A gente ama um filme que acontece em um único dia, então fizemos um Top 5 pra você amar também
Com o anúncio da série inspirada no livro Um Dia, decidimos fazer um Top 5 de filmes que acontecem em um único dia e que valem a pena ser assistidos de novo e de novo.
Nossa lista tem clássicos do cinema e da Sessão da Tarde, e a gente quer que você sinta nostalgia – e vontade de assistir de novo cada um deles.
Sexta-Feira Muito Louca (2003)
O clássico da Sessão da Tarde conta sobre a adolescente Anna Coleman (Lindsay Lohan) e sua mãe, Tess (Jamie Lee Curtis).
Tess está planejando seu casamento, lidando com a carreira de psicóloga e tentando aprender como lidar com os filhos, especialmente com Anna.
A morte do pai ainda é recente demais para a adolescente, e ela se rebelou contra tudo – ou é isso que sua mãe pensa.
Depois de um jantar em família em um restaurante oriental, Tess e Anna trocam de corpos e precisam passar a sexta-feira inteira fingindo ser a outra, enquanto tentam descobrir como voltar para os seus corpos.
O filme é um clássico e não poderia faltar na nossa listinha de filmes que acontecem em um único dia. E agora você pode assistir ele quando quiser, porque esse queridinho está no catálogo da Disney+.
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
O clássico dos anos 1980 com Matthew Broderick consta no catálogo do Telecine e conta sobre o último dia de aula que Ferris Bueller matou na escola.
Ferris e seu melhor amigo de infância, Cameron (Alan Ruck), estão prestes a se formar e ir para faculdades diferentes, então ele cria um plano brilhante: tirar Cameron da cama, ir buscar sua namorada Sloane (Mia Sara) na escola – mesmo que isso faça com que Cameron fique de vela – e ir curtir o dia.
O trio faz coisas inimagináveis, como participar de uma parada local e almoçar em um restaurante caro, fingindo ser um figurão do negócio de salsichas. Precisamos lembrar de Ferris Bueller dançando The Beatles em um carro da parada?!
O clássico entra na nossa lista porque tudo acontece em um único dia, e foi idealizado, escrito e dirigido pelo maravilhoso John Hughes (1950 – 2009), que era o crânio por trás de histórias que acontecem no período de 24h.
Clube dos Cinco (1985)
Falar de John Hughes nos faz pensar no clássico Clube dos Cinco, que além de acontecer em um único dia, realiza o nosso sonho de criança que é passar um dia inteiro na escola sem nenhuma supervisão, conversando e nos divertindo com nossos amigos.
Enquanto nós, reles mortais, não podemos realizar esse sonho, Clube dos Cinco reúne John (Judd Nelson), Claire (Molly Ringwald), Allison (Ally Sheedy), Andrew (Emilio Estevez) e Brian (Anthony Michael Hall) como cinco alunos que, impensavelmente, ficaram de castigo na escola e tiveram que ir lá em um sábado.
O elenco é maravilhoso e a química entre os cinco conquista logo na chegada deles na escola, e a amizade deles vai nascendo e se desenvolvendo de acordo com o tempo de tela. Fora que o figurino e o roteiro conquistam muito, além das tramas conflituosas que acontecem entre os cinco novos amigos.
Com críticas ácidas, um humor um tanto quanto realista demais e uma dose de drama social, Clube dos Cinco tem um cenário lindo (e real, porque a biblioteca existe mesmo!) e se passa no período de algumas horas, o que a gente ama.
O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (2021)
Lançado neste ano mesmo e disponível no Primeiro Video, O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas é um drama romântico adolescente e foi inspirado em um conto do livro Aconteceu Naquele Verão (que foi lançado pela Intrínseca aqui no Brasil).
Temos que assumir que esse é um filme que a gente deu uma leve roubadinha, porque O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas se passa em muitos dias, mas todos eles são o mesmo.
A questão com esse filme é que Mark (Kyle Allen), um adolescente normal, está preso em uma fenda temporal, completamente sozinho em todo mundo, e só ele sabe que esse dia está se repetindo. Ou isso é o que ele pensa, até conhecer Margaret (Kathryn Newton), que também sabe que eles estão dentro de uma fenda temporal.
A diferença entre Mark e Margaret é que ele só quer descobrir o que está acontecendo para poder sair disso, porque ele está começando a ficar entediado, enquanto ela está vivendo tranquilamente o mesmo dia todos os dias.
Quando eles se conhecem, se cria uma amizade ótima entre os dois , e eles passam a andar pela cidade atrás de momentos perfeitos que nunca mais vão se repetir, e então criam um mapa com todas as pequenas coisas perfeitas que estão vendo juntos. Isso fora o romance fofinho que vai nascendo ao longo do filme.
Esse filme já é um clássico nos nossos corações! E como a gente ama, decidimos passar um pano e deixar como se ele acontecesse em um único dia.
Um Dia Especial (1996)
Um clássico da Sessão da Tarde, Um Dia Especial conta a história de Jack (George Clooney) e Melanie (Michelle Pfeiffer).
Enquanto ele tem que fazer as vezes de um pai em tempo integral para sua filha Maggie (Mae Whitman) durante a lua de mel da sua ex-esposa, ela já faz o papel da mãe perfeita do pequeno Sammy (Alex D. Linz), sendo sempre a mulher que tem jornada dupla.
Os dois acabam se conhecendo no dia em que as crianças se atrasam e perdem o passeio de barco da escola, e decidem revezar o cuidado dos filhos para poderem equilibrar trabalho e paternidade/maternidade.
A história acontece em um único dia e passa com os personagens por paisagens lindas da cidade, com uma narrativa apaixonante e um romance de aquecer o coração.
Tem empoderamento feminino, crítica ao abandono parental (o pai do Sammy não liga a mínima para ele) e debate sobre relações familiares. É uma graça e a gente ama mesmo!
Fizemos essa listinha pensando na estreia da série inspirada na história de Um Dia, e agora queremos saber de você quais outros filmes que se passam em um único dia e que nós esquecemos de colocar na lista. Conta pra gente lá nas redes sociais: Twitter, Insta e Face. E não esquece que sempre temos listas de Top 5 por aqui, com temas de cultura latina e mundial. Vêm acompanhar nossas listinhas!
*Crédito da foto de destaque: divulgação