Cena do filme Papicha/Reprodução

Telecine e Cabíria Festival: confira as atrações gratuitas sobre mulheres no audiovisual

No clima do Cabíria Festival, evento que promove a representatividade feminina no audiovisual, a Telecine disponibiliza um combo de conteúdos de cinema exclusivos de forma gratuita.

Cena do filme Papicha / Reprodução

Na quinta-feira (19), a partir das 21h, acontece, no Youtube, uma live do filme Papicha. O longa conta a história de uma jovem apaixonada por moda, que durante a Guerra Civil da Argélia, luta contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres. A classificação indicativa é 16 anos.

Já na sexta-feira (20), das 11h às 13h, a diretora do longa, vencedor da categoria Melhor Primeiro Filme no Cesar, principal prêmio do cinema frânces, Mounia Meddour, participa de uma masterclass para debater a obra. 

Além disso, para incentivar ainda mais o debate sobre igualdade de gênero e diversidade, durante todo o mês de novembro, a Telecine, em parceria com o festival, disponibiliza uma cinelist com 15 filmes relacionados ao tema. O catálogo, de curadoria do Cabíria, conta com títulos nacionais e estrangeiros que abordam o tema da inclusão e são recheados de histórias de mulheres. 

O Cabíria Festival

Cabíria Festival / Reprodução.

Dedicado à produções realizadas por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual promove maior representatividade e diversidade nas telas e através das câmeras. 

Em sua segunda edição, o festival acontece de forma totalmente online e gratuita entre os dias 18 e 29 de novembro. A programação, conta com a exibição de 35 filmes, 22 microfilmes, além dos Encontros com debates, oficinas, masterclasses e painéis.

Com base no tema Imaginários possíveis, rupturas em processo, a curadoria do festival expressa as vontades de provocar rupturas de ciclos de violência históricos e partilhar novos modos de subjetividade e existência.

Assim, como síntese simbólica do tema, a cineasta homenageada é Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, que conta com uma mostra especial de 11 filmes.

O festival é uma extensão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias feitas por e sobre mulheres. Nesta edição foram mais de 250 inscrições nas categorias de longa de ficção, argumento infantojuvenil de longa ficção, piloto de série de ficção e documental. As premiadas contarão com tutorias e consultorias de roteiro no Cabíria LAB.

Quer acompanhar mais notícias de entretenimento? Siga o Entretetizei no instagram e no twitter.

 

*Créditos da foto de destaque: Reprodução.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!