Diversidade literária: conheça autoras nipo-brasileiras

Vamos celebrar a diversidade literária conhecendo autoras nipo-brasileiras no Dia da Imigração Japonesa no Brasil

O que é o Dia da Imigração Japonesa? 

O Dia da Imigração Japonesa no Brasil é comemorado em 18 de junho. A data foi escolhida para fazer menção ao dia em que o primeiro navio, chamado Kasato Maru, trouxe ao Brasil o primeiro grupo de imigrantes japoneses.

O navio aportou em Santos, cidade litorânea de São Paulo, no dia 18 de junho de 1908. A viagem do Japão ao Brasil durou em média 52 dias. Os primeiros japoneses que vieram na embarcação eram camponeses oriundos de províncias de norte a sul do Japão. Chegando aqui, as famílias foram destinadas a trabalhar nas lavouras de café. 

Quem são os nipo-brasileiros?

Os nipo-brasileiros são cidadãos brasileiros com ascendência japonesa que vivem no Brasil. Nosso país é o que mais abriga japoneses e seus descendentes fora do Japão, sendo que a maior concentração está localizada nas regiões Sul e Sudeste. 

Literatura nikkei

Os livros carregam um fator social muito importante na valorização das mais diversas formas de cultura. A literatura nikkei expressa a visão plural e rica sobre a imigração e a identidade dos descendentes de japoneses como protagonistas de suas próprias histórias. 

Como forma de valorizar a cultura nipo-brasileira e dar visibilidade a autoras nikkeis, o Entretê contou com o auxílio do Clube de Leitura Escritoras Asiáticas, que lê e discute livros escritos por autoras asiáticas, não se restringindo apenas a escritoras amarelas. Confira as indicações: 

1. Laura Honda-Hasegawa

autora nipo-brasileira
Foto: reprodução/Facebook @Discover Nikkei

Laura Honda-Hasegawa é a primeira autora nikkei que publicou um romance no Brasil, em 1991. O livro Sonhos Bloqueados é uma das obras mais conhecidas da autora e da literatura nipo-brasileira.

Sinopse do livro

Prepare-se para conhecer Kimiko, uma vida igual a de milhares de brasileiros. Kimiko tanto pode ser a discreta vizinha do lado como a sorridente mulher de quem você compra hortaliças na feira, ou mesmo a habilidosa costureira que transforma sua roupa antiga em atual. No seu dia a dia, Kimiko vive das lembranças e pequenas alegrias do passado, ao mesmo tempo em que tenta vivificar o presente, com perspectivas de um futuro melhor. Muitos de seus sonhos foram bloqueados, é verdade (quem sabe, pelas mãos do Destino), mas a busca da felicidade persiste. Kimiko tem um pouco de todos nós. Kimiko pode ser você.

2. Marina Yukawa

Marina Yukawa é jornalista e escritora. Nasceu em 1994 na província de Saitama, no Japão. Vive no Brasil desde os dois anos de idade, quando chegou em São Paulo com sua família. 

autora nipo-brasileira
Foto: reprodução/Instagram @maaariyu

Em 2019, publicou um livro-reportagem intitulado Sorrisos Amarelos: Histórias de Jovens Mulheres Orientais no Brasil. O livro conta a história de cinco mulheres orientais ou descendentes que vivem no Brasil, e que sofrem, ou já sofreram, assédio, violência e preconceito devido o estereótipo que carregam por suas origens, e como tais experiências definiram quem elas são.

3. Marilia Kubota 

Foto: reprodução/Instagram @mariliakubota

Marilia Kubota é jornalista, poeta e cronista. A autora acumula publicações literárias e também crônicas que são publicadas em seu site. Dentre as obras publicadas, estão: Eu Também Sou Brasileira (2020), Velas ao Vento (2020) e sua publicação mais recente, A Voz dos Ares (2023), escrito em parceria com Maria Valéria Rezende.

4. Rafaela Tavares Kawasaki 

Foto: reprodução/Instagram @rafatavareskawasaki

Rafaela Tavares Kawasaki é jornalista e autora do livro de crônicas Enterrando Gatos, publicado em 2019 pela editora Patuá. Outra publicação de Rafaela é o livro Peixes de Aquário (2021), finalista do 3º Prêmio Mix Literário, que valoriza histórias com representatividade da comunidade LGBTQIAPN+. 

Sinopse do livro

Fogo nas amoreiras, fogo nos pés de menta, fogo nos galpões de seda. Kenji esconde o corpo na água do ofurô. Aspira devagar o frescor da noite. A água está fria. Kaede anda aérea desde aquela história da porca. Nem sequer se preocupa em esquentar a água para o banho dos irmãos. Kenji guarda as reclamações, não quer falar com ninguém. Quando fecha os olhos, nada existe. A escuridão conforta. As lamparinas da casa estão extintas quando ele sai do banho. Os olhos cruzam com o espectro branco em seu voo pelo jardim. Ainda não foi embora?

5. Leila Guenther

Foto: reprodução/Ateliê Editorial

Leila Guenther é formada em Letras e autora de dois livros de contos: O Voo Noturno das Galinhas (2006) e Este Lado Para Cima (2011). Publicou também Viagem a um Deserto Interior (2015), que foi selecionada para o Programa Petrobras Cultural e finalista do Prêmio Jabuti, na sua estreia no gênero poesia.

6. Teruko Oda

Foto: reprodução/Palavra do Fingidor

A poeta e professora nipo-brasileira Teruko Oda é uma das maiores haicaístas do Brasil, que mantém as tradições do gênero de poesia haicai. É autora de oito livros, como Nos Caminhos do Haicai (1993), Janelas e Tempo (2003) e Furusato no Uta — Canção da Terra Natal (2010). Além disso, ela também tem participação em dezenas de antologias e publicações no Brasil e exterior, como em A Dozen Tongues (2001), na qual representa o Brasil e a língua portuguesa.

Autoras de livros infantis 

7. Lúcia Hiratsuka

Autoras nipo-brasileiras Imigração Japonesa
Foto: reprodução/Instagram @lucia.hiratsuka

Lúcia Hiratsuka é autora de mais de 20 livros infanto-juvenis. Atualmente, desenvolve oficinas literárias para adultos e escreve crônicas. Sua última publicação literária foi o livro Amanhã, lançado em outubro de 2022. 

Imagem: reprodução/Companhia das Letras

Sinopse do livro

Amanhã tem escola?”, perguntam três meninas. Três gerações unidas pela vontade de trilhar caminhos para outras descobertas. Entre cores que brotam da terra ou chegam de longe, entre espanto e ansiedade, surgem traços, palavras, desenhos e cantos que mostram as trilhas para o amanhã.

8. Tereza Yamashita

Autoras nipo-brasileiras Imigração Japonesa
Foto: reprodução/Como Eu Escrevo

Tereza Yamashita é escritora de livros infantis. Ela mistura as palavras e o origami para compor suas obras. Dentre as suas publicações, estão Bia Olhos Azuis (2004), Dias Incríveis, (2006), Mãos Mágicas (2013) e Família Fermento Contra o Supervírus do Computador (2019). 

9. Janaina Tokitaka

Autoras nipo-brasileiras Imigração Japonesa
Foto: reprodução/Twitter @jtokitaka

Janaina Tokitaka é roteirista de televisão. Escreveu as séries de animação Oswaldo (2017-2021) e Clube da Anittinha (2018). Na literatura infantil, escreve e ilustra. Suas obras contemplam os títulos: Pedro Vira Porco-Espinho (2017), O Mistério da Estrela: Stardust (2017), Oli Procura uma (Nova) Melhor Amiga (2021). 

10. Tieko Irii

Autoras nipo-brasileiras Imigração Japonesa
Foto: reprodução/Facebook @Tieko Irii

A ilustradora e artista plástica nikkei Tieko Irii foi morar no Japão e criou, aos 22 anos, seu personagem mais importante: Tibi, que significa pequenino em japonês. Ele ganhou vida em 2001, no livro Tibi e Seus Mundos, marcando um momento de produção autoral e de maternidade da autora, que, após, também foi convidada para ilustrar livros de outros autores.

Incrível o trabalho de tantas autoras nipo-brasileiras no mundo da literatura, não é mesmo? Por isso, busque sempre diversificar suas leituras: compre e leia livros escritos por mulheres. Leia autoras nipo-brasileiras! 

 

Você já conhecia algumas das autoras ou conhece outras para indicar? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para ler mais notícias sobre literatura e entretenimento!

Leia também: Cinco suspenses literários de tirar o fôlego para você maratonar na Netflix

 

*Crédito da imagem de destaque: Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!