A escolha oficial será divulgada pela Academia Brasileira de Cinema no próximo dia 23
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, na tarde desta segunda (16), a lista com os seis longas-metragens escolhidos pela comissão de seleção para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences… Também conhecida como Oscar 2025!
Ao todo, foram 12 produções inscritas e habilitadas a concorrer à vaga, e a eleição será realizada em dois turnos. No dia 23 de setembro será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar.
Confira a seguir os títulos pré-selecionados:
Ainda Estou Aqui – Walter Salles
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paivas: Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos, que vivem de frente para a praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino do marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante desta família ajudou a redefinir a história do país.
Cidade; Campo – Juliana Rojas
O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana (Fernanda Vianna) se muda para São Paulo para encontrar a irmã, Tânia (Andrea Marquee), que mora com o neto, Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia (Mirella Façanha) se muda com sua companheira Mara (Bruna Linzmeyer), para a fazenda que herdou do pai, recentemente falecido. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentarem frustrações e lidarem com memórias e fantasmas.
Levante – Lillah Halla
As futuras liberdade e autonomia de Sofía (Ayomi Domenica), uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía, aos 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se tornando alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço; mas nem Sofía, nem aqueles que a amam, estão dispostos a se renderem ante o fervor cego da manada.
Motel Destino – Karim Aïnouz
O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias (Fábio Assunção) e por sua frustrada e bela esposa, Dayana (Nataly Rocha). Quando Heraldo (Iago Xavier), de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e deixa o rapaz ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.
Saudade Fez Morada Aqui Dentro – Haroldo Borges
Bruno (Bruno Jeferson) é um menino de 15 anos que, de forma irreversível, está perdendo a visão. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.
Sem Coração – Nara Normande e Tião
Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora, antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” (Eduarda Samara), assim chamada por causa de uma cicatriz que a jovem tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Pra quem vai a sua torcida? Conta pra gente! Siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e Bluesky – e não perca as novidades do mundo do cinema e do entretenimento.
Leia também: Emilia Pérez estreia nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025
Texto revisado por Jamille Penha