Foto abertura
Foto: Reprodução/Getty Images

Especial | Aniversário Sarah Jessica Parker

A influência da icônica personagem Carrie Bradshaw de Sex and the City na cultura pop e moda dos anos 90 e 2000

A série Sex and the City (1998-2004), adaptação da coluna homônima de Candace Bushnell, para a HBO, revolucionou o mundo das séries de televisão da década de 1990 com a  sua ousadia e trouxe personagens únicas à vida. Mais especificamente, o famoso quarteto formado pelas amigas Carrie Bradshaw, Charlotte York, Miranda Hobbes e Samantha Jones.

Neste especial, em homenagem ao aniversário de 59 anos da atriz Sarah Jessica Parker, falaremos mais sobre a protagonista da série e líder do grupo interpretada por ela: Carrie Bradshaw.

Gig: Reprodução/Tenor
Carrie: uma típica mulher nova-iorquina
Foto abertura
Foto: Reprodução/Getty Images

Carrie é uma típica mulher nova-iorquina, equilibrando seu trabalho, sua vida amorosa e suas amizades e, claro, sempre com muito estilo. Ela é uma colunista e autora de livros sonhadora e apaixonada por moda, escrevendo sobre o seu cotidiano e sua jornada divertida e desafiadora como mulher solteira ao lado das amigas. 

Seja pela sua paixão pelo mundo da moda, especialmente sapatos Manolo Blahnik e looks memoráveis, pelas suas reflexões, tiradas inteligentes, pelos seus cabelos ondulados e olhos azuis, suas desilusões amorosas ou pelo seu drink de escolha, um Cosmopolitan, Carrie é uma personagem marcante. 

Ao longo do tempo de exibição da série, o público feminino da época se identificou amplamente com a personagem, das suas características aos seus dilemas até aos seus dramas. O fato de Carrie e suas vivências serem altamente relacionáveis contribuíram diretamente para o sucesso da personagem e da série. Muitas mulheres solteiras na faixa dos 30 anos enfrentavam situações semelhantes àquelas vividas pela protagonista.

Carrie é única por simultaneamente abraçar e rejeitar estereótipos: tem seu próprio apartamento, mas gasta boa parte do salário com sapatos caros; é uma mulher forte e confiante, mas tem seus defeitos e falha constantemente; encontrar o amor de sua vida é uma meta tão importante quanto obter sucesso na carreira. 

Ela nos mostrou que é possível ser segura de si e independente, mas ao mesmo tempo ser leve, divertida, feminina, se questionar, e, mais importante, se dar o luxo de ser imperfeita.

Viver a personagem por tantos anos foi uma experiência marcante para Sarah Jessica Parker. “É uma vida que vivi paralelamente à minha”, contou a atriz em entrevista à revista Elle.

Moda

Sarah Jessica Parker sempre teve uma ligação direta com a moda, trazendo seu estilo pessoal para seus personagens, sobretudo Carrie Bradshaw, que interpretou por muitos anos. Associando seu estilo pessoal ao talento da figurinista Patricia Field, a diva se tornou uma inspiração para a moda, it girls e fashionistas.

 

Ao longo da série Sex and The City, dos filmes e do revival And Just Like That, a personagem exibe seu estilo divertido, ousado, excêntrico e cheio de personalidade, misturando estampas, tecidos, modelos e recortes. Ao falar de Carrie Bradshaw, pensamos em bermudas boyfriend, jardineiras, vestidos slip-on, cardigans, tutus de balé, casacos de pelo falso, botas, saltos, lenços, acessórios dramáticos e, em resumo, combinações únicas.

Foto: Reprodução/Getty Images

Conforme aponta artigo do site Steal the Look:

“Sua capacidade de transitar por vários estilos e misturar mil referências sem medo de aventura também era reflexo de uma personalidade expansiva, comunicativa e que passeava tranquilamente por vários grupos de estilo e de amigos, sem abrir mão dos clássicos”.

Foto: Reprodução/HBO

Uma das características mais interessantes dos looks da personagem é justamente o fato de traduzirem sua versatilidade e personalidade ousada, transgressora e comunicativa. Talvez seja por esse fator que suas escolhas fashionistas tenham se tornado tão icônicas e sejam referência de moda até os dias atuais.

Foto: Reprodução/HBO

Assim, como podemos constatar ao longo desse especial, Carrie Bradshaw definitivamente foi uma das figuras mais importantes no entretenimento dos anos 1990 e 2000, impactando ainda hoje a moda e a cultura pop.

Gostou do Especial? Quer ficar por dentro de conteúdos sobre Sex and the City e Just Like That? Siga o Entretetizei para conferir todas as novidades do entretenimento em nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.

Leia também:

5 Mulheres que mudaram o curso da moda para sempre

Especial | Aniversário de Sarah Jessica Parker: 7 produções icônicas para comemorar a data

Relembrando sucessos: Sex and the City: O Filme

Texto revisado por Doralice Silva

 

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!