Hoje é Dia das Crianças e, para não passar em branco, nós fizemos uma lista com cinco filmes imperdíveis para todas as crianças
Para não perder o Dia das Crianças, reunimos cinco filmes que fazem todo o sentido nesta data. Não só para festejar as crianças que conhecemos, mas porque esses filmes também fazem sentido para as nossas crianças interiores e para causar nostalgia.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Lançado durante os primeiros anos do século XXI, Pequena Miss Sunshine conta sobre a família Hoover, e como a pequena Olive sonha em ser miss. Seu treinador é seu avô e para chegar a tempo no concurso de pequena miss, a família se vê obrigada a passar horas dentro de uma kombi amarela que não é lá muito boa.
Com o pai, a mãe, o avô, o tio e o irmão, Olive aprende sobre família, objetivos, dores, frustrações e riscos. E, por incrível que pareça, se divertir é a palavra de ordem.
A gente destaca o momento clássico do filme quando Olive, minutos antes de entrar no palco, se olha no espelho e tenta se ver como uma menina mais magra, mas em seguida ela mesma se elogia.
Luca (2021)
A gente ama um filme da Pixar e é lógico que Luca não poderia ficar de fora desta lista de filmes que toda criança deveria assistir.
Luca é uma criatura do mar que teme os humanos porque foi ensinado que todos os humanos são monstros, mas com uma curiosidade aguçada e um temperamento gentil, ele acaba fazendo amizade com Alberto, uma criatura marinha que adora o mundo humano.
Luca é um filme que debate sobre amizade, família e medos, assim como fala sobre curiosidade e inocência. As crianças podem aprender muito sobre como lidar com sentimentos negativos, que não são nada além de sentimentos e, por isso, precisam existir e serem sentidos.
O Expresso Polar (2004)
Para reviver a magia do Natal que toda criança já sentiu pelo menos uma vez na vida, O Expresso Polar é um filme muito importante para as crianças que fomos e para as gerações que vamos criar.
O filme conta sobre um menino que não acredita em Papai Noel e tenta convencer a sua irmã mais nova de que a magia do Natal não passa de uma farsa inventada pelos adultos e pelas corporações de vendas de brinquedos. Até que, na véspera de Natal, um trem expresso para bem na sua porta. O expresso vai ao Polo Norte, levar algumas crianças para conhecer o Papai Noel.
Embarcar na magia do natal – seja na época do ano que for -, é como restaurar nossa fé no mundo. E, a grande moral de que acreditar tem que ser o bastante, faz com que toda criança aprenda uma valiosa lição: a de ver magia e acreditar no sentimento de esperança.
Viva – A Vida É uma Festa (2018)
É Pixar que não acaba mais! E a gente ama.
Miguel vem de uma família de sapateiros, mas tudo que ele mais quer é ser cantor. Apaixonado pela descoberta de que seu bisavô pode ter sido o famoso músico Ernesto de la Cruz, ele parte para uma aventura no mundo dos mortos, bem no Día de los Muertos.
Encontrar seus entes queridos já falecidos, aprender sobre herança e tradição, e desafiar a si mesmo e seguir seu instinto são algumas das lições mais importantes do filme. Com cores e festejos mexicanos, as crianças aprendem sobre cultura também e, de bônus, conhecem a comemoração do dia dos mortos do país e ainda descobrem artistas que fizeram do México um lugar tão artístico.
A viagem de Chihiro (2001)
Depois de ser obrigada a mudar de cidade, Chihiro se vê presa em uma terra mágica e completamente sozinha, já que seus pais acabam virando porcos logo no início da aventura.
Amadurecimento, autoconhecimento, coragem e confiança são temas centrais, mas a principal lição que Chihiro nos ensina é sobre como lidar com traumas de infância e como fortalecer o caráter e se entender como uma pessoa capaz.
A história é linda e traz a cultura japonesa para bem perto de nós, usando de silêncio e espera para nos mostrar que nem tudo na vida é ação. Em alguns momentos somos só observação. E isso também é válido.
Você ainda revive a sua criança interior ou vai usar as dicas para as crianças da sua família? A gente quer muito saber! Nos conta lá nas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação