No dia 25 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Escritor. Para celebrar essa data, listamos alguns jovens talentos brasileiros que merecem a sua atenção
A literatura brasileira conta com grandes escritores clássicos que são reconhecidos nacional e internacionalmente. Porém, é importante lembrar sempre que o mercado também conta com novos talentos que estão reinventando o cenário da literatura brasileira. Pensando nisso, listamos a seguir 10 jovens escritores nacionais que merecem um espaço nas estantes dos leitores.
Clara Alves
Clara Alves é escritora e editora freelancer. Em 2019, ela publicou o seu primeiro romance LGBTQIAP+, Conectadas, que figurou na lista de mais vendidos da Veja e do PublishNews. Além dessa obra, ela também lançou Romance Real (2022) e publicou contos nas antologias De repente adolescente (2021) e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) (2022), entre outras histórias independentes.
Ian Fraser
Ian Fraser é um escritor e dramaturgo baiano. Seu primeiro livro, O Sangue é Agreste (2014), é um faroeste que tenta reimaginar a história do nordeste brasileiro. Em 2017, ele lançou sua segunda obra, Araruama: O livro das sementes, através da plataforma de financiamento coletivo Catarse.
Aline Bei
Aline Bei é uma escritora paulista que conquistou milhares de leitores por sua escrita poética. Seu primeiro livro, O peso do pássaro morto (2017), narra a vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde o seu cotidiano até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Em 2021, ela lançou Pequena coreografia do adeus, um livro que constrói um retrato sensível sobre amor, família e abandono.
Raphael Montes
Raphael Montes é um autor e roteirista carioca de 30 anos que se dedica à literatura policial. É autor de Suicidas (2012), Dias perfeitos (2014), O vilarejo (2015), Jantar secreto (2016), Uma mulher no escuro (2019) e Bom dia, Verônica (2019).
Olívia Pilar
Olívia Pilar é uma escritora mineira que busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de outras garotas. De forma independente, a escritora publicou cinco contos na Amazon: Entre estantes (2017), Tempo ao tempo (2017), Dia de domingo (2017), Pétala (2018) e Quando o sol voltar (2021). Ela também participou de quatro coletâneas e das antologias Todo mundo tem uma primeira vez (2019), De repente adolescente (2021) e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) (2022).
Felipe Castilho
Felipe Castilho é um escritor e roteirista paulista que se dedica à livros de ficção e fantasia. Em 2013, ele publicou seu primeiro livro, Ouro, Fogo e Megabytes (O legado folclórico Livro 1), que une mitologia brasileira e videogames. Depois ele lançou as sequências Prata, Terra & Lua cheia (2014) e Ferro, Água e Escuridão (2015). Alguns de seus outros livros são Savana de Pedra (2016), Ordem Vermelha: Filhos da Degradação (2017) e Serpentário (2019).
Monique Malcher
Monique Malcher é uma jovem autora de Santarém, no Pará. Em 2020, ela publicou sua única obra até o momento, Flor de Gume, um livro que aborda temas como abuso sexual, violência doméstica e alienação parental.
Vitor Martins
Vitor Martins é escritor de ficção jovem adulta. Além disso, ele ainda é tradutor e ilustrador. Seus livros tratam, principalmente, de temáticas LGBTQIAP+. Atualmente, o autor tem 3 obras literárias publicadas: Quinze dias (2018), Um milhão de finais felizes (2019) e Se a casa 8 falasse (2021).
Victoria Moon
Victoria Moon é uma jovem escritora carioca. Ela iniciou a sua carreira escrevendo fanfics e, recentemente, publicou seus livros de modo físico e digital. Em suas obras, ela narra romances entre mulheres. Atualmente, Victoria Moon tem 3 livros publicados: Algoritmos de uma paixão (2021), Asbury Hollow: O lugar que tudo inspirou (2021) e A farsa de Laura Beatriz (2022).
Pedro Rhuas
Pedro Rhuas é escritor, cantor e jornalista. Suas narrativas abordam amores à primeira vista, protagonismo LGBTQIAP+ e as potências de um Nordeste vivo. Até o momento, ele tem dois livros publicados: Enquanto eu não te encontro (2021) e O mar me levou até você (2021).
E aí, curtiu a nossa lista? Conta pra gente aqui e siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para acompanhar mais notícias sobre entretenimento!
Leia também: Dia Nacional do Livro: Escritores brasileiros pelo mundo
10 escritoras mineiras incríveis para conhecer esse ano
15 autoras paulistas maravilhosas para conhecer este ano
*Créditos da foto de destaque: divulgação/Entretetizei