Para comemorar o dia da nossa eterna Hannah Montana, o Entretetizei separou algumas fases e épocas icônicas da artista
Yeaaah, it’s a party in the USA! Hoje (23) é dia de assoprar as velinhas para Miley Cyrus que está completando 29 anos. A atriz, cantora, compositora e dona de hits que marcaram gerações nasceu no dia 23 de novembro de 1992, em Nashville. Viveu parte da sua infância e toda a adolescência aos olhos do público sendo uma estrela do Disney Channel e consequentemente a vimos crescer no show business. Podemos dizer que ela sim é uma mulher de fases, e por isso o Entretetizei resolveu listar algumas épocas e fases icônicas na carreira de Miley Cyrus!
The Best Of The Both Worlds
A carreira de Miley com certeza foi marcada por Hannah Montana (2006 – 2011), uma das séries de maior sucesso do Disney Channel. Ela foi escalada para o papel quando tinha apenas 12 anos, mas as coisas não foram tão fáceis assim. Miley contou em entrevista para Kevin Hart que ela e sua família viajavam de carro por 3 dias de Nashville até a Califórnia durante 2 anos, fazendo audições até ela conseguir, de fato, o papel de Miley Stewart/Hannah Montana.
A série foi ao ar pelo Disney Channel em 2006 e a história girava em torno de Miley Stewart (Miley Cyrus), uma adolescente comum, mas que escondia um segredo que somente sua família e seus 2 melhores amigos sabiam: ela também era a estrela pop Hannah Montana. O programa foi finalizado em 2011 na quarta temporada, mas o fenômeno foi tão grande que, além da série, a Disney produziu os filmes Hannah Montana e Miley Cyrus – Show: O Melhor dos Dois Mundos (2008) e Hannah Montana: O Filme (2009). Como se esquecer do hino The Climb?
No dia 24 de março de 2020 foi o dia em que o programa completou 15 anos desde a exibição do seu primeiro episódio em 2006 e, para comemorar, Miley escreveu uma carta aberta em seu Instagram para a personagem.
I got my hands up, they’re playin’ my song
Assim como várias estrelas teens na época, Miley também entrou para a carreira musical. Durante seu tempo na Disney, a artista lançou inúmeros hits como: Party In the USA, The Climb e 7 Things.
A música 7 Things foi lançada em 2008 e faz parte do álbum Breakout. Esse hino marcou o término do namoro entre Miley e Nick Jonas, dos Jonas Brothers. O casal foi um acontecimento na época, quem também lembra? Ela conta no livro Miles To Go (2009) escrito por Hilary Liftin, “É uma canção sobre como eu deveria odiá-lo, mas eu não odeio, e eu não sei porque. É sobre perdoar, não esquecer. Eis como me sinto: é difícil imaginar que o nosso amor é uma história com um fim. Mas sabe, pelo menos eu consigo umas boas músicas sobre isso.” Tradução livre. Em 2020, a música completou 13 anos de lançamento e é claro que Miley não ia deixar passar. Ela fez um post em seu Instagram cheio de graça e memes comemorando a data.
Relembre esse hit da era de ouro da Disney:
Miley Cyrus – 7 Things (Official Music Video)
Outra música que até hoje toca nas festas e os millenials enlouquecem é Party In The Usa. A canção faz parte do EP Time Of Our Lives (2009) e com certeza marcou a carreira de Miley Cyrus. Recentemente, a música voltou a fazer sucesso por conta da vitória do atual presidente dos EUA, Joe Biden. Hit é hit, né mores?
Miley Cyrus – Party In The U.S.A. (Official Video)
E claro, não podemos deixar de falar sobre o hino de superação, The Climb, single da trilha sonora de Hannah Montana: O Filme. Em 2020, a cantora homenageou formandos de escolas e universidades com uma nova versão bem emocionante da canção.
I can’t be tamed
O álbum Can’t Be Tamed (2010) representou uma nova fase da carreira de Miley e foi um divisor de águas. Dessa vez, vimos uma versão mais madura da cantora, o que até causou polêmica por conta do clipe Can’t Be Tamed.
Em comemoração aos 10 anos do álbum, a artista contou em seu Twitter que cresceu no rock n’roll e suas inspirações e influências no processo de composição do álbum foram os artistas que tocavam na jukebox do pai dela, como Nirvana, Joan Jett, Blondie. Seria o Can’t Be Tamed um gostinho do que viria futuramente no Plastic Hearts?
I came in like a wrecking ball!
Durante a era Bangerz (2013), Miley Cyrus era o assunto no mundo pop! O álbum explora bastante o lado pop e hip hop da cantora e conta com participações da estrela pop Britney Spears e dos rappers Nelly, Future, Big Sean, Frech Montana e Ludacris. O sucesso foi tanto que rendeu uma indicação ao Grammy 2015 de Best Pop Vocal Album, mas infelizmente acabou perdendo para Sam Smith.
A artista largou definitivamente a imagem de estrela teen da Disney e entregou Wrecking Ball, um dos maiores sucessos da sua carreira durante essa época. E claro, entregou um clipe icônico que marcou a década! Confira abaixo:
Miley Cyrus – Wrecking Ball (Official Video)
Miley e a atuação
Como muitos já sabem, Miley também é atriz. Além de Hannah Montana, ela também já atuou em diversos filmes e fez participações em séries de tv e do streaming. Então, vamos apenas pincelar algumas de suas interpretações mais marcantes.
Começando por A Última Música (2010), longa que foi adaptação do livro homônimo do autor Nicholas Sparks. Miley interpreta Ronnie, uma adolescente rebelde que se vê obrigada a passar as férias com o pai, com quem não tem boa relação, e a música é a única coisa que pode reconectar os dois.
Em 2012, Miley Cyrus estrelou o filme LOL. Nessa comédia dramática, ela interpreta Lola, uma adolescente que precisa lidar com questões como seu relacionamento amoroso, familiar e as redes sociais. O longa ainda conta com participação de Demi Moore e Ashley Greene.
Teve Miley em Black Mirror também! Ela protagonizou o episódio Rachel, Jack and Ashley Too, no qual interpreta uma super estrela da música, mas que lida com problemas que ninguém imagina. Miley contou em entrevista para a BBC Radio 1 Newsbeat, “essa é uma história de mulheres da indústria da música.” Sem spoilers por aqui, mas quem assistiu ao episódio sabe sobre o que ela está falando.
The Happy Hippie Foundation
Existe uma Miley Cyrus humanitária que poucas pessoas comentam sobre. Em 2014, ela fundou uma instituição sem fins lucrativos, a Happy Hippie Foundation. A ONG procura ajudar jovens em situação de rua, LGBTQIA+ e outras populações vulneráveis, oferecendo apoio, educação e oportunidades de emprego consistentes.
No mesmo ano, Miley ganhou a categoria Vídeo do Ano no VMA, e quem subiu ao palco para receber o prêmio no lugar da artista foi um jovem morador de rua chamado Jessie Helt. Em seu discurso, ele conscientiza sobre as pessoas em situação de rua nos Estados Unidos, “aos 1,6 milhões de jovens sem teto que estão morrendo de fome, perdidos e com medo por suas vidas agora”. Tradução livre. E nesse dia também foi lançada a campanha de financiamento coletivo com a My Friend’s Place, que ajudou a alcançar cerca de 1.500 jovens locais com serviços essenciais, incluindo comida, roupas, terapia artística, treinamento profissional e mais programas. Tradução livre.
Miley Cyrus 2014 VMA Video of the Year Speech
Em 2015, ela fez o especial Happy Hippie Presents: Backyard Sessions, que conta com uma série de apresentações com convidados especiais. O que dizer desse cover maravilhoso de Don’t Dream It’s Over com Ariana Grande?
Vale mencionar que em 2018, Miley lançou uma coleção exclusiva com a Converse, a Pride Collection. Parte da renda gerada com as vendas das peças foi destinada à instituições que apoiam a comunidade LGBTQIA+ de todo mundo, incluindo a The Happy Hippie Foundation.
I might even be a rock star
Miley Cyrus no rock. Foi a gente que pediu sim! No dia 27 de novembro de 2020, ela lançou o Plastic Hearts. Um álbum cheio de influência do pop, do rock e recheado de feats com lendas como Joan Jett e Billy Idol. Claro que não podíamos deixar de mencionar o single Prisoner com a diva pop, Dua Lipa, com uma pegada anos 80 que ficou perfeita!
Vale lembrar que Miley entregou tudo e mais um pouco nesses icônicos covers ao vivo de Zombie do The Cranberries e Heart Of Glass do Blondie! São vocais que vocês querem?
Confira a apresentação ao vivo:
Plastic Hearts estreou em segundo lugar na Billboard 200 e foi a posição mais alta desde o Bangerz (2013), que estreou em primeiro lugar. Sem dúvidas, o álbum marcou a carreira de Miley e provou que ela tem talento de sobra para qualquer coisa que faça.
Em setembro de 2021 ela se reuniu com o Metallica para uma apresentação ao vivo do clássico da banda, Nothing Else Matters. Miley foi uma das convidadas que emprestou sua voz para o projeto The Metallica Blacklist, que comemora os 30 anos de lançamento do The Black Album.
Quem aí também é fã da Miley e lembra de todas essas eras? Conta pra gente nas nossas redes sociais – Twitter, Insta e Face -, e fala qual momento ou época icônica você mais ama!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ RocknBold