As dez maiores bilheterias do cinema nos anos 2000

Uma década marcada pela popularização das grandes franquias

Na década de 2000, as dez maiores bilheterias do cinema foram dominadas por produções adaptadas de obras de fantasia e aventura como a coleção Harry Potter, escrita por J. K. Rowling, a saga de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, e a franquia Pirata do Caribe, que tem inspiração no brinquedo Pirates of the Caribbean, localizado no parque temático da Disney.

São histórias que marcaram gerações e impulsionaram a indústria cinematográfica nas décadas seguintes, levando ao crescimento na oferta de filmes da saga Star Wars e de filmes inspirados nos super-heróis da Marvel e da DC Comics, por exemplo.

Confira as dez maiores bilheterias dos anos 2000

Imagem: divulgação

Missão Impossível 2

Missão Impossível 2, filme de ação estrelado por Tom Cruise e dirigido por John Woo, foi a maior bilheteria de 2000, arrecadando mais de 546 milhões de dólares. Conta a história do agente secreto Ethan Hunt (Cruise) que reúne sua equipe de agentes para recuperar e destruir um vírus mortal desenvolvido por australianos.

Imagem: divulgação

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O primeiro filme da saga Harry Potter estreou em 2001 e foi a maior bilheteria do ano, arrecadando mais de um bilhão de dólares. 

Conta a história do jovem Harry (Daniel Radcliffe) que vive infeliz com seus tios. Até que ele recebe uma carta convite para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola.

A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

Imagem: divulgação

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

O segundo filme da trilogia O Senhor dos Anéis foi a maior bilheteria de 2002. Dirigido por Peter Jackson, mostra Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguindo a jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel. Enquanto isso, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os Hobbits sequestrados.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Em 2003, o terceiro e último filme da saga O Senhor dos Anéis arrecada mais de 1,146 bilhão de dólares de bilheteria ao mostrar o confronto entre as forças do bem e do mal pelo controle da Terra Média.

O filme traz no elenco Elijah Wood, Viggo Mortensen, Karl Urban, Sean Astin e Cate Blanchett; tem direção de Peter Jackson e roteiro de J. R. R. Tolkien.

Imagem: divulgação

Shrek 2

O longa é uma animação produzida pela DreamWorks e lançada em 2004. Traz no elenco Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, entre outros. Conta a história de Shrek e Fiona, que acabaram de voltar da lua de mel. O casal recebe um convite dos pais da princesa para um jantar no castelo, com o objetivo de conhecer o genro.

Os reis ficaram sabendo que Fiona havia se casado, mas eles ainda não sabem que o grande amor da princesa é um ogro mal-educado, que conta com um burro falante como melhor amigo.

Imagem: divulgação

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter arrecadou mais de 896 milhões de dólares em 2005 com a quarta produção da franquia. Dirigido por Mike Newell e distribuído pela Warner Bros. Pictures, o longa mostra o Torneio Tribruxo, entre as três maiores escolas de magia, pelo Cálice de Fogo.

Apenas cinco dias após seu lançamento, o filme arrecadou mais de 102 milhões de dólares, foi o terceiro maior registro do primeiro fim de semana para um longa da franquia.

Imagem: divulgação

Piratas do Caribe: O Baú da Morte

O segundo filme da saga do capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) chegou aos cinemas em 2006 e arrecadou 1,066 bilhão de dólares de bilheteria. Em Piratas do Caribe: O Baú da Morte, Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador Weatherby (Jonathan Pryce), está prestes a se casar com o ferreiro Will Turner (Orlando Bloom). Porém o evento é atrapalhado pela ameaça de Davy Jones (Bill Nighy), o capitão do assombrado navio Flying Dutchman, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow, amigo do casal. 

Temendo ser amaldiçoado a uma vida após a morte como escravo de Jones, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para escapar da ameaça.

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

O terceiro filme da franquia foi a maior bilheteria de 2007 contando as aventuras do capitão Jack Sparrow, que precisa ser resgatado por Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geoffrey Rush) para que o trio derrote o navio-fantasma Flying Dutchman, que está sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport).

Nesta aventura, eles partem para Cingapura na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará o resgate de Jack. Porém, o trio precisa enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng (Chow Yun-Fat).

Imagem: divulgação

Batman: O Cavaleiro das Trevas

O longa, dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2008, é baseado nos personagens da DC Comics. Na trama, os criminosos de Gotham City têm muito o que temer após dois anos do surgimento de Batman (Christian Bale). Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. 

Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o homem-morcego. A produção arrecadou 1,006 bilhão de dólares de bilheteria.

Imagem: divulgação

Avatar

Dirigido por James Cameron, Avatar é um filme de aventura e ficção científica que conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), que ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa “Avatar” em substituição ao seu irmão gêmeo falecido. 

Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos, que desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos. Isso que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras.

Avatar não foi apenas a maior bilheteria de 2009, mas ainda é considerado a maior bilheteria da história, com a arrecadação de 2,847 bilhões de dólares.

Qual o seu filme favorito? Você assistiu todos? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook

 

 

*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!