Resenha | Turma da Mônica: Lições, o segundo filme da franquia que conseguiu ser melhor que o primeiro

Com uma carga emocional enorme, uma super atuação das crianças e uma infinidade de easter eggs, o filme entrega muito mais que o prometido

[Contém spoilers]

O filme Turma da Mônica: Lições estreia no próximo dia 30 e o Entretê marcou presença na exibição do filme e coletiva de imprensa com os atores Giulia Benite (Mônica), Laura Rauseo (Magali), Kevin Vechiatto (Cebolinha) e Gabriel Moreira (Cascão), além do diretor Daniel Rezende, a produtora Bianca Villar (Biônica Filmes), o editor Sidney Gusman e a diretora executiva Mônica Sousa (Mauricio de Sousa Produções).

Começamos o filme com aquela super energia contagiante das crianças que vimos em Turma da Mônica: Laços, o primeiro filme da franquia. A história começa com os pequenos ensaiando para a peça Romeu e Julieta, que pretendem apresentar para a cidade. Por conta dos ensaios, a turminha acaba esquecendo de fazer a lição de casa e decidem pular o muro do colégio para fugir da advertência. Porém, na hora de fugirem, Cebolinha não consegue segurar Mônica e acaba a derrubando no chão e ela quebra o braço

A partir disso, após uma reunião com todos os pais da turma e a direção da escola, eles decidem que precisam separar um pouco o grupo, que são amigos desde bebês. Então, os pais de Cebolinha, Magali e Cascão decidem matricular as crianças em atividades extracurriculares como fonoaudióloga, culinária e natação, respectivamente. Porém, os pais de Mônica tomam uma atitude mais radical e trocam ela de escola

As atividades difíceis dos pequenos se tornam tranquilas perto da saudade da Turma reunida. Isso mostra a questão central do filme: o crescimento. Segundo o diretor Daniel Rezende, esse era o maior problema deles no roteiro porque as crianças não paravam de crescer na vida real. Porém, com uma sacada de mestre, o diretor decidiu transformar seu maior problema na sua melhor solução. E assim o longa foi se desdobrando com uma carga emocional enorme, o que foi algo incrível de se ver em um elenco composto por crianças. 

Turma da Mônica: Lições
Foto: divulgação/Leticia Ferrarez/Entretetizei

O espectador se conecta com a história, pois todos nós já passamos por aquilo um dia, além da realização de ver a Turma da Mônica na telinha, que sempre fez parte das nossas vidas. O filme passa e quem assiste não percebe a hora passando, por conta dessa imersão na história.

Além do crescimento, Daniel Rezende brilhantemente retratou questões como ansiedade, angústia, medo, saudade, entre outros sentimentos que, nem sempre percebemos em nossas crianças. 

Deixando um pouco de lado os temas mostrados em Turma da Mônica: Lições, temos uma outra característica marcante no filme: os easter eggs. No decorrer do filme, assim como no primeiro, diversos personagens da Turma da Mônica aparecem de diferentes formas, por meio de pelúcias, cadernos, pôsteres, camisetas, além de alguns realmente aparecerem no filme de forma discreta, ou não. Além disso, temos as participações super especiais de Vitor Cafaggi, Mônica Sousa, Sidney Gusman e, é claro, do rei Mauricio de Sousa

Vale exaltar também, além do belíssimo trabalho dos protagonistas, a importância e o talento das crianças Vinícius Higo (Do Contra), Laís Villela (Marina), Rodrigo Kenji (Nimbus), Giovani Donato (Dudu), Lucas Infante (Humberto), Emilly Nayara (Milena), Marcos Felipe Bojar (Tonhão), Vitor Queiroz (Pedrão) e Tiago Minski Schmitt (Franjinha), além de Malu Mader (Professora), Isabelle Drummond (Tina), Monica Iozzi (Dona Luísa), Paulo Vilhena (Sr. Cebola), Gustavo Merighi (Rolo), Camila Brandão (Pipa), entre outros. 

Ao acabar o filme e subir os créditos, essa redatora que vos fala já tinha chorado várias vezes, junto com a Turma da Mônica, algo que a Leticia criança jamais imaginaria. Para a surpresa de todos que estavam na sala, enquanto enxugava minhas lágrimas, uma das cenas mais especiais do filme aparece, em um pós crédito incrível: um personagem muito amado e querido tomou forma em live action. Mas isso deixarei você descobrir nos cinemas. 

Turma da Mônica: Lições vale super a pena ser assistido nos cinemas com toda a família. Mães, pais, filhos, irmãs, irmãos, avós, avôs, tias, tios, primas, primos. Todos irão curtir o momento e se emocionar com o filme, que estreia dia 30 de dezembro. Assista ao trailer

Agora eu quero saber quais são as suas expectativas para Turma da Mônica: Lições e, depois de assistir ao filme, quero saber o que você mais gostou no longa. Me conta lá nas redes sociais do Entretê Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Leticia Ferrarez/Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!