Cultura e entretenimento num só lugar!

Você conhece os quadrinistas?

Ah, os quadrinhos, tantas histórias de ação e aventura em uma pequena revista. Mas espera, quem são os desenhistas por trás dos heróis que conhecemos e amamos? Pensando nisso, trouxemos para vocês, alguns dos quadrinistas mais importantes da Marvel e da DC.

Stan Lee – Nasceu dia 28 de dezembro de 1922, em Nova York, Estados Unidos e faleceu recentemente, dia 12 de novembro de 2018, aos 95 anos.

É o mais conhecido e importante escritor de quadrinhos. Criou diversos personagens da Marvel, como por exemplo: Pantera Negra (ao lado do ilustrador Jack Kirby, Viúva Negra (junto com Don Rico e Don Heck) e o mais famoso de seus trabalhos, o Homem Aranha (ao lado de Steve Ditko).

O primeiro trabalho que publicou foi Captain America Foils the Traitor´s Revenge, um conto ilustrado por Jack Kirby e lançado na edição nº3 da Captain America Comics, em maio de 1941.

Stan era escritor, editor, diretor, publicitário, empresário e ator, além de ser conhecido por fazer pequenas aparições em filmes da Marvel. Nunca será esquecido pelos fãs de super-heróis, tanto da Marvel quanto da DC, Stan Lee era e ainda é uma figura muito importante, pois revolucionou a indústria de quadrinhos.

William Moulton Marston – Nasceu dia 9 de maio de 1893 em Saugus (Massachusetts). Era psicólogo, inventor, escritor e feminista (acreditava na superioridade da mulher do ponto de vista afetivo e emocional).

Deixou como legado a criação da primeira e mais icônica das super-heroínas, a Mulher MaravilhaAcredita-se que a ideia de criar uma heroína tenha partido de sua esposa, Elizabeth Holloway (sua inspiração para criar a personalidade da Mulher Maravilha), pois na época, os quadrinhos eram dominados apenas por homens. Marston costumava dizer que a Mulher-Maravilha foi criada para ser “uma propaganda psicológica para um novo tipo de mulher que, acredito, deverá governar o mundo”.

Joe Shuster – Nasceu dia 10 de julho de 1914, em Toronto, no Canadá e era ilustrador e desenhista. Sempre amou filmes, tiras de jornais e quadrinhos. Quando era adolescente, com talento para o desenho, publicou seu primeiro trabalho, no jornal da escola, onde se tornou amigo de Jerry Siegel.

Em 1933, os amigos começaram os primeiro traços do super-herói mais famoso da história, o Superman. (Joe era o criador principal, além de desenhar, enquanto Jerry criava as histórias). Após muitas tentativas falhas, a tira do herói foi finalmente publicada, em 1938. Infelizmente os garotos perderam todos os direitos de seu personagem, mas deixaram seu legado de criadores do maior herói da história, que faz sucesso até hoje.

Bill Finger – Nasceu dia 8 de fevereiro de 1914, em Denver, no Colorado. Era escritor de quadrinhos e tiras. Em 1939, junto com seu amigo Bobo Kane, criou o homem morcego Batman (Kane desenhava enquanto Finger criava as histórias.)

O desenhista Kane foi o único a levar créditos pela criação do herói, chegando até a aparecer nos créditos finais dos filmes do Homem Morcego. Apenas em 2015, Bill finalmente foi reconhecido, e como criador principal de Bataman. Também criou vários outros personagens da DC Comics, como o vilão Coringa.

Em 2005, foi criado o prêmio Bill Finger, em sua homenagem, pra premiar a excelência na escrita de quadrinhos, na Comic Com San Diego.

Jack Kirby –  Nasceu dia 28 de agosto de 1917, em Nova York, Estados Unidos. Era desenhista, arte-finalista, roteirista e editor de histórias.

 

Considerado um dos maiores gênios criativos dos quadrinhos, Jack niciou sua carreira em 1935, fazendo sequências para o desenho Popeye, nos estúdios Fleischer. Em 1940 (época da segunda Guerra Mundial), conheceu Joe Simon enquanto trabalhava para a Fox Publications. Os dois se uniram e começaram a produzir e vender HQs. A dupla criou o icônico Capitão América para a Timely (a atual Marvel). Kirby também co-criou muitos outros personagens, como: Thor, Hulk, Dr. Destino Pantera Negra, e Jean Grey.

Len Wein –  Nasceu dia 12 de junho de 1948 em Nova York, Estados Unidos. Foi um autor de quadrinhos e seu primeiro trabalho foi a HQ Eye of the Beholder, para a editora DC, em 1968.

No início dos anos 70, começou a escrever regularmente para a Marvel. Produziu diversas histórias de personagens já conhecidos da época, como Homem Aranha e Thor. Mais tarde, Len e o artista Dave Cockrum foram escalados para recriar a equipe de super-heróis X-Men, que já estava sem histórias inéditas há muito tempo. Então, decidiram lançar os personagens Noturno, Colossus, Pássaro Trovejante e a poderosa Tempestade, uma das heroínas mais fortes e poderosas da Marvel, além de adicionar Wolverine, criado apenas por Wein.

 

O sucesso dos quadrinhos é tão grande, que foi criado o envento Wonder Con, uma convenção anual de livros e quadrinhos. Falaremos sobre ela ao longo da semana. Qual seu quadrinho e super-herói preferido?

Espero que tenham gostado! Beijos, Maria

Nossas Redes Sociais:

Instagram do Blog: @sobretudocomelas

Twitter: @stcomelas

E-mail: blogsobretudocomelas@gmail.com

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!