Reprodução: Universal Music Brasil

Bruno Caliman lança seu primeiro álbum em formato de filme

Alter & Eu foi gravado no mesmo local do filme E.T. – O Extraterrestre, de Spielberg

Reprodução: Facebook – Bruno Caliman

Na última sexta-feira (16), Bruno Caliman lançou seu primeiro álbum audiovisual em formato de filme, intitulado Alter & Eu. Inspirado em videogames, o longa é composto por um roteiro acompanhado de nove músicas do compositor.

Bruno Caliman é cantor, roteirista e é a maior referência do país em composição, posto que mantém desde 2015. Com cerca de 150 sucessos gravados, ele possui canções interpretadas por Alcione, Luan Santana, Bruno & Marrone e entre muitos outros.

Foto: Léo Bittencourt

Ele compôs canções conhecidas, como Te Esperando (Luan Santana), Domingo de Manhã (Marcos & Belutti) e Camaro Amarelo (Munhoz & Mariano), composições que marcaram momentos importantes da música sertaneja.

Dessa vez, o baiano de Itamaraju vem com uma proposta totalmente diferente. Com um longa-metragem inteiramente pensado por ele, Caliman busca sinais do universo e principalmente dentro de si mesmo.

Em coletiva de imprensa pela Universal Music Brasil, Bruno conta que o repertório do álbum não é somente a trilha sonora do filme, mas também possui uma função específica no roteiro: “Essas canções estão amarradas, elas respondem a questionamentos propostos no enredo do filme.”

Sobre Alter & Eu

O longa conta a história de um autor em conflito com seu ‘eu’ criativo e sua fixação por descobrir vida fora da terra, levando a mensagem de superação, fé, amor e principalmente, de que não estamos sozinhos.

Confira o trailer:

As gravações ocorreram entre setembro e outubro de 2019, em Lake Tahoe, na Califórnia. Esse é o mesmo set do grande sucesso de bilheteria E.T. – o Extraterrestre, dirigido por Spielberg e lançado em 1982, filme do qual Bruno é grande fã e que serviu de referência para Alter & Eu: “Eu sou fissurado no E.T., foi a primeira vez que entrei no cinema.”

Reprodução: Adoro Cinema

“Nesse filme, talvez eu tenha matado a minha vontade de ser o Elliot, o garotinho que contracena com o E.T. Talvez eu tenha rebuscado aquele personagem em mim, personagem que tem a ver com a esperança do mundo em alguma coisa maior do que nós mesmos.

Porque a minha música Satélites é como se os ETs  falassem pra gente – Todos os satélites da terra vão buscar sinais do nosso amor.

Então é como se eles dissessem que estão chegando, e que nós vamos pegar novos sinais e as coisas vão melhorar. Tenha uma nova esperança. A luz do E.T. acendeu e o Elliot viu. Meio loucura, mas é por aí”, explica.

O longa é dirigido por Guilherme Dalzoto, com fotografia de Santi Viega, produção musical de Lucas Santos e atuação magistral do ator Enzo Romani.

O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Bruno Caliman, e cumpre com clareza o conjunto das canções a uma história que se mantém atrativa ao longo dos 60 minutos.

“O roteiro precisava tocar em alguns pontos da vida que eu queria, e esse desenrolar levou a essas canções. Eu precisava falar de como hoje nós estamos julgamos as pessoas, sobre o amor, a paixão e a solidão”, explica ele.

Apesar de não ser a ideia inicial, as filmagens ocorreram nos Estados unidos. “Íamos gravar em São Paulo, em um cenário onde eu iria ser um cara depressivo dentro de um quarto escrevendo canções. Esse era o roteiro, já estava tudo certo. Até que um amigo meu ligou da Califórnia, e me chamou para gravar lá.”

“Refiz o roteiro no avião, fiquei 12 horas escrevendo, não deixei a pessoa que estava do meu lado dormir. Quando coloquei o pé em São Francisco, eu já estava com o roteiro pronto. Foi assim, loucura total”, completa o compositor.

Novo formato

O novo projeto do cantor é uma aposta pioneira no mercado musical. Nomeado por ele como DVD Modo história, o formato mistura música e cinema.

Caliman explica que queria fazer algo diferente do formato convencional de DVD show: “Eu fiquei matutando uma ideia de formatar um produto que fosse legal, tanto para escutar a canção, quanto para mergulhar na história também.”

Inspirado nos novos games, o cantor observou que eram mais atraentes os jogos que, durante as partidas, incluíam cenas de uma história roteirizada com personagens distintos e conflitos.

E por isso, ele pensou em contextualizar as duas coisas. “Minha proposta foi criar algo que as pessoas se apegassem às canções, mas ao mesmo tempo à uma história que corria paralela linear”, comenta.

A estrutura do filme mantém a forma usual do cinema industrial com início, plot twist e encerramento da trama e dos dois personagens. 

Bruno acredita que esse formato é mais uma forma do artista se colocar, e por isso, vai ser adotado por grande parte dos cantores. “Eu tenho uma defasagem de no mínimo 15 anos de carreira, são mais ou menos 200 canções que eu deixei de gravar nesse tempo.” 

Como que eu vou me explicar apenas nas canções? Foi então que eu escrevi um roteiro para as pessoas entenderem mais ou menos como a minha cabeça funciona”, detalha Bruno.

Lançamento 

A divulgação do novo projeto de Bruno Caliman está a todo vapor nas mídias sociais. O cantor envolveu diversos artistas em um jogo de suspense e diversão.

Confira:

https://www.instagram.com/p/CGF1nZvHbxL/

Alter & Eu foi disponibilizado na íntegra da Apple Music, com exclusividade, no dia 16 de outubro, mesma data em que todas as faixas do álbum chegaram às plataformas digitais.

Fazem parte do repertório as músicas: Espelho, Colar de estrelas, Ray Ban, Plaza Hotel, Amuleto, Kala Ma Hayo, Navio sem mar, No meio da rua, Quanto vale um beijo e a música de encerramento, Satélites.

No dia 30 de outubro, o filme chega ao canal oficial de Bruno Caliman no YouTube, onde o público poderá acompanhar a saga dos dois amigos sob a fórmula infalível e envolvente do “Calimanismo”, termo criado para identificar o modo de “compor como Caliman”, cheio de criatividade e com a estrutura de roteiros.

 

Mas e você? Quer ver mais notícias de entretenimento? Acompanhe o Entretetizei no Twitter e no Instagram.

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!