Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo foi o grande vencedor da 95ª edição do Oscar
O Oscar 2023 aconteceu no domingo (12) no Dolby Theatre, em Los Angeles, tendo como anfitrião o apresentador de TV Jimmy Kimmel, que já exerceu essa função nas edições de 2017 e 2018, e é claro que o Entretê não poderia ficar de fora do maior evento do cinema! Nossa equipe participou da festa de transmissão do Oscar promovida pela TNT e HBO Max, em São Paulo, e fez a cobertura para o nosso Instagram.
O grande vencedor da noite foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que ganhou sete estatuetas nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
Em diversos momentos da apresentação, Jimmy Kimmel fez graça sobre o tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar 2022, além de alfinetar a Academia pela falta de representatividade, como a não indicação de mulheres em categorias como Direção e Roteiro Adaptado, por exemplo.
Os dois outros filmes que se destacaram no Oscar 2023 foram Nada de Novo no Front, que levou quatro estatuetas, e A Baleia, que faturou dois dos três prêmios a que estava concorrendo, de Melhor Cabelo e Maquiagem e de Melhor Ator, para Brendan Fraser, que era o favorito da noite.
“É minha honra vencer com vocês nessa categoria. Eu gostaria de dizer que somente baleias podem nadar no profundo talento de Hong Chau. Eu comecei nesse ramo há 30 anos e as coisas não ficaram fáceis pra mim. Mas havia uma facilidade que eu não levava em conta, até que parei, e só gostaria de dizer obrigado por esse reconhecimento, porque não poderia ter feito sem o elenco.” – Brendan Fraser
E por falar em favoritos, Os Banshees de Inisherin, que recebeu nove indicações; Elvis, que recebeu oito; Os Fabelmans, com sete; e Tár, que recebeu seis, surpreenderam ao sair do Oscar 2023 sem nenhuma estatueta.
Relembre alguns discursos emocionantes do Oscar 2023
“Tenho que dedicar isso à minha mãe. A todas as mães do mundo, porque elas são realmente as super-heroínas e sem elas nenhuma de nós estaria aqui esta noite. Ela tem 84 anos e estou levando este prêmio para ela. Ela está assistindo, agora, na Malásia, com minha família e amigos. Eu amo vocês! Eu estou levando isso para casa e, também, para a minha família em Hong Kong, onde iniciei minha carreira.” – Michelle Yeoh, a primeira mulher asiática a receber um Oscar de Melhor Atriz
“Mãe! Acabei de ganhar um Oscar! Minha jornada começou em um barco, passei um ano em um campo de refugiados e, de alguma forma, acabei aqui no maior palco de Hollywood. Dizem que histórias assim só acontecem no cinema. Eu não posso acreditar que isso está acontecendo comigo. Este é o sonho americano! Muito obrigado à Academia por isso!
Obrigado à minha mãe pelos sacrifícios que fez para me trazer até aqui, ao meu irmãozinho que me liga todos os dias só para me lembrar de cuidar bem de mim, eu te amo irmão!” – Ke Huy Quan, depois de ficar mais de 20 anos sem atuar, por falta de oportunidade para atores de origem asiática na indústria cinematográfica.
Um dos momentos mais descontraídos da noite foi a apresentação de Naatu, Naatu, do filme RRR – Revolta, Rebelião, Revolução, que levou o Oscar de Melhor Canção Original, desbancando, mais uma vez, as divas do pop. A música também foi premiada no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards.
O Oscar é feito de momentos marcantes, e Ruth E. Carter fez história em 2023 ao ser a primeira mulher negra a receber dois Oscar. Ambos foram na categoria de Melhor Figurino, sendo o primeiro em 2019, por Pantera Negra, e o segundo neste ano, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
“Obrigada à Academia por reconhecer a super-heroína que é uma mulher negra. Ela resiste, ela ama, ela supera, ela é cada mulher neste filme. Ela é minha mãe. Na semana passada, Mable Carter se tornou uma ancestral. Este filme me preparou para este momento. Chadwick, por favor, cuide da mamãe.” – Ruth E. Carter
Confira a relação completa dos vencedores do Oscar 2023
Melhor Filme
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Atriz
- Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator
- Brendan Fraser, por A Baleia
Melhor Atriz Coadjuvante
- Jamie Lee Curtis, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator Coadjuvante
- Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Direção
- Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Roteiro Original
- Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Roteiro Adaptado
- Sarah Polley, por Entre Mulheres
Melhor Filme Internacional
- Nada de Novo no Front
Melhor Animação em Longa Metragem
- Pinóquio, de Guillermo del Toro
Melhor Animação em Curta Metragem
- O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
Melhor Curta Metragem em Live-Action
- An Irish Goodbye
Melhor Documentário em Longa Metragem
- Navalny
Melhor Documentário em Curta Metragem
- Como Cuidar de um Bebê Elefante
Melhor Fotografia
- Nada de Novo no Front
Melhor Trilha Sonora
- Nada de Novo no Front
Melhor Canção Original
- Naatu, Naatu, de RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
Melhor Som
- Top Gun: Maverick
Melhor Edição
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Efeito Visual
- Avatar: O Caminho da Água
Melhor Figurino
- Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Melhor Cabelo e Maquiagem
- A Baleia
Melhor Design de Produção
- Nada de Novo no Front
Qual o seu filme preferido entre os vencedores do Oscar 2023? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei