Ray Tavares, escritora e roteirista das séries De Volta aos 15 e Bugados, conversou com o Entretê na Bienal do Livro
Por Isabella Silva, com edição de Luciana Serrano
Ray Tavares é autora e roteirista. Escreveu a segunda temporada da série adolescente De Volta aos 15 (2022), da Netflix, e as terceira e quarta temporadas da série infantojuvenil Bugados (2019), do Gloob.
Foi vencedora do FRAPA 2019 com o piloto da série Robin, e na adaptação do seu livro Os 12 Signos de Valentina (2017) atuou como roteirista e produtora associada.
Atualmente, participa de duas salas de roteiro para projetos Teen/YA para Neflix e Globoplay, que estão sendo anunciadas.
Na literatura, possui quatro livros publicados pela Galera Record: Os 12 Signos de Valentina (2017), Heroínas (2018), Confidências de Uma Ex-Popular (2019) e As Vantagens de Ser Você (2022) ; além de outros títulos independentes, somando mais de 80 mil exemplares vendidos.
No Wattpad, plataforma de histórias online, atingiu a marca de mais de 5 milhões de leituras em todas as suas obras e foi vencedora do Prêmio Wattys de Voto Popular, em 2017.
Além disso, desenvolveu ainda Judas (2021), um audiodrama de thriller, e OTP – Um Par Perfeito (2020), audiolivro de romance, ambos lançados pela Storytel.
E na última Bienal, o Entretê teve a honra de conversar um pouquinho com a Ray, dá uma conferida:
Entrevista com Ray Tavares
Entretetizei: Quais são suas inspirações para escrever?
Ray Tavares: Eu tenho muitas, assim, não só na literatura e gosto muito de me inspirar ouvindo música. Sempre fico bastante inspirada escutando as músicas que gosto, porque eu acho que um bom artista, tipo a Taylor Swift, é capaz de contar uma boa história dentro de uma música. Então eu sempre acabo me inspirando.
Eu gosto de ouvir as conversas dos outros, bem fofoqueira né?! Fico em restaurante ouvindo conversa alheia, no ônibus, no metrozinho ali ó, ouvindo todo mundo. E é claro, né? Cinema, série, literatura, sempre que estou me sentindo meio empatada em uma história eu vou ler alguma coisa ou assistir alguma coisa.
E: Como está sendo a experiência de viver essa bienal? O encontro com leitores, o lançamento do novo livro Finalmente 15?
RT: Incrível! Eu amo a Bienal do Rio. Eu vim em 2009, 2021 eu não vim, eu vim em 2017 e foi minha primeira Bienal como autora, então, a Bienal do Rio tem um lugar muito importante no meu coração, eu gosto muito.
E esse ano tá sendo incrível, né? A gente tá lançando Finalmente 15. Eu brinco com a Rafa que é minha editora, editora da Galera, que ela juntou os Avengers. Ela juntou uma galera muito grande pra fazer esse livro, assim, me sinto “eu sou apenas uma criança e tenho apenas seis anos, o que eu estou fazendo aqui?”.
Então, está sendo muito legal, uma recepção muito boa, o evento hoje foi muito legal, veio bastante gente. Assim, é incrível, eu amo a Bienal do Rio. Eu amo estar aqui, eu amo o Rio!
Ficou na curiosidade para ver e ouvir essa entrevista super bem humorada com a autora? Dá uma passada no nosso Youtube e veja a entrevista completa!
Você já conhecia as obras da Ray? Conta pra gente através das redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e aproveite também para nos seguir e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e dos livros.
*Crédito da imagem de destaque: divulgação
Leia mais: Entrevista I Bettina Winkler