Atriz está fazendo história nas principais premiações com o filme Ainda Estou Aqui
Fernanda Pinheiro Monteiro Torres, mais conhecida como Fernanda Torres, nasceu em 15 de setembro de 1965, no Rio de Janeiro. Filha dos atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres, cresceu em um ambiente artístico, o que a inspirou a seguir a mesma carreira. É formada em Teatro na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo.
Com a indicação histórica ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui (2024) do diretor Walter Salles, Fernanda é a segunda brasileira a conseguir esse feito. Também é a sexta latina indicada nessa categoria, juntamente com Fernanda Montenegro, Salma Hayek, Catalina Moreno, Yalitza Aparitzo e Ana de Armas. A produção brasileira também está concorrendo nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no Oscar.
Também pela mesma produção, Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira brasileira a ganhar esse prêmio. Ela também fez história sendo a primeira brasileira a receber o Palma de Ouro em Cannes em 1986, pelo filme Eu Sei que Vou Te Amar (1986) do diretor Arnaldo Jabor.
Conheça dez trabalhos da Fernanda Torres:
Terra Estrangeira (1995)
Sinopse: Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira, namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.
Os Normais (2001)
Sinopse: A série retrata o dia a dia de Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres), dois eternos noivos que vivem no Rio de Janeiro. Ele é sossegado e trabalha com marketing, sendo um torcedor fanático do Botafogo. Ela, por sua vez, é uma mulher neurótica que trabalha como vendedora.
Casa de Areia (2005)
Sinopse: A saga de Áurea (Fernanda Torres) começa em 1910, quando, em busca de um sonho que nunca lhe pertenceu, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, Norte do Brasil. À procura de terras que o marido, Vasco (Ruy Guerra), acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria (Fernanda Montenegro).
Saneamento Básico, O Filme (2007)
Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Para conseguir o dinheiro, eles precisam fazer um filme de ficção.
Tapas e Beijos (2011)
Sinopse: Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andrea Beltrão) são duas grandes amigas que dividem um apartamento em Copacabana e trabalham juntas numa loja de vestidos de noiva chefiada por Djalma (Otávio Miller). Elas encaram as aventuras da vida de solteiras e sonham em encontrar seus príncipes encantados. Mas, enquanto isso não acontece, a dupla se envolve numa série de confusões e decepções amorosas.
Fim (2013)
Sinopse: Romance de estreia de Fernanda Torres acompanha um grupo de cinco amigos cariocas lidando com a morte e suas próprias frustrações. Ao longo da trama, os protagonistas rememoram as passagens marcantes de suas vidas, como festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos.
A obra foi adaptada para a série Fim, lançada em 2023 no Globoplay.
Filhos da Pátria (2017)
Sinopse: As aventuras da família Bulhosa durante diferentes períodos de transição política, social e econômica da história do Brasil. O excêntrico clã é formado pelo pai, Geraldo (Alexandre Nero), um funcionário público que é obrigado a recorrer a meios mais corruptos no trabalho para manter o status; a mãe, Maria Teresa (Fernanda Torres), que é obcecada por fazer parte da alta sociedade; e os filhos Geraldinho (Johnny Massaro), um jovem bastante inconsequente, e a responsável e engajada Catarina (Lara Tremouroux).
A Glória e seu Cortejo de Horrores (2017)
Sinopse: O romance A Glória e seu Cortejo de Horrores acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia idade, desde os dias de sucesso como astro de telenovela até a total derrocada quando decide encenar uma versão de Rei Lear — e as coisas não saem exatamente como esperava.
Amor e Sorte (2020)
Sinopse: Em Amor e Sorte, diferentes núcleos familiares precisam lidar com a quarentena e com os efeitos desse período em suas relações. Novas rotinas surgem a partir do isolamento social, colocando à prova casamentos, amizades e parcerias. A série mergulha, então, nos conflitos internos e externos que vêm à tona com a convivência forçada.
Ainda Estou Aqui (2024)
Sinopse: Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a emocionante trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil.
Ambientada em 1970, a história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar.
Você já acompanhava o trabalho da Fernanda Torres? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e X) e conte para a gente! Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das novidades do entretenimento.
Leia também: Fernanda Torres brilha no Jimmy Kimmel Live
Texto revisado por Layanne Rezende