Canal Brasil exibe programação especial no dia 13 de maio

Data marca os 135 anos da abolição da escravidão no Brasil

No dia 13 de maio se completam 135 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Para marcar a data, o Canal Brasil preparou uma programação com filmes que debatem o tema. No sábado, serão exibidos os documentários Ruído Branco (2019), às 15h30, e Chico Rei Entre Nós (2020), às 15h45.

Ruído Branco é um curta-metragem de Gabriel Fonseca em que o tema principal é o processo de embranquecimento no Brasil. Trazendo reflexões sobre como ele dificulta a busca de identidade das pessoas negras em um país historicamente racista. Temas como o colorismo e o apagamento histórico também são abordados no filme, que conta com depoimentos de personagens como o historiador Raphael Tim e a psicóloga Daniela Trindade.

Foto: divulgação/Canal Brasil

Chico Rei Entre Nós, primeiro longa da diretora Joyce Prado, foi produzido por uma equipe inteiramente feminina e majoritariamente negra. Parte da história de Chico Rei, um congolês que veio escravizado para o Brasil em 1740 e comprou a própria liberdade e a de muitas pessoas.

O documentário busca entender quem são os Chicos Reis da sociedade atual ao explorar o sentimento de resistência de brasileiros negros manifestado através da história, da arte e da cultura. O filme foi o vencedor do Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro e da Menção Honrosa do Júri na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Foto: divulgação/Canal Brasil

Você curte a programação do Canal Brasil? Vai assistir à programação especial? Conta pra gente aqui nos comentários! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Canal Brasil

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!