Em entrevista ao Entretetizei, o diretor turco Altan Dönmez conta como foi dirigir a dizi protagonizada por Hande Erçel e Kerem Bürsin e que abriu as portas da Turquia para o mundo
Altan Dönmez é um diretor turco nascido em Istambul. Há mais de 10 anos no mercado audiovisual, conta com inúmeros projetos de sucesso em seu currículo, com destaque para Esperando O Sol (Günesi Beklerken), de 2013, o qual recebeu o prêmio de Melhor Diretor no 41º Golden Butterfly Awards — maior premiação de TV, Música e Cinema da Turquia, além de O Preço da Paixão (Siyah Beyaz Ask), de 2017, Bir Deli Rüzgar (2018) e Dİlek TaŞi (2023).
Seu mais recente trabalho, foi na dizi Ne Gemiler Yaktım, que contou com Deniz Baysal e Devrim Özkan como protagonistas. “Foi um projeto que fizemos com muito prazer. Tinha uma mensagem importante. As mulheres devem apoiar umas às outras e devem sempre se ajudar”, comenta o diretor.
Mas foi a dizi Sen Çal Kapımı (Será Isso Amor?), dirigida por Altan Dönmez, que chamou a atenção do mundo e abriu as portas da Turquia para o ocidente, especialmente para o Brasil. Protagonizada por Hande Erçel e Kerem Bürsin, o enredo percorreu a história da menina Eda Yildiz, que foi para a cidade grande (Istambul) em busca do sonho de estudar arquitetura.
+ 5 séries turcas para assistir nos streamings
Lá, ela encontra Serkan Bolat, um famoso e rabugento arquiteto que, acidentalmente, tira a bolsa de estudos da menina e nunca mais consegue viver sem sua presença. Essa linda e confusa história de amor, até hoje, é lembrada e muito amada pelos fãs espalhados pelo mundo, com roteiro, fotografia e direção para lá de especiais.
Em entrevista para o Entretetizei, Altan Dönmez comenta sobre a experiência de dirigir essa obra de sucesso: “Como diretor de Sen Çal Kapımı, posso dizer que a harmonia dos atores, seu senso de propriedade com a obra e a contribuição e apoio da produção no set foram muito importantes para mim”.
+ Conheça os motivos para assistir a série turca Sen Çal Kapimi
Leia a seguir a entrevista completa, onde o diretor comenta sobre Sen Çal Kapımı, o mercado das dizis e deixa um spoiler especial para os fãs de Kerem Bürsin (leia até o final):
Entretetizei: Olá, Altan. Primeiramente, gostaria de agradecer pelo tempo em responder nossas perguntas. Somos um portal brasileiro de entretenimento e acompanhamos e divulgamos as dizis turcas. Como um diretor turco, como você, avalia esse crescimento global no consumo das produções turcas?
Altan: Olá, obrigado. Acho que é porque a emoção está em primeiro plano. É por isso que toca os corações onde quer que seja assistida.
E: Sen Çal Kapımı (Será Isso Amor?) foi um grande divisor de águas para que as dizis fizessem sucesso no Brasil. Até hoje, inúmeras pessoas estão assistindo a dizi pela primeira vez e ela segue sendo um sucesso na HBO MAx Brasil. Pode comentar como foi dirigir esse fenômeno? E na sua opinião, por que Sen Çal Kapımı segue em alta?
A: Como diretor de Sen Çal Kapımı, posso dizer que a harmonia dos atores, seu senso de propriedade com a obra e a contribuição e apoio da produção no set foram muito importantes para mim. A câmera registrou essa energia e harmonia, transferiu para o público, e o resultado foi um trabalho de sucesso em que o público sentiu os mesmos sentimentos dos atores. É por isso que teve resposta em muitos países.
E: Como eram os dias no set? Pergunto porque Hande e Kerem são um dos atores turcos mais queridos em toda a América e seguem crescendo na profissão. Além disso, o conjunto dos protagonistas e todo o elenco, conquistou nossos corações.
A: Os dias no set foram uma alegria que fará muita falta. Hande e Kerem foram parceiros maravilhosos, a energia deles era incrível. Todo o elenco é composto por atores importantes e de muito sucesso na Turquia. Eles adoraram seus personagens e acrescentaram a eles, dando uma grande contribuição ao tema da série.
E: Sabemos que a produção de uma dizi é diferente dos outros lugares do mundo. Pode explicar para a gente como é esse processo na visão de um diretor? E quais as vantagens e desvantagens da intensa rotina de gravação?
A: É definitivamente uma desvantagem. Nosso horário de trabalho é muito longo. 6 dias com equipe dupla e 140 minutos não é algo que possa ser feito. Ninguém pode mostrar cem por cento nessas condições. Não pode haver vantagem nessas condições. O máximo que pode acontecer é ter que aprender a fazer um trabalho de qualidade em pouco tempo.
E: Recentemente, o Brasil fechou novos acordos com a Turquia. Alguns críticos acreditam que poderemos ver produções feitas cada vez mais em conjunto, até mesmo com intercâmbio de profissionais. Como você enxerga isso?
A: Boas oportunidades para Brasil e Turquia, porque os dois povos são muito parecidos, de sangue quente e sinceros. É impossível que bons projetos não surjam dessa energia.
+ Crianças marcantes de novelas turcas
E: Ainda sobre novelas, a Turquia já venceu o Brasil no Emmy Internacional duas vezes: uma vez com Kara Sevda, e outra com Yargı. Para nós, isto mostra a grande mudança no comportamento e consumo de novelas no mundo. Nossas novelas têm apenas 50 minutos mas não alcançam mais a audiência de antes. Como você enxerga isso tudo?
A: A busca dos telespectadores pode mudar, acho importante diversificar os projetos. Ainda existem muitas séries de TV brasileiras cujos nomes não consigo esquecer. O Brasil é um dos países líderes neste quesito.
E: De todos os seus trabalhos, qual foi o mais emocionante e o mais desafiador, e por quê?
A: O nível de entusiasmo e dificuldade de cada novo projeto que inicio é o mesmo. Essa é a parte mais agradável do nosso trabalho, tudo começa do início em cada projeto. Quando leio o roteiro, é muito importante, para mim, sentir vontade de contar essa história o quanto antes.
E: A dizi Ne Gemiler I Burnt acaba de ser concluída. Como foi trabalhar neste projeto? Quão importante é a história da série?
A: Foi um projeto que fizemos com muito prazer. Tinha uma mensagem importante. As mulheres devem apoiar umas às outras e devem sempre se ajudar. Tentamos transmitir isso ao público.
E: Se você pudesse dirigir uma nova dizi agora, qual seria o enredo e quais os nomes que escolheria para integrar o elenco principal?
A: Seria Atatürk e a Guerra da Independência. Não consigo distinguir entre todos os atores com quem trabalhei e o quão valiosos eles são.
E: Para terminar, o que podemos esperar para 2024? Pode nos dar algum tipo de “spoiler”?
A: Podemos ter uma surpresa com Kerem.
O que achou do nosso papo com o diretor Altan Dönmez? Conta pra gente por aqui e siga o Entretetizei nas redes sociais – Insta, Twitter e Face – para ficar por dentro de todas as novidades no mundo do entretenimento.
Leia também:
+ Vem aí: Confira os remakes que já estão em produção na Turquia
+ Série turca Amor na Ilha estreia em plataforma de streaming
+ Conheça Yalı Çapkını, série que está colocando a Turquia toda na frente da TV
+ Conheça a série turca Yargı: Segredos de Família
+ 5 novelas turcas para acompanhar no TNT Novelas
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Fox TV