The Eras Tour: Um livro para cada álbum da Taylor Swift

A turnê surpresa anunciada por Taylor Swift tem previsão para estrear dia 17 de março de 2023 e promete trazer hits de todos os CDs da cantora

 

Nascida na Pensilvânia, nos Estados Unidos, Taylor Swift, artista premiada de 32 anos, conquistou feitos incríveis desde que iniciou sua carreira, sendo a primeira a ocupar todo o top 10 na Billboard Hot 100, e está fazendo história com mais um lançamento de sucesso com o álbum Midnights.

Atualmente com 11 Grammys, suas músicas não saem da boca das pessoas e, recentemente, a loirinha anunciou que tem uma nova turnê a caminho. The Eras Tour percorrerá cada uma de suas eras e os fãs terão a chance de vê-la cantando alguns dos sucessos de todos seus discos.

Como é possível observar, cada era da cantora é marcada por uma vibe diferente, por mensagens específicas e gêneros musicais variados. No mundo dos livros também é parecido, nós encontramos muitas histórias diferentes.

Quais seriam as obras literárias que se encaixam perfeitamente com cada uma das eras da Taylor Swift? Confira abaixo:

 

Taylor Swift (2006) – Para Sir Phillip, com Amor

Foto: Divulgação/Amazon

O primeiro CD da Taylor é country, e quando pensamos nesse gênero, lembramos também do cenário rural. No livro Para Sir Phillip, Com Amor, quinto volume da série Os Bridgertons, escrito por Julia Quinn e publicado pela Arqueiro, tudo começa quando uma prima distante de Eloise Bridgerton falece. Ao saber da notícia, a mulher começa a trocar cartas com o viúvo Phillip e conforme o tempo vai passando, eles vão se aproximando cada vez mais.

Certo dia, o homem propõe que ela passe uma temporada em sua casa no campo com ele e os dois filhos e, caso se deem bem, quem sabe tomem o próximo passo e acabem se casando. Agora o contato presencial mostra que a relação entre eles pode ser maravilhosa, mas também cheia de questões para se resolverem. Será que eles são realmente feitos um para o outro?

 

Fearless (2008) – Romeu e Julieta

Foto: Divulgação/Amazon

Nada melhor do que esse romance clássico para representar essa era da cantora. O amor é uma das principais temáticas das faixas do álbum, inclusive, a faixa intitulada Love Story aborda o amor proibido retratado em Romeu e Julieta de William Shakespeare (publicado em diversas editoras, sendo a edição acima feita pela Principis).

Em meio a uma briga séria entre as famílias Montecchios e Capuletos, que envolve até mesmo derramamento de sangue, dois jovens de respectivas famílias se apaixonam perdidamente, porém as coisas não são tão fáceis para eles, que passarão por diversas situações em busca de viverem aquela paixão.

 

Speak Now (2010) – Antes que as Luzes se Apaguem

Foto: Divulgação/Amazon

Lembranças, relacionamentos, problemas e Natal nos fazem lembrar bastante de algumas faixas desse álbum. No livro Antes Que as Luzes se Apaguem, de Jay Asher, publicado pela Astral Cultural, Sierra e a família vivem duas vidas, uma em Oregon e outra na Califórnia durante as festas de fim de ano, onde ficam na fazenda de árvores de Natal da família (inclusive, outro fato que nos faz lembrar a Taylor é que ela também viveu uma parte da sua vida em uma fazenda de árvores de Natal), até que tudo sai do controle na vida da protagonista quando Caleb aparece.

Dono de um belo sorriso, ele vem em busca de uma árvore. Apesar de ter um charme irresistível, os boatos que envolvem o rapaz e seu passado não são dos melhores. Sierra começa a desenvolver sentimentos por ele, chegando até a confrontar os pais quando aquela relação começa a se tornar mais que apenas um romance de Natal. Eles precisam contornar as situações se quiserem fazer o relacionamento funcionar.

 

Red (2012) – É Assim que Acaba

Foto: Divulgação/Amazon

Nesse álbum, Taylor aborda a sensação de se apaixonar, mas também fala sobre se envolver em relacionamentos tóxicos e decepcionantes, um exemplo disso é a faixa All Too Well. Em É Assim que Acaba, de Colleen Hoover, publicado pela Galera Record, a jovem Lily se muda de uma cidade pequena para Boston. Recém-formada em marketing, ela abre sua própria floricultura.  É em um terraço que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e arrogante, por quem se apaixona.

Então eles começam a viver um relacionamento turbulento. Será que Lily consegue enxergar que aquela situação faz mal à ela? Esse livro aborda a força necessária para enfrentar fatos como esse e tomar escolhas para finalmente ser livre.

 

1989 (2014) – Amor em Manhattan

Foto: Divulgação/Amazon

A era desse álbum é bastante animada, bebe mais do pop e também aborda a sensação de se apaixonar. Tendo como primeira faixa Welcome To New York e cantando sobre sentimentos incontroláveis, como em Wildest Dreams, o livro que encaixa perfeitamente nesse disco é Amor em Manhattan, de Sarah Morgan, publicado pela Harlequin.

Paige Walker é calma, competente e organizada, mas também adora um desafio. Depois de passar sua infância em hospitais, ela decide que agora quer viver uma grande aventura e o lugar escolhido é Nova York. Enquanto vive o momento de abrir sua própria empresa, a mulher também precisa saber lidar com a paixonite que só aumenta por Jake Romano, o solteiro mais cobiçado de Manhattan e melhor amigo do seu irmão. Será que o homem por quem ela desenvolveu esse sentimento, que não confia em ninguém, consegue fazer seu coração se apaixonar de novo?

 

Reputation (2017) – Queime Tudo

Foto: Divulgação/Amazon

Nessa era, Taylor aborda bastante o tema vingança e ressurreição das cinzas após a destruição. Queime Tudo, de Andresa Rios, conta uma história que claramente podia ter esse álbum como trilha sonora. Elisa Vasconcellos está no último ano da faculdade e tudo parece bem, já que sempre teve tudo o que desejava, fato que despertou a irritação de muitos colegas e professores.

É então que ela conhece Silas, um rapaz com atitudes desafiadoras que com certeza os pais dela desaprovariam. Dez dias depois de iniciarem um relacionamento, ela é assassinada e seu corpo é jogado em um triturador de ossos, porém, Silas não encobriu todas as provas e logo é descoberto que ele é realmente o autor do crime. Prestes a ser preso, ele é surpreendido pela aparição de Elisa, que retornou dos mortos, determinada a se vingar.

 

Lover (2019) – Um Dia

Foto: Divulgação/Amazon

Os altos e baixos de um relacionamento, as lembranças que podem doer e a intensidade de uma história de amor, são alguns dos temas cantados por Taylor nesse álbum, e também no livro Um Dia, de David Nicholls, publicado pela Intrínseca. A história começa em 1988, quando Dexter Mayhew e Emma Morley se conhecem, passam um dia inesquecível juntos e depois precisam trilhar caminhos diferentes.

Anos depois, a vida de ambos está bem diferente do que eles imaginavam. Ao longo dos próximos vinte anos, flashbacks do relacionamento que eles viveram são contados, todos eles acontecidos no dia 15 de julho. Entre brigas, lágrimas, risos e oportunidades perdidas, os dois tentam entender aquela relação que construíram.

 

Folklore (2020) – Eleanor & Grey

Foto: Divulgação/Amazon

Diversas faixas desse álbum abordam os desafios de manter um relacionamento vivo, contornar problemas e tentar não terminar uma história de paixão de uma forma triste. Em Eleanor & Grey, de Brittainy C. Cherry, publicado pela Record, Eleanor é uma adolescente introvertida, que prefere a companhia de seus livros e do cardigã com libélulas (e por falar na palavra cardigã, tem uma faixa desse álbum exatamente com esse nome) do que interagir socialmente. Porém, quando é arrastada para uma festa, ela é abordada pelo astro do time de basquete, o que a surpreende, já que eles não têm nada em comum.

Apesar disso, uma amizade é construída e eles se tornam cada vez mais próximos, experimentando outros sentimentos. Mas uma terrível notícia faz Eleanor e Grey se separarem. Anos depois, ela pensa que seu primeiro amor ficou no passado, mas acaba o reencontrando, só que dessa vez quem precisa de ajuda é Grey, que acabou se tornando um homem frio e insensível. Será que ele poderia voltar a ser quem era?

 

Evermore (2020) – No Body No Crime

Foto: Divulgação/Amazon

Se você quer uma leitura rápida, esse conto inspirado na faixa No Body, No Crime, presente nesse álbum, é uma indicação para você. Levando o mesmo título e escrito por Yas Ketterman, a história relata os desdobramentos de um mistério.

Este Amih desapareceu após descobrir a traição do marido, o que levantou especulações pela cidade. Mas, surpreendentemente, tempos depois o marido dela também some. Tentando descobrir quem foi o responsável por esses desaparecimentos, a amiga vingativa de Este decide investigar por conta própria. Conforme vai se embrenhando naquela história, mais incógnitas surgem.

 

Midnights (2022) – Desejo à Meia-Noite

Foto: Divulgação/Amazon

Em Desejo à Meia-noite, romance de época que se inicia durante a noite, o que combina com o conceito destacado nessa era da cantora, Lisa Kleypas conta a história de Amelia Hathaway, que, após a morte dos pais, se dedicou totalmente a cuidar dos quatro irmãos, uma tarefa nada fácil, já que um dos irmãos, Leo, anda desperdiçando dinheiro com mulheres, jogos e bebida.

Quando ela sai à noite pela região boêmia de Londres, em busca do irmão, conhece Rohan. Os dois acham que nunca mais vão se reencontrar, mas quando Amélia se muda com os outros integrantes da família Hathaways, ela esbarra novamente com Rohan, que está disposto a ajudá-la, o que a faz ter sentimentos conflitantes. Por outro lado, será que o sedutor Rohan acabará se casando?

Já leu algum desses títulos? Tem algum outro que te lembra da Taylor? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!

 

*Créditos da foto de destaque: Reprodução/Instagram/@taylorswift

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!