Tradicional lista da revista considera impactos de Rosalía, Beyoncé, Bad Bunny, Dua Lipa, Madonna, Stray Kids e outros na moda mundial
Funcionando como ferramentas de transformação e expressão, música e moda conversam entre si há anos. Se a construção de melodias e composições em estúdios requer a definição prévia de uma ideia artística, escolher peças de roupa, maquiagens e acessórios que acompanharão a apresentação desse processo ao mundo também é fundamental. Então, de certa forma, tudo possui um conceito — e a Rolling Stone sabe muito bem disso.
Na última quinta-feira (22), a revista americana divulgou seu tradicional ranking, listando os 25 músicos mais estilosos do ano. Ao todo, 32 profissionais e empresas do mundo fashion participaram da seleção, incluindo Donatella Versace, Julia Lang e Tommy Hilfiger.
O pódio montado pelos votantes em 2024 tem Rosalía, Beyoncé e Doja Cat, mas artistas latinos, como Bad Bunny e Arca, e asiáticos, como NCT e Stray Kids, também aparecem na lista. Ficou curioso para conhecer os looks presentes nos guarda-roupas de cada um deles? Então, acompanhe esse especial preparado pelo Entretê!
1. Rosalía
Conhecida por seus visuais extravagantes dentro e fora das capas de discos, a cantora se tornou referência quando o assunto é mesclar tendências diversas à sua própria maneira. No início da carreira, a catalã investia em peças que modernizavam o estilo flamenco, ritmo espanhol extremamente explorado em suas canções.
Após o lançamento de MOTOMAMI, álbum multipremiado da artista, em 2022, uma pegada mais motoqueira e experimental emergiu nos looks. Assim, jaquetas imitando couro, botas chunky e vestidos estilizados eram frequentes.
Porém, também é possível notar a energia dos anos 2000 no cotidiano de Rosalía, ora em peças estampadas e coloridas, ora no uso de transparências e amarrações. Já nos shows, marcas como Marni, Vivienne Westwood e Courrèges são algumas das preferidas da musa.
2. Beyoncé
Tratando-se da Queen B, o currículo é extenso em diversos tipos de estilos. Se duas décadas atrás a cantora arrasava misturando bandanas, croppeds e calças de cintura baixa, hoje, suas aparições são definidas por looks únicos, deslumbrantes e recheados de brilho. Quem aí lembra do vestido longo e prateado usado por ela ao desembarcar no Brasil em dezembro de 2023?
Para performar de acordo com a magnitude da Renaissance World Tour, gira mundial mais recente da diva, Beyoncé encomendou peças exclusivas tanto de profissionais conceituados, quanto de designers independentes.
Alguns exemplos são Roberto Cavalli, Carolina Herrera, Vera Wang, Simon Porte Jacquemus, Arturo Obegero, Amina Muaddi e Chrishabana. Além de Dolce & Gabbana, Balenciaga, Prada, Gucci, Givenchy e muitos outras, ela também vestiu sua própria marca, Ivy Park, em determinados shows.
3. Doja Cat
Apesar das recentes polêmicas em torno de sua carreira e vida pessoal, a rapper mantém um bom relacionamento com a moda. Ousada, Doja sempre impressiona por apostar em estilos nada simplistas e super conectados a suas eras musicais.
No ano passado, a artista viralizou nas redes sociais após usar um look vermelho que consistia em 30 mil cristais posicionados de forma individual — literalmente dos pés à cabeça.
Mesmo investindo com constância em Roberto Cavalli, Vivienne Westwood, Monot e Givenchy, é difícil definir o guarda-roupa da cantora graças às mudanças frequentes. No entanto, dá para dizer que ela não cansa de testar decotes e transparências.
4. Arca
Dona de um estilo futurista que caminha entre o glamour e a excentricidade, Alejandra Ghersi, mundialmente conhecida como Arca, não encontra limites para sua criatividade. Assim como suas músicas absorvem inúmeros elementos, — no melhor gênero avant-pop — a artista vai das grifes à construção de figurinos mutantes com peças protéticas e tecnológicas.
Em 2023, ela, ao propósito, desfilou pela Mugler durante a Semana de Moda de Paris. Já nas redes sociais, a cantora e produtora musical mostra ser adepta do pretinho básico e da tendência y2k nos looks cotidianos.
5. Yves Tumor
Peças de couro com spikes, camisas estampadas, saias de diferentes tamanhos e até colares de plumas: vale tudo no estilo solar punk. Sean Lee Bowie, mais lembrade como Yves Tumor, tem representado o aesthetic com maestria, principalmente ao eletrizar palcos e videoclipes.
Artista alternative e experimental, elu incorpora elementos da moda conforme explora novos cenários musicais.
6. Eartheater
Outro expoente da vertente alternativa, Trinity Vigorsky adora se divertir com o surrealismo sob o alterego musical de Eartheater. Apesar disso, tops decotados, saias em renda e botas plataforma são peças coringas no guarda-roupa da artista.
A maquiagem e os acessórios também contribuem para a construção da persona da cantora, que usa e abusa de sombras coloridas, contornos bem marcados e correntarias.
7. Kelela
Grande adepta das grifes Courrèges e Loewe, a artista aclamada no cenário R&B estende sua influência para a moda sem esforço. Segundo ela, brincar com seus lados feminino e masculino a faz se sentir mais confortável.
Embora as cores neutras dominem as escolhas de Kelela, todo tipo de peça recebe a atenção da cantora, desde suéteres arrojados até shorts de látex.
8. Bad Bunny
Sucesso unânime da música urbana latina desde 2016, Benito Antonio Martínez Ocasio sabe cultivar um estilo único e imprevisível até hoje. Quem nunca buscou inspirações nas redes sociais de Bad Bunny?
Cores vibrantes, peças oversized, croppeds e óculos de sol não podem faltar no guarda-roupa do cantor, que já estrelou uma campanha da Jacquemus e fechou diversas collabs com a Adidas. Outro item favorito do astro são as bolsas, principalmente os modelos de Chanel e Louis Vuitton.
9. Caroline Polachek
Se você deu play no álbum Desire, I Want To Turn Into You no ano passado, as analogias visuais e filosóficas de Polachek já fazem parte da sua aura. E é esse mesmo espírito que a artista indie traz para suas roupas, alternadas entre o balletcore e conjuntos contemporâneos.
Seja nas capas de singles ou em shows lotados, a cantora está sempre acompanhada de tons sóbrios, sobretudo por looks da Givenchy e dos designers Maison Margiela e Ann Demeulemeester.
10. Doechii
Eclética, a rapper se recusa a caber em um único estilo e gosta de compor looks autênticos. Do paetê ao tule, todo tipo de tecido já foi combinado por Jaylah Hickmon para criar visuais excêntricos, especialmente nos tapetes vermelhos de premiações.
Apesar disso, a vibe da cantora em sua atual turnê tem sido considerada um passeio entre as tendências grunge e y2k.
11. Dua Lipa
Para ela, só existe hit atrás de hit até na moda! Antes mesmo de fechar uma parceria com Donatella Versace, ainda em 2023, a artista albanesa já dava o que falar com sua maneira de transformar elementos simples em toques especiais para qualquer look.
O estilo da diva pop é chamado Hi-Lo, ou seja, se baseia na produção de visuais a partir da união de peças opostas. Nessa brincadeira, entram peças de alfaiataria, composições monocromáticas, jeans soltinhos, acessórios diversos e muito mais.
Enquanto Alexander Wang, Courrèges, Prada, Gucci e Cartier são algumas das companhias fiéis da cantora nos red carpets, o estilista Lorenzo Posocco tem acompanhado os figurinos de suas turnês. Durante a Future Nostalgia Tour, as apostas da dupla foram vestidos e macacões, repletos de neon e brilho.
12. Madonna
Como a própria Rolling Stone faz questão de mencionar, o ícone musical tem influenciado a moda há décadas. Ao longo dos anos, diversas tendências começaram a partir dos clipes e figurinos de Madonna: lingerie à mostra, o estilo boyish, a febre do jeans e mesmo os top croppeds. Assim, surgiram parcerias com estilistas como Jean Paul Gaultier, Azzedine Alaïa e Donatella Versace.
Atualmente rodando o mundo com a The Celebration Tour, a cantora investe em looks assinados pelos designers Eyob Yohannes e Rita Melssen, que buscam capturar a essência disruptiva e marcante da artista.
13. Pharrell Williams
Em 2023, o artista estreou como diretor criativo da linha masculina da renomada Louis Vuitton. Para a coleção outono/inverno da grife neste ano, ele propôs peças do estilo western criadas por artesãos de povos originários dos Estados Unidos. No desfile, grande parte dos modelos eram de origens indígena e negra.
Para além das passarelas, Pharrell investe em chapéus, jaquetas e jeans típicos do streetwear. Em premiações, entretanto, o cantor nunca dispensa o bom e velho terno.
14. NCT
De acordo com o integrante Mark Lee, o grupo de K-pop não segue tendências, mas, sim, as cria. Portanto, não se engane ao vê-los usando baggy jeans ou moletons coloridos – algumas das marcas preferidas dos artistas são Gucci, Celine, Prada, Saint Laurent e Lanvin.
Vale destacar que alguns membros do NCT são embaixadores de grifes mundiais, como Dolce & Gabbana (Doyoung), Tod’s (Jungwoo) e Loewe (Taeyoung).
15. 070 Shake
Referenciando de Lemmy Kilmister, do Motörhead, a Michael Jackson nos palcos, a cantora é adepta do estilo tomboy — abordagem que mescla peças consideradas tipicamente masculinas ao guarda-roupa feminino. Por isso, seus visuais contêm elementos como jaquetas de couro, calças de alfaiataria, blazers e jeans largos.
No entanto, correntes prateadas, saias e camisetas oversized também fazem parte do repertório fashion de Danielle Balbuena.
16. Troye Sivan
A moda sempre foi um fator importante na construção artística do cantor, que lançou seu disco mais recente, Something to Give Each Other, em outubro de 2023. Inclusive, ele ainda chegou a estrelar campanhas para Calvin Klein e YSL Beauty.
No momento, Sivan tem apostado em looks ora casuais, com blusas e calças largas, ora mais sensuais, enfatizando recortes e transparências. Entre as assinaturas escolhidas para as composições do cristal do pop, estão Valentino, Diesel e Alexander McQueen.
17. Lil Uzi Vert
Jaquetas bomber, camisetas com slogans, jeans soltos e tênis de plataforma já foram peças comuns no guarda-roupas de Symere Bysil Woods. Hoje em dia, elu segue no rap, mas adota uma postura inovadora utilizando elementos mais associados à moda punk.
18. Stray Kids
Ditar novas tendências de estilo não é fácil, mas tem sido um trabalho notável dos integrantes de Stray Kids através de seus videoclipes. Casacos, graphic tees e chapéus de cowboy são algumas das peças bem usadas pelos artistas, segundo a Rolling Stone.
O grupo estreou uma campanha com a grife Tommy Hilfiger no ano passado, enquanto os membros Hyunjin e Felix seguem representando as marcas Versace e Louis Vuitton, respectivamente.
19. Erykah Badu
A última turnê da cantora é descrita pela revista americana como um testamento à sua capacidade de trazer frescor ao cenário fashion. Com a participação de Angel Chen, L’Enchanteur e Thom O’Brien, os visuais reuniram a extravagância e autenticidade sempre presentes nos looks de Badu.
20. Shygirl
Classificada como a “garota mais estilosa e bem-sucedida de Londres” pela Vogue em 2020, Blane Muise é cantora, DJ, rapper, compositora e fundadora da gravadora e coletivo Nuxxe. Eventualmente, tanta ambição não ficou presa à música e logo chegou ao mundo da moda, através de amizades com estilistas como Mowalola Ogunlesi e Charlotte Knowles, por exemplo.
Em geral, os looks da artista carregam grandes volumes de cor e possuem tecidos variados, principalmente tules com estampas psicodélicas.
21. XG
No ano passado, o girlgroup japonês lançou sete videoclipes, cada um contendo uma estética diferente do outro. A versatilidade bombou até mesmo nos estilos de cabelo, maquiagem e unhas seguidos pelas integrantes, comumente adeptas da moda y2k.
22. Cardi B
Sempre disposta a investir em plumas, brilhos e decotes, a rapper atrai os flashes especialmente nos tapetes vermelhos. Além do estilista Kolli Carter, Dilara Findikoğlu e Robert Wun, por exemplo, foram importantes parcerias da artista em 2023.
23. A$AP Rocky
Recentemente, o cantor afirmou que sua visão de moda consiste em aderir peças ignoradas, de acordo com ele, pela maioria das pessoas. Em suas publicações nas redes sociais, é possível perceber misturas ousadas de estampas e cores, que criam looks registrados como a marca do rapper.
24. City Girls
Gucci, AREA, Chanel, Marc Jacobs e Saint Laurent não estão apenas nos versos cantados por Yung Miami e JT, mas, sobretudo, em seus guarda-roupas. O estilo ousado é detalhe registrado nos looks das artistas, que adoram fazer releituras próprias e sensuais do estilo y2k.
25. Tokischa
De fato, as inspirações para os figurinos da cantora dominicana são tão vastos quanto suas influências musicais. No último ano, por exemplo, ela vestiu Balenciaga e Jean Paul Gaultier durante a Semana de Moda de Paris.
Já nas redes sociais, Tokischa compartilha looks com transparências, amarrações e até alfaiataria.
Afinal, com qual artista você mais se identifica? Entre nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e Twitter — e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.
Leia também: Feats poderosos: 6 parcerias musicais inesquecíveis
*Crédito da foto destaque: reprodução/Vogue/People/Billboard
Texto revisado por Luiza Carvalho.