Coloque na sua lista e se divirta com as suas cores vibrantes, diálogos divertidos e cenas de ações intensas de cada um deles
A cultura japonesa é muito consumida ao redor do mundo, sendo famosa desde a culinária até a tecnologia. Dessa forma, os animes, principalmente os animes japoneses, também se tornaram populares. Eles começaram a ser produzidos nos anos 1960 e se tornaram um sucesso não apenas no Japão, mas no mundo inteiro. Atualmente, qualquer pessoa pode assisti-los nos streamings, na televisão ou por aparelhos eletrônicos.
Geralmente, são desenhados à mão e depois animados para virar séries que podem ter diversas temporadas. Suas características são cores vibrantes, diálogos divertidos e cenas de ações intensas. Também costumam se basear nos mangás, conhecidos como os quadrinhos japoneses.
E engana-se quem pensa que tudo é igual: cada anime possui a sua estética, que ajuda o público a criar uma identificação com aquele conteúdo específico.
Veja alguns:
Shonen – destinados para aqueles que gostam de ação e aventura;
Shoujo – mostram as dificuldades, os dramas e preocupações das meninas durante a adolescência. Normalmente focam no primeiro amor, o primeiro beijo, entre outras situações;
Seinen – tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas.
Agora que você aprendeu mais um pouco para se tornar uma otaku – termo que descreve os fãs da cultura japonesa – é hora de conferir a lista com cinco animes japoneses que você pode gostar.
- Sailor Moon (1992-1997)
Conta a história de Usagi Tsukino, estudante do ensino médio que descobre por meio da Luna, uma gata falante, que ela é uma guerreira mágica. Ela e suas amigas irão se tornar heroínas que representam a lua e os planetas. A maioria dos elementos do anime são bastante influenciados pela astrologia e mitologia. E a série ainda inspirou o clássico desenho O Clube das Winx (2004-2019)!
- One Piece (1999-presente)
Monkey D. Luffy e sua equipe de piratas acreditam na lenda do tesouro deixado por Gold Roger e navegam por oceanos fantásticos e ilhas exóticas na esperança de encontrá-lo. Caso consigam, Luffy poderá proclamar para si o título de Rei dos Piratas.
- Naruto (2002-2007)
Naruto Uzumaki é um órfão que cresceu sendo odiado pela maioria dos habitantes da vila Oculta da Folha. Desde o nascimento, ele é o portador da Raposa de Nove Caudas (Kyuubi), uma criatura mágica que atacou a vila no passado e agora está selada dentro dele.
Apesar das adversidades, Naruto possui um coração bondoso e seu sonho é um dia se tornar o Hokage, o protetor da vila. O personagem faz parte do time sete, composto por Sasuke Uchiha, Sakura Haruno e seu sensei, Kakashi Hatake, e juntos eles irão encarar diversas missões.
- My Hero Academia (2016-presente)
O anime My Hero Academia se passa em um mundo onde cada pessoa tem habilidades especiais e, normalmente, esses poderes começam a aparecer aos quatro anos, sendo bastante improvável que alguém tenha as mesmas habilidades que outra pessoa. O anime é inspirado em histórias dos super-heróis como da Marvel e DC Comics, tanto que alguns dos personagens decidem seguir carreira de heróis para combater o crime e resgatar civis.
Dessa forma, é apresentando para o público Izuku Midoriya, um jovem que nasceu sem poderes. Mas, após ajudar um super-herói ferido, ele recebe sua individualidade e entra para a Academia de Heróis, uma escola que ensina a como se tornar um profissional na área.
- Ataque dos Titãs – Shingeki no Kyojin (2013-2023)
O público conhece um mundo onde a humanidade luta contra titãs, criaturas gigantes que matam e devoram pessoas. Para se sentirem seguros, os humanos construíram três muralhas enormes, porém, tudo muda quando um titã as derruba.
Esse anime é muito popular por ter cenas de ação e tratar temas profundos, além de ter personagens complexos. Ele passa por caminhos inesperados, abordando temas como guerra, genocídio, entre outros.
Quais desses animes japoneses você ficou com vontade de assistir? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Twitter e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.
Leia também: City pop: conheça um dos gêneros musicais mais famosos do Japão
Texto revisado por Carolina Carvalho