Foto: Divulgação

Dia Nacional do Livro: Escritores brasileiros pelo mundo

Por Giovanna Araujo

Dia 29 de outubro é considerado o Dia Nacional do Livro. O Brasil é bastante conhecido pelos seus clássicos da literatura como: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Sertões e muitos outros livros extremamente conhecidos. Mas, para o dia de hoje as dicas serão de um gênero que vem crescendo cada vez mais, não só no Brasil como pelo mundo: relatos de viagens.

Nos últimos 15 anos, as oportunidades para viajar para outros países e estados aumentaram muito, isso faz com que sempre tenhamos histórias para contar para amigos próximos e dicas para dar sobre lugares que visitamos. Com a chegada do Instagram e do YouTube, a quantidade de páginas e canais que falam sobre viagens cresceu exponencialmente, assim como escritores que querem contar um pouco sobre suas vivências pelo mundo.

Se liga! Fizemos uma lista sobre 6 escritores brasileiros que entraram para o gênero de relatos de viagens:

 

  • 40 antes dos 40: Um Passaporte Salvou Minha Vida ( Silvinha Mantovani): 

Vítima de um relacionamento abusivo enquanto morava na Espanha, para conseguir se livrar das ameaças de seu ex-marido, Silvia foge para a Irlanda sem quase nenhum dinheiro e começa a trabalhar pesadamente em longos horários para conseguir se sustentar. Essa mudança de vida fez com que Silvia Mantovani pensasse o que ela queria para seu futuro e decidiu que seu ex-marido não a deixaria com medo para sempre. Por isso, resolveu criar o projeto 40 antes dos 40, onde ela tentaria visitar 40 países antes dos seus 40 anos.

Silvinha compartilha suas aventuras em seu Instagram e, em 2019, lançou seu primeiro livro, que conta toda a história de sua vida, desde quando morava aqui no Brasil até quando conseguiu sair de seu relacionamento abusivo e como iniciou o grandioso projeto 40 antes dos 40.

Toda a história de seu projeto sendo contado em seu livro

 

  • Um Lugar Na Janela (Martha Medeiros):

Martha Medeiros é conhecida como uma das melhores cronistas do Brasil, seus livros já passaram da marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Entre seus livros, se encontra os que citaremos hoje: Um Lugar Na Janela.

O primeiro foi lançado em 2012, e ela conta sobre o que tudo o que passou em suas viagens pelo Peru, Chile, Japão e por alguns países da Europa. O livro é muito divertido e mostra os perrengues que todo viajante passa. Cada capítulo se passa em um país diferente com uma aventura diferente, que faz você querer continuar lendo para saber tudo o que irá acontecer.

O segundo livro foi lançado em 2016 e conta suas histórias em Londres, Tailândia, Camboja, Cascais, México, Sicília, Miami, Rio de Janeiro, Uruguai, França e Nova York.

Passando por vários países, Martha mostra diversos sabores, sensações, cores e tudo mais sem deixar de lado o humor de suas viagens.

 

  • Mas você vai sozinha? ( Gaía Passarelli):

Gaía Passarelli é apresentadora e escritora brasileira. Seu primeiro livro, lançado em 2016, foi exatamente a coletânea de relatos de viagens Mas Você Vai Sozinha?.

Nesse livro, Gaía conta suas histórias viajando pelo mundo sozinha quando ainda trabalhava para a MTV, cobrindo festivais e shows. O livro é composta por várias ilustrações sobre suas viagens, que faz a história ser mais divertida e dinâmica de se ler.

Além disso, em seu livro Gaía fala sobre as dificuldades de ser uma mulher viajando (tá aí o significado do nome do livro), porque é tão difícil as pessoas apoiarem ou levarem a sério quando uma mulher quer se divertir sozinha.

O livro se passa em vários países como Estados Unidos, Peru, Itália, Londres e muitos outros. É muito bom ler seus contos, porque vemos como ela equilibrava a vida entre visitar lugares e seu trabalho na MTV.

Foto: Divulgação

 

  • Bravas Viajantes (várias autoras):

Esse livro sim é uma grande coletânea de história. Em um livro são 7 escritoras, um capítulo para cada escritora contar sua maior história viajando sozinha.

Entre as várias histórias, temos como destaque a de Danieli Haloten que é deficiente visual e foi para Nova York afim de conhecer e treinar seu cão-guia, ela conta todas as dificuldades que passou em uma das maiores metrópoles do mundo e como conseguiu passar por cima de tudo isso.

Também tem a história de Tamy Rosele Penz que passou por vários países da África como, Quênia, África do Sul, Zimbábue, Botsuana e Namíbia.

Bravas Viajantes é um livro muito viciante também porque queremos saber como foi a experiência de vida de cada escritora no determinado país que está, se tiverem dificuldades em comum, como foram recebidas e quais perrengues tiveram que passar.

Nas últimas páginas do livro existem várias fotos coloridas das escritoras em suas viagens, é muito bom poder ler e ver a imagem do momento em que algo aconteceu, torna tudo mais real.

Uma ótima maneira de conhecer os 7 cantos do mundo

 

  • Viajar: Eu Preciso! (Mayke Moraes):

Temos finalmente um homem na lista! Mayke Moraes que tem seu canal no YouTube Sou Mochileiro, que no momento posta vídeos sobre sua viagem pelo Alaska, publicou seu primeiro livro em 2017.

Viajar: Eu Preciso! tem um narrativa que te cativa e faz você querer o livro inteiro em um dia. Até o ano em que o livro foi lançado ele já tinha visitado 54 países e ainda fez parte de um reality show em Cuba.

O livro começa com a decisão de se tornar Au Pair no Alaska e desse modo conseguir juntar dinheiro para visitar outros países. Dentre os países que ele escreve no livro, estão: Estados Unidos, Irlanda, Holanda, China, Coréia do Sul, Tailândia, Alemanha e entre outros.

Outra coisa maravilhosa é ler o livro e depois assistir seus vídeos no YouTube e ver ele contando e mostrando cenas de suas viagens e de momento que foram descritos no livro. A playlist em seu canal das viagens pela Ásia faz com que possamos ter uma visão completamente diferente da que temos.

De um modo cativante, Mayke conta sobre suas aventuras pelo mundo

 

Talvez após o fim da quarentena e quando estivermos oficialmente prontos para viajarmos sem termos problemas, mais livros desse gênero que vem crescendo surgirão. Indico a procurarem e lerem todos os livros porque realmente, eles irão te cativar e fazer você querer fazer sua volta ao mundo!

Deu gostinho de viajar e ler esses relatos? Depois conta pra gente o que achou! E acompanhe todos os nossos conteúdos o mundo do entretenimento no nosso Instagram e no nosso Twitter.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!