O Entretetizei, em parceria com o Projeto Nosotras, separou uma lista de produções pra você conhecer as mulheres latinas
O mundo é das mulheres e, como um portal de entretenimento feito por mulheres, o Entretetizei busca, diariamente, incluir pautas que exaltam o poder e o trabalho de mulheres, principalmente as latinas. Muitas vezes, a melhor maneira de entender cada uma delas é através das produções audiovisuais, que nos oferecem uma gama de séries, filmes e documentários e que, apesar de importantes, não costumam ser prestigiados da forma que merecem.
Pensando nisso, e com a ajuda do Projeto Nosotras, criado com o objetivo de divulgar e aprender sobre histórias e trabalhos de mulheres da América Latina, trouxemos uma lista de 5 séries para vocês conhecerem a história da mulher latina. Como disse a própria proprietária do @nosotraslatinasmaericanas, apesar das séries serem de ficção, são inúmeras semelhanças com o real, “afinal, a ficção reflete aspectos das sociedades”.
1 – Coisa Mais Linda (Brasil)
Ambientada no final dos anos 50, a série enfatiza a importância das lutas femininas e a união entre as mulheres. Além disso, a produção conta com um elenco de peso e mostra a história de mulheres que representam cada uma de nós, mulheres brasileiras.
Sinopse
Na São Paulo do final da década de 50, vive Maria Luiza (Maria Casadevall), uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e seu marido, Pedro. Sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza, é claro, segue os rastros do marido, mas acaba transformando o sofisticado negócio numa casa noturna. Em terras cariocas, a jovem descobre então um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.
2 – Juana Inés (México)
A série conta história da mexicana Juana Inês, conhecida como a primeira feminista do Novo Mundo/da América.
Sinopse
Muitos são os mistérios que cercam a figura de Sor Juana Inés de la Cruz: sua relação incerta com a hierarquia da igreja, a natureza de seus afetos, bem como o motivo de seu silêncio repentino. Ela é a inspiração para esta série de ficção, que não descura as diferentes abordagens e interpretações da sua vida e obra. Imagine a mulher que, apesar das convenções sociais de seu tempo, busca desesperadamente um lugar favorável para seu desenvolvimento intelectual.
3 – Sempre Bruxa (Colômbia)
A produção conta a história de Carmen Eguiluz (Angely Gaviria), acusada de bruxaria e sentenciada a queimar na fogueira, pela Inquisição na Colômbia colonial de 1646. Nesse meio tempo, ela faz um acordo com o mago Aldemar, que a leva a viajar no tempo, para 2019, em troca de um favor.
Sinopse
A jovem Carmen, de dezenove anos, é uma escrava e bruxa que vive na Colômbia do século dezessete. Com a ajuda de um feiticeiro, ela viaja no tempo para escapar de ser queimada na fogueira. Agora, já na Cartagena dos dias de hoje, ela precisa recomeçar a vida. Mas uma vez bruxa, sempre bruxa!
4 – Street Food: América Latina (vários países)
A série documental conta a história dos saberes e sabores das mulheres latina, num giro pelos países da nossa cultura.
Sinopse
A edição mais recente viajará para seis países da América Latina e explorará a vibrante cultura da comida de rua de Oaxaca, no México; Salvador, Brasil; Buenos Aires, Argentina; Lima, Peru; Bogotá, Colômbia; e La Paz, Bolívia.
5 – Selena (México/EUA)
Conheça a história da maior artista da música Tejana, Selena Quintanilla, que perdeu sua vida aos 23 anos de idade e deixou um marco na história da música latina.
Sinopse
A série conta a história real de Selena Quintanilla (Christian Serratos), uma cantora texana de origem mexicana, que sempre sonhou em se tornar uma estrela. Com o apoio de seu pai, A.B. Quintanilla (Gabriel Chavarria), e do resto de sua família, ela tentou se lançar no mundo da música desde pequena e passou sua adolescência em busca de reconhecimento. Mas, para chegar lá, Selena precisou fazer escolhas difíceis, que mudaram não apenas a sua vida, como a de todos ao seu redor. Paixão, tragédia e sucesso se misturam na carreira da eterna rainha do tex-mex.
Cada mulher representada nessas produções é um espelho para nós, mulheres latinas, que, apesar das dificuldades do dia a dia, enfrentam cada obstáculo com muita garra e poder.
Créditos para a ideia da matéria: Nosotras (@nosotraslatinoamericanas)
Créditos para as sinopses: Adoro Cinema e Film Affinity
Leia mais: 4 séries latinas imperdíveis
Curtiu essas dicas? Para mais conteúdos sobre entretenimento, não deixe de seguir o Entretetizei no Insta, Face e Twitter.
*Crédito da imagem em destaque: NBC DFW