Cultura e entretenimento num só lugar!

novelas mexicanas

8 novelas mexicanas que marcaram o início dos anos 2000

“Ai, Gabi, só quem viveu sabe…” Relembre as novelas mexicanas que assistimos várias vezes no começo dos anos 2000

Muito chororô, gritaria e romance. O vício de uma geração, as novelas mexicanas se tornaram as queridinhas dos brasileiros através do SBT, canal aberto que vem exibindo centenas de títulos da Televisa ao longo dos anos.

Especialmente na primeira década deste milênio, era muito comum ligar a TV à tarde e se deparar com mais uma das várias reprises de Maria do Bairro, por exemplo.

Amante da cultura latina, o Entretê preparou uma lista especial que relembra as oito novelas mexicanas que mais marcaram o começo dos anos 2000. Confira a seguir:

1. Marimar (1994)

“MA-RI-MAR, ¡AU!” As Marias da Thalía não podiam ficar de fora dessa lista. Apesar de ser de 1994 e ter sido exibida pela primeira vez no Brasil em 1996, Marimar foi reprisada em diferentes períodos dos anos 2000.

Marimar (Thalía) é uma jovem humilde que vive com seus avós em um barraco à beira mar no México. No mesmo povoado, mas em uma situação financeira totalmente oposta, está o jogador de futebol Sérgio Santibáñez (Eduardo Capetillo). Por acaso do destino, a vida dos dois se cruza e Marimar se apaixona pelo rapaz.

A família de Sérgio, no entanto, não está nem um pouco disposta a aceitar a moça. É aí que a vida de Marimar se transforma em um verdadeiro sofrimento, principalmente por causa das maldades de Angélica (Chantal Andere), a madrasta de Sérgio.

Novela mexicana Marimar
(Divulgação/Televisa)

No Brasil, a novela foi exibida pelo SBT em 1996, 1998 (por apenas duas semanas), 2004, 2011 e 2013. Além disso, a trama também foi transmitida pela CNT em 2009. Atualmente, os capítulos da telenovela estão disponíveis no Globoplay.

2. Maria do Bairro (1995)

“¡Y a mucha honra! María la del barrio soy”. Maria do Bairro também é protagonizada por Thalía. Baseada em Los Ricos También Lloran, de 1979, a novela é a última da chamada Trilogía de las Marías, da qual também fazem parte María Mercedes e Marimar.

Maria do Bairro foi um sucesso em diversos países e marcou diferentes gerações de brasileiros. 

A telenovela conta a história de Maria, uma jovem graciosa que, após a morte da madrinha, é acolhida pelo bondoso empresário Fernando de la Vega (Ricardo Blume), patriarca de uma das famílias mais influentes do país.

Fernando leva a jovem para morar e trabalhar na sua mansão, onde Maria se apaixona por um dos filhos dele, o inconsequente Luís Fernando (Fernando Colunga), que muda de vida ao conhecê-la.

Além de precisar lidar com o luto e com sua nova paixão, Maria do Bairro vai precisar enfrentar a hostilidade dos demais moradores da casa. E ainda terá que lidar com Soraya Montenegro (Itatí Cantoral) que, desde a adolescência, quer ficar com Luís Fernando a qualquer custo.

Novela Mexicana Maria do Bairro
(Divulgação/Televisa)

A telenovela estreou no SBT em 1997, emissora que também reprisou em 2004, 2007, 2012, 2013 e 2015.

Atualmente, Maria do Bairro está passando no canal de televisão por assinatura Viva, e também está disponível no Globoplay.

3. Esmeralda (1997)

De Delia Fiallo, Esmeralda é um remake das novelas venezuelanas Esmeralda e Topacio, produzidas em 1970 e 1985, respectivamente. Lançada em 1997, foi exibida no Brasil pela primeira vez entre outubro de 2000 e março de 2001.

https://www.youtube.com/watch?v=J93o7Dvzc90

Na trama, Esmeralda Rosales (Leticia Calderón), uma jovem camponesa que nasceu cega, e José Armando Peñarreal (Fernando Colunga), tiveram suas famílias trocadas logo após o parto. Mas isso eles só vão descobrir 18 anos mais tarde.

Por acaso, os dois se conhecem e, sem saber da troca, eles se apaixonam. O casal, porém, enfrenta a desaprovação do pai de José Armando, Don Rodolfo (Enrique Lizalde). Mal sabe ele que a moça que tanto despreza é sua verdadeira filha.

Novela mexicana Esmeralda
(Divulgação/Televisa)

Em 2004, o SBT produziu uma versão desta telenovela também intitulada como Esmeralda. De Carmen Busana e David Grimberg, a versão brasileira foi protagonizada por Bianca Castanho e Cláudio Lins.

4. A Usurpadora (1998)

Memorável. Esse adjetivo define bem A Usurpadora. De 1998, a novela foi exibida pela primeira vez no Brasil em 1999, sendo reprisada outras sete vezes ao longo dos anos, sendo a última entre junho e novembro de 2022 no canal por assinatura Viva.

Paulina (Gabriela Spanic) é uma jovem inteligente e bondosa que nunca conseguiu terminar os estudos porque tinha que cuidar de sua mãe doente. Trabalhando no banheiro de um clube, ela acaba conhecendo uma mulher idêntica a ela: Paola Bracho.

Ao contrário dela, Paola é uma mulher ambiciosa e maldosa. Casada com Carlos Daniel (Fernando Colunga), quando Paola conhece Paulina, vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de suas chatas obrigações. Então, ela propõe que Paulina se passe por ela na mansão Bracho durante um ano.

Novela mexicana A Usurpadora
(Divulgação/Televisa)

Honesta, Paulina recusa, mas Paola arranja uma forma de praticamente obrigar a jovem a aceitar a proposta. Ao chegar na casa dos Bracho, Paulina percebe como a família foi desestruturada por Paola e, aos poucos, vai mudando a vida deles.

Mas Paulina logo se apaixona por Carlos Daniel e acaba descobrindo que Paola é sua irmã gêmea perdida.

Novela mexicana A Usurpadora
(Divulgação/Televisa)

Sucesso em diversos países, A Usurpadora ganhou diferentes adaptações depois de seu lançamento e foi sucesso de audiência no Brasil. Até hoje, a protagonista Gabriela Spanic mantém uma ótima relação com os brasileiros, que usam as redes sociais para relembrar as cenas e exaltar a produção.

Desde 2021, a telenovela mexicana está disponível no catálogo do Globoplay.

5. Rubi (2004)

Essa novela icônica chegou ao Brasil em 2005, sendo exibida quatro vezes pelo SBT ao longo destes anos. A última reprise foi em 2017.

Rubi foi inspirada na telenovela mexicana de mesmo nome de 1968, que, por sua vez, havia sido inspirada no desenho animado Rubí, criado por Yolanda Vargas Dulché.

Novela mexicana Rubi
(Divulgação/Televisa)

A novela, consequentemente, gira em torno de Rubi (Bárbara Mori), uma mulher disposta a tudo por dinheiro, que estuda em uma universidade privada graças a uma meia bolsa e ao apoio financeiro de sua irmã Cristina (Paty Díaz). 

Ciente de sua beleza, a jovem usa todo o seu charme para conquistar algum homem que possa lhe dar uma vida luxuosa, mesmo que este pretendente seja Heitor (Sebastián Rulli), noivo da sua suposta melhor amiga, a doce e milionária Maribel (Jacqueline Bracamontes). 

Heitor apresenta seu melhor amigo a Rubi: o jovem médico Alessandro (Eduardo Santamarina). Eles realmente se apaixonam. Porém, a protagonista se decepciona quando descobre que Alessandro é pobre. 

É aí que ela entra em um conflito interno para decidir se vai se casar com o homem que ela ama, ou se vai abandoná-lo e tentar conquistar Heitor.

Novela mexicana Rubi
(Divulgação/Televisa)

6. Rebelde (2004)

Rebelde não podia ficar de fora. Mía Colucci, Roberta Pardo Rey, Lupita Fernandéz, Diego Bustamante, Miguel Arango e Giovanni Méndez entraram no coração não só dos brasileiros mas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Rebelde foi uma novela mexicana de sucesso mundial
(Divulgação/Televisa)

O sucesso da telenovela foi além da TV e, em 2005, os seis protagonistas saíram em turnê pelo mundo com a banda RBD, que perdurou até 2009. O grupo é tido até hoje como o de maior êxito do pop mexicano e da América Latina.

Leia mais:

Desde então, o fenômeno nunca mais saiu da boca do povo e, mesmo fora de atividade, manteve fãs-clubes ativos ao longo desses anos. Em dezembro de 2022, no entanto, a notícia mais aguardada veio aí e parou a internet: RBD está de volta!

Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christopher von Uckermann e Christian Chávez anunciaram a turnê Soy Rebelde World. Pois é! Após 13 anos do fim da banda, RBD está com shows marcados no Brasil em 2023. Se for um sonho, não nos acorde.

Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Maite Perroni do RBD.
(Reprodução/Instagram)

Enfim, voltando a falar da novela, Rebelde chegou ao Brasil através do SBT. As três temporadas da produção foram exibidas pela emissora entre agosto de 2005 e dezembro de 2006. O canal pago Boomerang também reprisou a telenovela diversas vezes entre 2007 e 2011.

Produzida pela Televisa e escrita por Pedro Damián, com a colaboração de Iván Cuevas, Pedro Armando Rodríguez e María Balmorí, a novela foi inspirada na obra argentina Rebelde Way (2002), de Cris Morena.

Rebelde foi uma novela mexicana de sucesso mundial
(Divulgação)

Rebelde narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam no prestigiado semi-internato Elite Way School. De diferentes classes sociais e com personalidades completamente divergentes, uma coisa une esses jovens: o amor pela música

Na trama, descobertas dessa fase da vida, as amizades, paixões, os sonhos e muitos conflitos levam esses estudantes a experiências memoráveis.

7. A Madrasta (2005)

La Madrastra estreou no México em fevereiro de 2005 e, três meses depois, em maio, ela também passou a ser exibida de forma inédita no Brasil. Nessa primeira exibição, o último episódio da novela chegou a garantir a liderança de audiência para o SBT. Anos mais tarde, em 2013, a emissora reprisou A Madrasta.

Produzida por Salvador Mejía, a telenovela é uma adaptação da produção homônima chilena de Arturo Moya Grau, que foi ao ar em 1981.

A história começa com uma terrível tragédia que põe fim à viagem de um grupo de jovens. Maria (Victoria Ruffo) escuta um disparo e logo encontra sua amiga, Patrícia, morta. Na confusão, a arma vai parar na mão da protagonista, que acaba condenada à prisão pelo assassinato.

Sem acreditar na inocência de Maria, o marido dela, Estevão (Cesar Évora), pede o divórcio e inventa para os filhos que ela morreu em um acidente.

Todos seguem em frente sem Maria. Até que, 20 anos depois, ela sai da prisão e volta à cidade do México decidida a descobrir o verdadeiro culpado e em busca de vingança.

Novela mexicana A Madrasta
(Divulgação/Televisa)

A protagonista enfrenta os envolvidos na tragédia de 20 anos atrás e assegura que não foi a responsável pela morte de Patrícia, causando um temor em todos, que finalmente percebem ter passado todo aquele tempo convivendo com o verdadeiro assassino.

Depois, Maria acaba se casando novamente com Estevão na tentativa de recuperar o carinho de seus filhos, mas ela não revela sua verdadeira identidade. Por isso, Heitor (Mauricio Aspe) e Estrela (Ana Layeska) a consideram como a madrasta que veio para roubar o lugar da mãe deles que, até então, acreditavam estar morta.

Novela mexicana A Madrasta
(Divulgação/Televisa)

Agora seu coração endurecido por tantos anos de sofrimento e abandono terá que buscar forças para seguir no caminho da justiça… ou do perdão.

8. Cuidado com o Anjo (2008)

“Eres luz que puede tocar este corazón…” 🎶 Cuidado com o Anjo estreou em 2008 no México e foi exibida no Brasil pela primeira vez em 2013, sendo reprisada em 2015 e 2022 no SBT.

Novela mexicana Cuidado com o Anjo
(Divulgação/SBT)

A telenovela, que é protagonizada por Maite Perroni e William Levy, é uma adaptação da produção venezuelana Una muchacha llamada Milagros (1973), de Delia Fiallo.

Criada longe da família biológica, a novela começa com Malu (Maite Perroni) metida numa baita confusão. Ela vai parar na delegacia e é julgada pelo juiz Patrício Valverde (Ricardo Blume), que mais tarde descobre que é seu pai.

No meio do impasse, ela é defendida pelo psicanalista João Miguel (William Levy), por quem se apaixona. Para que a jovem não seja presa, o médico se responsabiliza por ela e a leva para morar em sua casa.

Novela mexicana Cuidado com o Anjo
(Divulgação/Televisa)

O grande conflito, no entanto, é que Malu carrega uma grande dor, que a faz ter pesadelos frequentes: ela foi vítima de agressão sexual anos atrás. E o pior é que o autor do crime pode estar mais perto do que ela imagina.

Cuidado com o Anjo fez muito sucesso entre os brasileiros e ganhou diversos prêmios no México. Maite foi reconhecida pelo TVyNovelas como a melhor atriz juvenil de 2009.

Leia mais:

 

Mas e aí? Bateu saudade da época em que você passava as tardes vendo novela mexicana? Então comenta com a gente no Instagram, Facebook e Twitter, e acompanhe o Entretetizei para ficar por dentro de tudo que rola na cultura latina.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Televisa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!