Tenet é o novo filme do aclamado diretor Christopher Nolan
Se 2020 fosse um ano comum, provavelmente as salas de cinema estariam cheias, de acordo com hype do filme que estivesse em cartaz. Mas, esse foi um ano atípico: a pandemia que o Covid-19 gerou foi responsável por fechar cinemas pelo mundo todo.
Por isso, após tantos adiamentos, um filme que se esperou tanto como Tenet, de Christopher Nolan, ter finalmente sua estreia acontecendo chega a ser um símbolo da volta da normalidade. Ou, quem sabe, uma nova perspectiva para o normal.
Conhecemos Christopher Nolan por seus filmes de ficção científica que rendem diversas teorias. Assim, ele está por trás de A Origem (2010) e Interestelar (2014). Suas obras, sempre geram uma expectativa estrondosa no público, e muito se deve ao seu feito ao comandar a trilogia Batman.
Ele também é entusiasta da tecnologia IMAX, e já declarou que a experiência do telespectador muda se não assistir o filme em tela grande. Uma das razões de seus apelos para o lançamento de Tenet não ser postergado para o ano que vem, como diversas produções previstas para 2020.
Espionagem, entropia e muitas explosões
O enredo do filme segue a história de um agente do governo. Quem dá vida ao personagem é o ator John David Washington, que é incubido de salvar o mundo de uma possível terceira guerra mundial. Acontece, que apresentam a ele uma tecnologia denominada Tenet, que é capaz de alterar o ciclo linear do tempo. Ou seja, a partir do princípio da entropia, quem estiver em posse dela será capaz de manipular o tempo. Desse modo, seguir pela linha temporal de forma inversa. Parece confuso? E é mesmo! No entanto, não precisa se desesperar: o roteiro consegue se explicar muito bem.
O filme também é completo de cenas de ação, deixando tudo mais dinâmico e rápido. Porém, por ser muito longo e, devido ao seu caráter caótico em determinadas cenas, podem acabar cansando o telespectador.
Mas Tenet é uma ficção científica que vale o esforço: nele, somos imersos em uma narrativa envolvente. Com teorias que nos instigam e personagens cativantes. A química entre os personagens de John David Washington e Robert Pattinson é incrível, sendo os dois parceiros em uma missão de salvar a humanidade do vilão Sator (Kenneth Branagh), um milionário louco que deseja tornar a vida de todos infeliz. Ademais, temos a atriz Elizabeth Debicki, que entrega uma atuação crível a medida do que o roteiro permite, ao interpretar a esposa do vilão.
Enfim, Tenet é o filme ideal para atrair o público na volta dos cinemas. Roteiro bem amarrado, atuações espetaculares, fotografia de encher os olhos, e é claro, muito do Christopher Nolan, que nos lembra porque somos apaixonados por cinema.
A produção estreia no Brasil dia 29 de outubro.
Já está contando os dias? Nós também! E acompanhe mais novidades do mundo do entretenimento lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.