Artistas negros que são jovens, mas já conquistaram seu espaço nas telas, e estão prometendo muita coisa boa
Por muito tempo, artistas negros estavam fadados a serem personagens sem história, sem personalidade, extremamente estereotipados, e muitas vezes sem nome. Esse foi o caso, por exemplo, personagem Mammy, interpretada pela Hattie McDaniel, de O Vento Levou: apesar de ter ganhado o Oscar, não teve nenhuma construção de personagem e muito menos um nome, pois a expressão era usada para designar mulheres que eram escravas de casa, aquelas que eram “quase da família” e deveria dedicar-se à família branca.
Felizmente, a comunidade negra vem conquistando seu espaço extremamente merecido na indústria cinematográfica, quebrando estereótipos. Por isso, a equipe do Entretetizei, em parceria com a Gabriela Carvalho do instagram Película Negra elaborou uma lista de artistas negros em ascensão. Ou, como diria Nina Simone, “Young, gifted and black”. Confira:
Indya Moore
Indya é atriz, modelo, roteirista e ativista do Bronx, New York. Em 2019 foi nomeada para a lista das 100 pessoas mais influentes do ano do New York Times, e é a primeira personalidade transgênero a ser capa da revista Elle. Primeiramente, na televisão estreou em Pose (desde 2018), série de Ryan Murphy, como Angel, uma jovem transexual que busca seu lugar na Nova York dos anos 1980. Depois, No cinema estreou em Saturday Church (2017), um drama musical, como Dijon. Também atuou no filme Queen & Slim (2019) e no filme da Netflix Manual de Caça a Monstros (2020) como a personagem Peggy Drood. Além disso, ela também vai estar no filme de terror Escape Room 2, que tem estreia em 2021.
Asante Blackk
Asante Blackk tem apenas 19 anos, mas já possui em sua carreira uma indicação ao Primetime Emmy Awards 2019, na categoria Melhor Ator Coadjuvante, graças à sua atuação em Olhos Que Condenam. Além disso, ele também esteve presente no elenco da 4ª temporada de This is Us e irá participar da nova série da Netflix, intitulada Distanciamento Social, que vai retratar os dilemas da pandemia causada pelo Covid-19.
Linn da Quebrada
Linn é atriz, roteirista, cantora e compositora brasileira, e se define como “bicha, trans, preta e periférica. Nem ator, nem atriz, atroz. Bailarinx, performer e terrorista de gênero”. No cinema, atuou em filmes como Beat É Protesto – O Funk pela Ótica Feminina, Nomes Que Importam, Sequestro Relâmpago, Abrindo o Armário, Meu Corpo é Político e Corpo Elétrico. Além disso, em Blasfêmea, foi roteirista e diretora. Por outro lado, também esteve presente na produção do premiado Bixa Travesty e da minissérie Segunda Chamada, da Globo.
Justice Smith
O ator de 25 anos coleciona alguns sucessos em sua carreira: foi protagonista da série The Get Down, original da Netflix, do filme Pokémon: Detetive Pikachu e do filme Por Lugares Incríveis. Além disso, ele também está no elenco da franquia Jurassic World, e nos filmes Cidade de Papel e Todo Dia.
Priah Ferguson
A jovem atriz de 14 anos encantou o público de Stranger Things com sua personagem Erica Sinclair. Ainda mais, foi indicada, junto com o elenco da série, ao SAG Awards de Melhor Elenco em Série Dramática. Primeiramente, seu primeiro papel foi na série Atlanta, depois participou de outras séries em papéis menores. Bem como, no cinema atuou em filmes como La Vie Magnifique De Charlie e O Juramento.
Niles Fitch
Niles Fitch é mundialmente conhecido por interpretar o jovem Randall Pearson em This is Us. Aliás, ele já foi indicado duas vezes ao Young Artist Awards, e uma vez ao Gold Derby Awards. Além disso, ele é o primeiro princípe negro de um live-action da Disney, devido ao seu papel no filme Secret Society of Second Born Royals.
Storm Reid
Storm é uma atriz estadunidense de 17 anos, mais conhecida pelo sua personagem na série da HBO Euphoria, na qual é irmã de Rue, personagem da Zendaya, e no filme dirigido por Ava DuVernay, pelo qual recebeu indicações para o Teen Choice Award e para o NAACP Image Award.
Igualmente, ela ainda fez parte do elenco dos filmes 12 Anos de Escravidão e Sleight. E também atuou em Correndo Contra o Tempo e O Homem Invisível, na minissérie Olhos que Condenam da Netflix. Em 2017, Storm esteve no clipe de Family Feud, de Jay-Z feat Beyoncé.
Jadah Marie
Jadah é atriz e cantora, ficou bastante conhecida esse ano pelo seu papel na série da Netflix Julie and the Phantoms, remake da série brasileira Julie e os Fantasmas. Mas, a jovem atriz já era conhecida pelo público de Descendentes, série de filmes da Disney na qual ela interpretou a personagem Celia Facilier, no último filme da franquia. Enfim, antes disso ela ainda esteve no elenco de Jogador Número 1.
Naomi Ackie
Naomi é uma atriz britânica conhecida pelo seu papel na série The End of the F***ing World, da Netflix, pela qual ganhou um BAFTA TV Award de Melhor Atriz Coadjuvante, e pela personagem Jannah no filme Star Wars: A Ascenção Skywalker. Além disso, em 2016 atuou no filme Lady MacBeth pelo qual concorreu ao British Independent Film Award nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e de Most Promising Newcomer (em tradução livre: Novato Mais Promissor), sendo nesta última vencedora. Além disso, ela também aparece no elenco do filme The Skywalker Legacy, ainda não lançado no país.
Heslaine Vieira
A atriz brasileira, irmã do ator Land Vieira, é mais conhecida pela sua personagem Ellen em Malhação: Viva a Diferença, que venceu o Emmy Kids Internacional e agora ganhou um spin-off chamado As Five. No entanto, Heslaine começou sua carreira na série Filhos do Carnaval, da HBO.
Ela também atuou na série Pedro e Bianca, no filme Meus 15 Anos, e estará na novela Nos Tempos do Imperador. E, seguindo todos os protocolos, Heslaine atuou no curta Tudo Bem, filmado nesta pandemia e disponível no YouTube.
Quer mais referências como essas? Acompanhe a gente no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter. E não esquece de seguir a Gabi do Pelicula Negra, um perfil do instagram bem legal que fala sobre os artistas negros na arte cinematográfica.