Considerada o novo Velozes e Furiosos do México, Dale Gas se tornou a décima série não inglesa mais assistida da Netflix
Muita ação, carros, velocidade e corridas. Dale Gas (Pisando Fundo) é a nova aposta da Netflix, em um gênero não muito comum na América Latina. A primeira temporada já lançada está fazendo sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil.
É fato que quando se fala em corridas ilegais e carros turbinados com nitro, logo pensamos em Velozes e Furiosos, mas agora podemos ter uma produção exclusivamente latina para chamar de nossa.
Não que Velozes e Furiosos não seja uma referência para Dale Gas. Entretanto, a série da Netflix traz elementos culturais marcantes do México, revelando as manhas da rua e a vida do latino.
A fim de conhecer mais sobre essa produção exclusiva, o Entretetizei conversou com Andrés Delgado, o qual interpreta Noche em Dale Gas.
Quem é Andrés Delgado?
O ator mexicano começou cedo no mundo das artes, aos três anos, já observava o irmão nas aulas de teatro e com isso surgiu seu primeiro interesse em atuar.
Andrés Delgado já participou de algumas produções, entre elas No Man’s Land, Compadres e Bonded, a qual tem em seu elenco Jason Patric, Renata Vaca e Ari Lopez.
Durante a entrevista, pergunto a Andrés se ele tem algum personagem favorito e o mais desafiador que foi interpretar. Para ele, Cesar em Bonded foi um desafio, já que era um personagem obscuro, geralmente, tendem a ser complicados e exigem um trabalho pesado para construir o personagem.
Para tornar esse trabalho mais sincero possível, Andrés explica que as mudanças físicas são as mais tranquilas para ele. O ator acredita que o desafio é mergulhar no personagem e saber separar a vida pessoal da ficção.
“Acho que o que tenho que fazer é recorrer a essas milhas ou os quilômetros que existem entre a vida que tem como ator e a vida que tem os personagens. E entender, e trabalhar, e se afundar. Ver como é seu dia a dia e fazer trabalhos de estudos de campo, trabalho de leituras e de referências para se aproximar a eles.”
Em seu novo trabalho, Dale Gas, Andrés precisou se aperfeiçoar também. O ator conta que fez diversas aulas de mecânica para entender melhor o funcionamento dos carros e também nos contou quem é Noche, seu personagem.
“[Noche] … ele é um menino inseguro, um menino impulsivo, é um menino irresponsável, irreverente, a certo ponto carismático, acredito. Sua ingenuidade e sua certa maldade é como uma coisa muito curiosa do personagem, como um equilíbrio de polos de mundos distintos. Tem certas manhas que são da rua, mas também uma parte muito lúcida e muito ingênua também.”
Sobre Dale Gas
Dirigida por Ernesto Contreras, a nova série da Netflix, Dale Gas conta a história de dois amigos, Kike Guerrero (Benny Emmanuel) e Noche (Andrés Delgado). Os dois garotos se conhecem desde crianças e sempre foram apaixonados por carros. Kike, um piloto de carro, e Noche, um mecânico habilidoso, se aventuram nas corridas ilegais para ganhar dinheiro.
Tudo muda quando os dois sofrem um acidente em uma corrida, levando à morte do concorrente, filho de uma família muito poderosa de Monterrey. Para fugir do passado, Kike e Noche se mudam para a Cidade do México, o novo cenário de corridas, carros, roubos e ação.
Com certeza, se você assistiu Dale Gas está curioso sobre como são gravadas as cenas dentro dos carros em alta velocidade. Andrés explica que tem muita emoção envolvida, mas que durante as cenas há sempre um piloto de NASCAR conduzindo os carros.
“A respeito de como se filma, é uma loucura, porque, por um momento, eu percebia que estava no carro, principalmente no primeiro episódio que você pode ver, eu vou ao lado do Kike na corrida e há um “driver”, que é um piloto de Nascar. Mas eu posso ir lá dentro, né? Para assim resgatar o máximo possível. E também é muito emocionante essa parte da ação. E não só as corridas, mas as manobras dos carros ou os giros, essas coisas.”
Velozes e Furiosos do México
Por falar em carros, não passa despercebido na série a semelhança com a grande saga americana Velozes e Furiosos, o filme ganhou destaque no mundo inteiro ao concentrar-se em torno das corridas de rua, assaltos e muita ação.
Pergunto a Andrés como ele se sente ao ver uma série latina ganhar tanto destaque e ser considerada o Velozes e Furiosos mexicano:
“É uma honra, já que Velozes e Furiosos tem um orçamento impressionante para filmar desde o primeiro, são orçamentos em dólares. E, na América Latina, os orçamentos são diferentes, e alcançar essa qualidade, que se parece com aquilo que entrega Velozes e Furiosos, para mim, é impressionante que a gente possa igualar, porque, sem dúvida, os orçamentos e a história do cinema sobre esse gênero é muito diferente, é o primeiro que tem na América Latina com esse estilo.”
Mesmo com um ótimo retorno da nova produção, Dale Gas ainda não tem a segunda temporada marcada. Os fãs precisam pedir muito para a Netflix liberar o “cash” para que possamos ver a continuação da história de Kike e Noche.
“Precisamos de muito mais views, muito mais reproduções. Sobretudo porque é uma série muito cara e acredito que a plataforma, principalmente, publica outro tipo de conteúdo na parte da América Latina. E esperamos que sim, sem dúvida, eu amo que se aposte nesse tipo de história, esse tipo de narrativa que exige outras coisas da direção, do elenco, de todos os departamentos…”
Andrés ainda completa ao dizer que não vemos muito esse tipo de narrativa em produções latino americanas, mesmo que o cinema mexicano e brasileiro seja grande, pouco se aposta em histórias, que muitas vezes, fazem, inclusive, parte da nossa cultura. O ator ainda lembra que o mais perto de uma produção assim já feita, foi Cidade de Deus, um filme brasileiro de 2002.
“México e Brasil tem uma grande cinematografia, né? E o mais perto disso, mesmo que não tenha o assunto dos carros, é Cidade de Deus, a ação que tem esse grande filme. Então sim, esperamos que tenha uma segunda temporada, mas até agora não se confirma nada, a gente entende que fazemos uma, e se funciona, se as pessoas gostam, tem uma boa recepção, com certeza vão publicar uma segunda, mas depende muito, porque Netflix deixou só o público decidir.”
Com dez episódios, Dale Gas já está disponível para assistir na plataforma da Netflix, sempre com muita ação, drama e, é claro, carros.
Assista a entrevista aqui
Gostou da entrevista com Andrés Delgado? Conta para a gente nas nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter — e nos siga para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Netflix