Transe ganha trailer oficial

O longa-metragem está na competição do Festival do Rio 2022

O filme Transe acaba de ganhar seu primeiro trailer. A produção, que será exibida na Première Brasil: Competitivas – Longas Ficção do Festival do Rio 2022, tem Luísa Arraes, Johnny Massaro e Ravel Andrade no elenco.

Conta uma vertiginosa história de encontros e desencontros amorosos, que se passa durante a acirrada campanha para Presidente da República, em 2018. Luísa (Luísa Arraes) é uma jovem atriz que vive com seu namorado músico, Ravel (Ravel Andrade). Ela conhece Johnny (Johnny Massaro), um espírito livre, e os três vivem um relacionamento baseado no amor livre. 

Luísa vê seu mundo começar a desmoronar com a possibilidade de um candidato de extrema direita chegar ao poder. Em meio às manifestações pelos direitos das mulheres e à liberdade do amor, a jovem percebe que vive em uma bolha e que a realidade é mais complexa e, por vezes, assustadora. 

Foto: divulgação/ Pedro Perdigão

O filme é definido pelas diretoras Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, como um coming of age da política, ao misturar ficção e documentário filmados com atores, em meio a manifestações, durante momentos chaves que antecederam as eleições presidenciais. Transe retrata o rumo da política e o cenário social brasileiro de quatro anos atrás e lança um olhar original sobre uma nova geração de jovens brasileiros. 

A escolha dos personagens jovens foi uma forma de retratarmos o olhar de uma parte de nós da esquerda. Através do olhar inocente de jovens que nunca tinham vivido um embate com uma oposição tão contrária a tudo que acreditavam, estamos mostrando também certa ingenuidade que todos nós estávamos vivendo naquele momento.”, explicam as cineastas.

Foto: divulgação

Transe é também um registro histórico que busca refletir sobre os acontecimentos daquele período turbulento e de divisão política. “Quando o filme ficou pronto, no final de 2019, começamos a debater como e quando lançaríamos, logo em seguida, veio a pandemia e decidimos esperar 2022. Agora, com o distanciamento, nos pareceu ainda mais interessante voltar e olhar para aquele momento. Voltamos para o filme e buscamos inserir esse olhar de hoje, com tudo o que vivemos nos últimos quatro anos. E, de fato, achamos que o longa ganhou com mais essa camada do distanciamento. Revisitar aquele momento agora nos pareceu catártico e uma oportunidade de reflexão e debate.“, revelam Carolina e Anne Pinheiro.

As diretoras contam que Transe é o resultado de um esforço coletivo, que mostra o entrosamento entre a direção e o elenco. “Nós nos encontrávamos todos os dias e íamos escrevendo a partir dos acontecimentos que se apresentavam durante a campanha presidencial. Em seguida, saíamos para filmar com uma equipe mínima a partir desses encontros. Criávamos situações, conversávamos muito com o elenco sobre a cena e deixávamos eles improvisarem com suas visões sobre o que estávamos encenando. Foi uma experiência muito nova e diferente para todos nós, rica e exaustiva, no sentido de que todo o processo foi muito vivo e aberto a sugestões e ideias no calor dos acontecimentos.“, concluem. 

Confira o trailer de Transe

Gostou da novidade? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!