuetas)
O Senhor dos Anéis ganhou o título da saga com mais estatuetas do Oscar. O filme, baseado nos livros de J.R.R Tolkien, é o último da trilogia. Como se já não bastasse o sucesso na premiação, o longa ainda conseguiu se classificar como a 13ª maior bilheteria da história do cinema. Tá achando pouco? No ano em que foi nomeado ao Oscar, o filme ganhou todas as 11 categorias que estavam concorrendo, sendo elas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
Amor, Sublime Amor – 1961 (dez estatuetas)
Um tanto quanto diferente do remake lançado neste ano, Amor, Sublime Amor, de 1961, foi aclamadíssimo pela crítica, por especialistas e pelo público. O filme, baseado no musical da Broadway que leva o mesmo nome, conta a história de um amor proibido entre jovens de gangues rivais, e conseguiu levar na maior premiação do cinema dez estatuetas das 11 categorias em que estava concorrendo. As categorias vencedoras foram: Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Música.
Gigi – 1958 (nove estatuetas)
O filme não tão popular, Gigi, que conta a história de um milionário que se apaixona por uma moça que está aprendendo a se portar na alta sociedade, levou nove estatuetas, vencendo em todas as categorias em que estava concorrendo, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Música Original e Melhor Mixagem de Som.
O Paciente Inglês – 1996 (nove estatuetas)
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, O Paciente Inglês narra a história de um combatente que tem seu avião abatido, revendo, assim, os cuidados de uma jovem enfermeira. O romance levou nove categorias da premiação, dentre elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Binoche) e Melhor Música.
O Último Imperador – 1987 (nove estatuetas)
Dirigido por Bernardo Bertolucci, o filme narra a história de Pu Yi, o último imperador da China, que assumiu a posição com apenas três anos de idade. Enclausurado na Cidade Proibida até os 24 anos, o garoto só conheceu o mundo quando foi expulso pelas forças revolucionárias. Ele venceu o Oscar nas nove categorias a que foi indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Música Original.
Minha Bela Dama – 1964 (oito estatuetas)
Audrey Hepburn foi a sensação dos anos 60, e todos os seus filmes fizeram grande sucesso, inclusive Minha Bela Dama. A trama é centrada em Henry, um professor de fonética que aposta transformar uma simples florista em uma dama, mas a tarefa acaba se tornando mais difícil do que ele poderia imaginar. O filme recebeu a premiação nas categorias: Melhor Ator (Rex Harrison), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Música. Ele também concorreu nas categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Ator Coadjuvante (Stanley Holloway) e Melhor Atriz Coadjuvante (Gladys Cooper).
Gandhi – 1982 (oito estatuetas)
O filme biográfico que narra a história do líder indiano Gandhi ao enfrentar o domínio britânico sobre o seu país, utilizando a resiliência ao invés da violência, foi um sucesso no ano de seu lançamento. A produção cinematográfica ganhou o Oscar nas categorias: Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Edição. Além disso, também concorreu a Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Música.
Quem Quer Ser Um Milionário – 2008 (oito estatuetas)
A trama é centrada em Jamal Malik, um jovem de 18 anos que participa de uma versão indiana do programa de TV Quem Quer Ser um Milionário?, e utiliza a experiência de sua vida de dificuldade para responder às perguntas. O filme foi gravado em Mumbai, contou com atores locais e teve verba reduzida. Mesmo assim, ele venceu oito categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original (Jai Ho) e Melhor Canção Original. Além disso, ele foi indicado em outras duas categorias: Melhor Canção Original (O Saya) e Melhor Edição de Som.
Qual desses filmes mega premiados do Oscar é o seu preferido? Conta pra gente! E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e no Face!
*Crédito da foto de destaque: divulgação / Página 3