Brasil foi o oitavo país que mais tweetou sobre o tema no ano passado
E os kpoppers fazem tudo! Que o gênero musical sul-coreano vem ganhando o mundo, inclusive o Brasil, já não é mais novidade. E é claro que no Twitter não seria diferente. No ano passado foram registrados 7,8 bilhões de tweets sobre o assunto, globalmente, tendo um aumento de 16% em relação a 2020. Parte de todo esse sucesso vem do Brasil, que alcançou o oitavo lugar entre os países que mais tweetaram sobre o tema, e é o sétimo com mais fãs do gênero musical em 2021, de acordo com uma análise feita pela própria plataforma.
A Indonésia lidera, pelo segundo ano consecutivo, a lista de países que mais falou sobre K-Pop, enquanto Filipinas, Coreia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, México, Malásia, Brasil, Índia e Japão completam o Top 10.
A Indonésia também lidera a lista de países com maior número de fãs, seguida por Japão e Filipinas. O Brasil aparece em 7º lugar.
E as armys arrasaram! O BTS ocupou o primeiro lugar de grupos de K-pop mais tweetados globalmente, sendo o show PERMISSION TO DANCE ON STAGE – LA o assunto mais comentado, com mais de 68 milhões de tweets em todo o mundo. E, pelo segundo ano consecutivo, o grupo NCT ganhou o segundo lugar. Além de BLACKPINK e EXO serem apresentados no Top 20, grupos mais novos também conquistaram suas posições, como o TXT, ATEEZ e o Stray Kids.
2021 também provou ser inovador para a quarta geração de ídolos do K-pop. ENHYPEN, que foi o quinto lugar em 2020 na lista de grupos de K-pop em ascensão, foi o terceiro grupo musical mais tweetado em 2021.
Enquanto o alcance do K-pop continuou a render milhares de conversas, o Twitter também foi palco de uma variedade de tweets à medida que dramas, filmes, webtoons e outros tipos de entretenimento coreanos consolidaram seu lugar no cenário mundial. Em particular, os webtoons, transformados em K-dramas, foram abraçados pelo público global, com True Beauty, Sweet Home e Navillera entre os mais tweetados sobre o tema na rede social. A influência do K-pop também teve um papel a desempenhar quando as trilhas sonoras oficiais incluíam artistas famosos de K-pop, dramas e webtoons tiveram um aumento na audiência, como a música de V (integrante do BTS) Sweet Night para Itaewon Class.
Como lugar para fãs e artistas se conectarem, o Twitter também é lar de muitas celebridades das diferentes faces do entretenimento coreano. Além do conhecido rapper Youngji e da atriz Lee SeYoung, estrelas do seriado Street Woman Fighter, como Monika, Honey J e no:ze, iniciaram novas contas na plataforma no segundo semestre de 2021. Com tantos artistas diferentes compartilhando conteúdo regularmente e interagindo com seus fãs por meio do Twitter, a comunidade tornou-se ainda mais diversificada e influente na cultura coreana. Demais, né?!
Conta pra gente qual foi o assunto mais tweetado por você. E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente no perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e no Face!
*Crédito da foto de destaque: divulgação / Entretetizei