Descubra como os tapetes turcos podem dar vida ao seu ambiente com elegância, tradição e uma história de gerações
Sendo assim, uma tradição desde 7000 a.C, os tapetes turcos, associados à região de Anatólia, possuem uma história repleta de ancestralidade, diversidade e que traz a tapeçaria cultural para os tempos modernos. A arte da tecelagem vem desde milênios, por exemplo, na época das cavernas, com vestígios das civilizações bizantinas, curdas, turcas, armênias e caucasianas. Diversas civilizações tinham o costume de tecer tapetes e até mesmo carpetes, usando lã de ovelha, algodão e corantes naturais para tingi-los.
Historicamente, na Europa, os tapetes chegavam na época Renascentista como arte, considerados símbolos de luxo e riqueza. No entanto, o que era visto com admiração e tradição, passou a ser ameaçado: começaram a usar tintas sintéticas e a produzir em massa. Entretanto, pra tudo tem um jeito; graças às iniciativas da galera, a tradição dos tecidos de Anatólia voltou, preservando as tradicionais técnicas passadas de geração para geração.
Seu significado
Na tapeçaria turca, seus símbolos carregam significados que representam toda uma história e, são elementos que possuem valores para a vida toda. De fato, os símbolos nos tapetes, feitos totalmente à mão, simbolizam muito além do estético pois referem-se aos desejos, às experiências pessoais, às expectativas e crenças das antigas sociedades. Dessa forma, são um patrimônio que conta a vida dos turcos que remonta a séculos, e nos conectam aos ancestrais.
Por exemplo, este tipo de tapete é muito comum na região da Anatólia. Seus estilos são bem diferentes, com estampas fora do comum e cores chamativas. Além disso, possuem características únicas.
O artesanato
Os tapetes turcos são uma verdadeira obra de arte. Em primeiro lugar, eles são fabricados à mão por artesãos já experientes, que utilizam técnicas passadas de geração para geração. Cada nó é feito individualmente, para que os objetos resistam durante séculos, e sejam passados de neto para filho. Tradicionalmente, são feitos tradicionalmente com lãs, material que dura para a vida toda. No entanto, também existem lugares que fabricam tapetes de seda.
O design
Seus designs são diversos e possuem uma gama de estampas. Por exemplo, utilizam formas geométricas, floridas, figuras de animais e, de alguma maneira, representações simbólicas. As cidades como Hereke, Usak (Oushak) e Kayseri possuem estilos diferentes de tecer. Dessa forma, cada região reflete em seus tapetes suas culturas e histórias, consequentemente passando uma mensagem para quem tem o privilégio de vê-los.
Suas cores
A paleta de cores também é uma característica importantíssima da tapeçaria. Além disso, cores vibrantes, alegres e que contrastam, como o azul e o vermelho, fazem toda a diferença. Por outro lado, para manter a tradição, são utilizados corantes naturais para tingir os tecidos. Curiosamente, utilizavam plantas e insetos para os corantes dos tapetes.
É colecionável
Muitos colecionadores e amantes da cultura turca pagam uma nota só para ter os tapetes mais antigos. Além disso, como o design, as cores e a história são diferenciadas, passando todo um legado, consequentemente, esses tapetes podem atingir preços exorbitantes no mercado de arte e antiguidades no mundo todo.
Variedade de tapetes turcos
Existe uma diversa gama de tapetes turcos, com estilos, designs e técnicas completamente diferentes, além disso representando cada região e também dando um toque especial com traços únicos. Por exemplo, existem os Tapetes Kilim, os Tapetes Usak, os Tapetes de Anatólia, os Tapetes Hereke e os Tapetes de Oração.
Tapetes Kilim
Os Tapetes Kilim são tapetes planos, com uma superfície lisa, além de serem muito comuns na região da Turquia, Irã, Ásia Central e Oriente Médio. Na sua confecção, entrelaçam os fios com cores diferentes de maneira firme a fim de manter um design único. Assim sendo, esse tapete é muito utilizado para revestimento de pisos, tapeçarias de parede ou até mesmo em orações. Por fim, os padrões geométricos se destacam.
Tapetes Usak
Com tons claros e pastéis, e estampas florais ou estampas com símbolos de medalhões enormes em sua grande parte, os Tapetes Usak são da região oeste da Turquia, na cidade de Usak. Consequentemente, são bem famosos por serem artísticos e elegantes.
Tapetes Hereke
De forma geral, os Tapetes Hereke são objetos que apresentam padrões ousados e demorados com um toque especial de seda. Consequentemente, eles têm uma qualidade única e um acabamento perfeito. Ademais, são da cidade de Hereke, em Istambul, e historicamente eram feitos para os palácios otomanos.
Tapetes de Anatólia
Um fato curioso, é que os Tapetes de Anatólia são basicamente um termo para classificar, ou seja, abranger todos os tapetes da região de Anatólia, na Turquia. Então, é uma quantidade infinita. Consequentemente, é uma quantidade infinita. Eles variam no design, nas cores, no tamanho, no estilo e nos significados. É um combo com várias histórias da região, contada de geração para geração.
Tapetes de oração
Bom, como o nome já diz, os Tapetes de Oração são usados para as orações islâmicas. Além disso, nos tapetes você encontra o desenho mihrab, um nicho de oração, em uma ponta, indicando a direção de meca (determinada a partir da direção do Sol quando o Sol está diretamente acima da Caaba). Por outro lado, como a Turquia é enorme, existe uma gama de variedade desses tapetes, com estilos únicos e diferentes.
Onde encontrar?
Você consegue encontrar esses tapetes ricos em história e cultura em diversos lugares, como no Grande Bazar em Istambul por exemplo, que é um dos mais famosos e tradicionais do mundo; além disso, no Distrito de Sultanahmet em Istambul onde o bairro fica perto de locais históricos imperdíveis como a Hagia Sofia e Mesquita Azul; por outro lado, em lojas online que, mesmo não oferecendo a mesma experiência, são uma opção caso você não possa viajar até a Turquia, é uma opção.
Os tapetes representam uma rica tradição cultural, transmitida por gerações e simbolismos. Cada peça conta uma história, conectando o presente às raízes antigas da Anatólia. Sua beleza e significado fazem deles verdadeiras obras de arte, colecionadas e admiradas em todo o mundo. Portanto, seja pela estética ou pelo valor histórico, os tapetes turcos permanecem como ícones de uma herança atemporal.
Qual tipo de tapete turco você gostaria de ter? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e Bluesky — para saber mais sobre a cultura turca.
Leia também: Mahassine Merabet: a atriz que é revelação no mundo nas dizis
Texto revisado por Karollyne de Lima