Wednesday. (L to R) Thing, Jenna Ortega as Wednesday Addams in episode 102 of Wednesday. Cr. Courtesy of Netflix © 2022

8 curiosidades sobre Wandinha que você precisa saber

Sucesso da Netflix, a série tem ótimas histórias de bastidores para contar. Vem conferir!

Wandinha estreou há três semanas mas continua dando o que falar. Dirigida e produzida por Tim Burton, a série derivada de A Família Addams acompanha a história da filha primogênita de Mortícia e Gomez.

Na primeira semana disponível no catálogo da Netflix, a trama conquistou o público e se tornou a segunda maior estreia do streaming, ficando atrás somente da quarta temporada de Stranger Things, segundo a Nielsen, empresa que consolida dados de audiência nos EUA.

wandinha
(Créditos: Netflix/Divulgação)

A produção conta com oito episódios e acompanha a trajetória de Wandinha na escola Nunca Mais, onde a adolescente encontra novos amigos e, de quebra, muitos mistérios.

De olho no sucesso de Wandinha, o Entretê separou 8 curiosidades bem legais sobre a série:

 

1. O nome da protagonista – Wednesday – veio de uma cantiga infantil

No Brasil, o nome da personagem de A Família Addams foi adaptado para Vandinha com a intenção de facilitar a compreensão do público. A Netflix, no entanto, adotou a grafia com W para a série ficar mais parecida com o idioma original, em que a protagonista leva o nome de Wednesday (quarta-feira em inglês). 

O curioso mesmo é o motivo de ela se chamar quarta-feira. Em 1930, Charles Addams, criador das histórias em quadrinhos A Família Addams, nomeou a personagem como Wednesday inspirado no poema infantil Monday’s Child, de 1838, que prevê a personalidade de um bebê de acordo com o dia da semana em que ele nasce. 

wandinha
(Créditos: Netflix/Divulgação)

No caso, o trecho “Wednesday’s child is full of woe” diz que as crianças nascidas na quarta-feira são cheias de desgosto. Na série, a própria Mortícia Addams (Catherine Zeta-Jones) confirma que o nome da filha foi inspirado no poema.

Eu sei o que vocês estão pensando: mas a Wandinha não nasceu numa quarta-feira e sim numa sexta-feira 13. Pois é… ela mesma reclama em um dos episódios que a escolha do nome não faz muito sentido. Afinal, o mais apropriado seria ela se chamar Friday (sexta-feira em inglês). Então, por isso mesmo, o nome completo da personagem é Wednesday Friday Addams

2. Jenna Ortega estudou muito para o papel de Wandinha

Que Jenna Ortega deu o nome na interpretação de Wandinha Addams todos já sabem. Mas precisamos ressaltar que o reconhecimento é mais do que merecido, pois a atriz se dedicou bastante para ser a protagonista.

wandinha
(Créditos: Netflix/Divulgação)

A norte-americana, de 20 anos, fez aulas de alemão, violoncelo, esgrima, arco e flecha e lutas. Foram meses intensos de preparação e a maioria das cenas foi feita por ela mesma, embora a produção tivesse uma dublê a postos para tomadas mais complicadas. Fora que Jenna também assistiu a todas as adaptações de A Família Addams, além de ler os quadrinhos que deram origem à franquia.

3. Wandinha não pisca na série

Wandinha
(Créditos: Netflix/Divulgação)

O fato de Wandinha não piscar nas cenas chamou bastante atenção. Na CCXP 2022, Jenna Ortega revelou que ela e o diretor Tim Burton decidiram juntos essa característica da personagem. 

Segundo a atriz, isso aconteceu durante as primeiras semanas de filmagem, quando ela não piscou em uma das cenas e os dois concordaram que ela deveria continuar assim para aumentar sua personalidade assustadora. Por isso, Jenna se comprometeu com a ideia e evitou piscar durante as gravações.

4. A intérprete da personagem Wandinha nos filmes de 1991 participa da série como uma das funcionárias da escola

Pois é, a série da Netflix conta com essa participação bastante especial. Christina Ricci, atriz que interpretou Wandinha no primeiro filme live-action da Família Addams, de 1991, participa da produção como professora de Nunca Mais. 

(Créditos: Netflix/Divulgação)

Quando interpretou a personagem nos anos 90, a atriz tinha 10 anos. Dois anos depois, em 1993, ela retornou para a sequência do longa.

Agora, após quase 30 anos desde seu último filme como a personagem, e a convite de Tim Burton, Ricci brilha em Wandinha como a misteriosa e bondosa professora Marilyn Thornhill.

5. Jenna Ortega estava com Covid-19 na cena da dança 

Os bastidores por trás da cena viral em que Wandinha dança no baile da escola também são surpreendentes. A atriz disse recentemente que estava com Covid-19 no dia em que gravou a coreografia. Mas ela, obviamente, ainda não tinha feito o teste e não sabia que estava contaminada com o vírus.

Ainda de acordo com Jenna, essa cena da dança exótica, especificamente, foi uma das que ela menos gostou, pois no dia não estava se sentindo muito bem. Ela até queria regravar, mas por causa da Covid e dos dias de isolamento ela não teve tempo. 

(Créditos: Netflix/Divulgação)

O mais irônico é que a gravação em questão fez muito sucesso na internet e muitos fãs já reproduziram a dancinha. Por essa nem Jenna Ortega esperava.

6. Foi a própria atriz que criou a coreografia de Wandinha

Falando na cena do baile da escola Nunca Mais, a própria Jenna Ortega foi a responsável por criar a coreografia, isso apenas dois dias antes das filmagens. A dancinha está fazendo sucesso a ponto de até quem não assistiu à trama ter visto um vídeo em alguma rede social.

Sem coreógrafo profissional e quase sem ensaio, a atriz usou movimentos inusitados ao som de Goo Goo Muck, da banda The Cramps, para gravar o quarto episódio da série.

https://www.instagram.com/reel/ClzWNjxus44/?utm_source=ig_web_copy_link

Mesmo insegura por nunca ter feito nada parecido, ela se empenhou em pesquisar muitas referências góticas e passos diferentes. Entre suas inspirações estão os movimentos das cantoras Siouxsie Sioux e Lene Lovich, além das cenas musicais dos filmes Holy Motors (2012) e Charity, Meu Amor (1969). 

Outra referência para a dancinha veio de Lisa Loring, primeira atriz a interpretar Wandinha na TV. Nesta versão de 1960, a personagem também ficou conhecida por uma coreografia um tanto esquisita.

7. O Mãozinha não é apenas uma mãozinha, mas um ator inteiro

wandinha
(Créditos: Netflix/Divulgação)

Como é possível gostar tanto de uma mão que anda sozinha por aí? O Mãozinha sequer fala, mas conquistou os assinantes da Netflix. Por trás do fiel companheiro de Wandinha está o ilusionista americano Victor Dorobantu

A produção optou por contratar um ator para interpretar o quase-mascote da Família Addams. Victor é o dono da mão que dá vida ao personagem e usa uma roupa para captura de movimentos, o que destaca apenas sua mão. Por fim, as cenas de Mãozinha também misturam efeitos especiais e computação gráfica.

(Créditos: Netflix/Divulgação)

 

LEIA MAIS:

 

8. O próprio Tim Burton desenhou o monstro principal da série

Além de diretor executivo, Tim Burton também contribuiu na criação do visual de Hyde, monstro da trama e foco da investigação de Wandinha

(Créditos: Netflix/Divulgação)

Em uma entrevista, o co-showrunner da série, Alfred Gough, disse que Tim não ficou satisfeito com o design original do monstro e que, por isso, decidiu ele mesmo produzir um modelo. “Acho que ficou muito original, criativo e assustador. É exatamente isso que queríamos”, ressaltou Gough.

 

Mas e você? Já sabia dessas curiosidades sobre Wandinha? Então comenta com a gente no Instagram, Facebook e Twitter, e acompanhe o Entretetizei para conferir outras novidades das suas séries favoritas.

 

 

*Crédito da foto de destaque: Netflix/Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!