Especial | Mulheres no Rock: cinco artistas de destaque no cenário nacional

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho

Hoje é o Dia Mundial do Rock. Mas, você sabia que esta data só é comemorada aqui no Brasil?

O dia foi escolhido pois em 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid, um festival, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Os principais shows aconteceram nos estádios de Wembley, em Londres, e no John F. Kennedy, na Filadélfia.

O Live Aid foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos. Estima-se que quase dois bilhões de telespectadores em mais de cem países tenham assistido aos shows. O line up do Festival contou com artistas como: U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Paul McCartney, Queen e Elton John.

No Brasil, o Dia Mundial do Rock começou a ser comemorado dois anos após o festival quando as rádios paulistas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar em sua programação o 13 de julho como uma data comemorativa.

Foto: divulgação

Mulheres no Rock – cinco artistas de destaque

Em celebração ao Dia Mundial do Rock vamos listar cinco artistas que se destacam no cenário nacional.

Rita Lee

Rita Lee é a Rainha do Rock Brasileiro. Ela construiu uma carreira que começou com o rock, mas ao longo dos anos transitou por diferentes gêneros como disco, new wave, MPB, bossa nova e eletrônica. Criando um hibridismo único para suas obras.

Ex-integrante dos grupos Os Mutantes (1966-1972) e Tutti Frutti (1973-1978), em sua carreira solo, a partir dos anos de 1980, Rita compôs baladas populares com tom de irreverência e uma reivindicação da independência feminina.

A artista ocupa o 15º lugar na Lista dos 100 Melhores Artistas da Música Brasileira, conforme levantamento realizado pela revista Rolling Stone em 2008.

Foto: divulgação/Guilherme Samora

Marina Lima

Marina Lima começou a carreira em 1977, quando a canção Meu Doce Amor foi gravada por Gal Costa. A obra é um poema de seu irmão e parceiro artístico Antônio Cícero que Marina musicou.

A artista participou do especial Mulher 80, da Rede Globo, que exibiu uma série de entrevistas e musicais discutindo o papel feminino na sociedade. O programa contou com artistas como Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee.

Foto: divulgação/Condé Salles

Paula Toller

Paula Toller começou sua carreira no grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Em 1982 já cantava e compunha na banda, abandonando o curso de Desenho Industrial, em 1984, às vésperas de se formar. O primeiro single do grupo, Pintura Íntima, foi lançado em 1983 e vendeu mais de 100 mil cópias.

Em 2015, Paula lançou o livro infantil Oito Anos, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A obra tem inspiração na música que ela compôs em homenagem ao seu filho Gabriel Farias. Oito Anos também foi sucesso na voz de Adriana Calcanhoto.

Foto: divulgação

Cássia Eller

Cássia Eller despontou no mundo artístico em 1981 ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Com sua voz grave e ecletismo musical Cássia interpretou obras de grandes compositores nacionais como Cazuza, Renato Russo, Nando Reis e Rita Lee; além de artistas da MPB como Marisa Monte, Caetano Veloso e Chico Buarque.

A artista foi uma das maiores representantes do rock dos anos 1990. Eleita a 18ª Maior Voz e a 40ª Maior Artista da Música Brasileira pela revista Rolling Stone, Cassia lançou seis álbuns de estúdio, sendo o último após sua morte em 2001.

O Acústico MTV (2001) foi seu trabalho mais bem-sucedido, com um milhão de cópias vendidas e um prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.

Foto: divulgação

Pitty

Pitty começou sua carreira profissional, em 1997, como baterista na banda de punk rock Shes, a artista começou como vocalista, em 1998, na banda de hardcore punk Inkoma. O convite para iniciar sua carreira solo foi em 2002 através do músico e produtor Rafael Ramos. Seu primeiro álbum solo, Admirável Chip Novo, vendeu 250 mil cópias tornando-se o disco de rock mais vendido de 2003.

Em sua carreira, Pitty venceu diversos prêmios importantes da música, incluindo da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o MTV Video Music Brasil. A artista já se apresentou em países como Portugal, Estados Unidos, Argentina e Japão. Além de ter se apresentado em festivais importantes como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.

Foto: divulgação/Diogo Castanho

Qual a sua artista preferida? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia tambémPesquisa do Spotify mostra como fãs impactam na carreira dos artistas

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!