Cultura e entretenimento num só lugar!

As 4 filhas de Olfa
Foto: reprodução/IMDb

Crítica | As 4 Filhas de Olfa e a revolução dentro de casa

Documentário indicado ao Oscar chega hoje aos cinemas brasileiros

As 4 Filhas de Olfa (Four Daughters, 2023) é um documentário dirigido pela cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania (O Homem que Vendeu sua Pele, 2020). A produção conta a história do desaparecimento de duas filhas de Olfa, e se destaca pela originalidade ao retratar as vivências familiares complexas entre mãe e filhas.

Quem é Olfa Hamrouni

A mulher tunisiana chamou a atenção da imprensa ao expor que suas duas filhas mais velhas, Rahma e Ghofrane, haviam deixado o país rumo à Líbia, com o objetivo de se aliarem ao Estado Islâmico. Nesse período, a Tunísia e outros países vivenciavam a Primavera Árabe, uma onda de manifestações revolucionárias que demandavam mais justiça e liberdade após um longo período de regimes autoritários.

Olfa ficou conhecida mundialmente ao criticar as autoridades da Tunísia por deixarem de impedir que suas filhas, ainda adolescentes, fossem embora do país. Mesmo após a morte do marido de Rahma, um dos líderes do Estado Islâmico, e a consequente detenção das irmãs na Líbia, as autoridades tunisianas não tomaram uma atitude. Além disso, Olfa também foi impedida de deixar o país para ir em busca de suas filhas.

Olfa e a atriz que irá representá-la em algumas encenações.
Foto: reprodução/IMDb
Quando realidade e ficção se misturam

Um dos pontos mais interessantes do documentário está na originalidade da produção. A diretora Hania mescla cenas documentadas e encenações para recriar momentos marcantes na vida de Olfa e das quatro filhas. A partir disso, tanto as mulheres quanto o público se aprofundam em contextos de violência doméstica, assédio de menores e abuso parental. Para Olfa e suas filhas, o sofrimento em recriar cenas traumáticas anda lado a lado em todo o processo.

No filme, é possível notar uma banalização da comunicação violenta entre mãe e filhas. Mas isso não é uma característica que a diretora deixa passar batida. Na verdade, ela se apropria das falas para gerar uma atmosfera de choque no espectador. Como forma de intensificar esses momentos, os diálogos entre Olfa, as filhas e os atores que irão interpretar as figuras faltantes nas histórias são cruciais para evidenciar que Kaouther tem total controle da direção.

O uso de hijabs foi uma prática compartilhada entre as quatro filhas de Olfa durante uma época.
Foto: reprodução/IMDb
“A Tunísia está tendo sua revolução, e eu também estou”

A liberdade feminina é uma questão chave para a montagem do filme. Afinal, aqui falamos sobre uma mulher que é mãe de quatro filhas, também mulheres. Residentes de um país com costumes conservadores, a todo momento a condição de ser mulher é colocada em cheque. Nesse cenário, é interessante perceber como Olfa se orgulha de algumas atitudes consideradas contrárias ao papel em que é imposta, mas ao mesmo tempo insiste em reproduzir o controle da sexualidade e personalidade em suas filhas.

Mesmo com alguns momentos mais lentos e com uma leve falta de explicações sobre o contexto externo, As 4 Filhas de Olfa é um documentário forte e ousado sobre a condição feminina na Tunísia e o ato de reviver memórias guardadas em segredo. Não é à toa que o longa vem sendo premiado na Award Season e está indicado para Melhor Documentário de Longa-metragem no Oscar 2024.

As duas irmãs mais novas relatam histórias sobre a convivência entre si e com Olfa
Foto: reprodução/IMDb

E você, já sabe se vai assistir ao novo As 4 Filhas de Olfa? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook e Twitter) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do entretenimento.

Leia também: Dos palcos para as telas: 7 filmes baseados em peças de teatro

Texto revisado por Doralice Silva.

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!