Filmes nacionais memoráveis que foram baseados em livros

Tanto a literatura nacional quanto o cinema, são cheios de histórias incríveis, sendo assim quando os dois se juntam, é sucesso na certa

Com histórias que refletem a cultura nacional, as indicações de hoje serão para relembrar essas obras incríveis, que conquistaram nossos corações tanto na obra de papel, como na televisão. Servindo muita nostalgia, os filmes mostrados vão desde a década de 1980, até alguns um pouco mais atuais.

Vamos a lista:

  • O bem amado: Escrito por Dias Gomes, a história conta sobre uma cidade chamada Sucupira, onde o prefeito Odorico Paraguaçu construiu um cemitério. E agora ele quer estrear essa obra logo, mas justo neste momento ninguém morre, o que o leva a tentar intervir.

O longa de comédia teve direção feita por Guel Arraes, e foi lançado no ano de 2010. Os atores que fizeram parte desta produção foram Marco Nanini, Caio Blat, Andréa Beltrão, Maria Flor, José Wilker, Edmílson Barros e Matheus Nachtergaele.

Foto: divulgação/AdoroCinema
  • O auto da compadecida: filme de comédia, clássico nacional baseado na obra fantástica de Ariano Suassuna. A obra se passa no nordeste brasileiro, foi escrita em 1955 e possui uma escrita divertida e viciante que nos cativa mais a cada página.

O longa foi dirigido por Guel Arraes, e roteirizado por ele junto a João Falcão e Adriana Falcão. Lançado nos anos 2000, a produção teve no elenco atores incríveis como Fernanda Montenegro, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Denise Fraga e Paulo Goulart.

Foto: divulgação/Culturadoria
  • A hora da estrela: a narrativa escrita por Clarice Lispector conta sobre Macabéa, uma mulher que não se acha muito gente. Vinda de origens simples, ela tem uma vida comum, sendo uma nordestina que veio morar em São Paulo, onde passa a tentar sobreviver em uma série de desventuras.

O filme foi lançado em 1985, tendo sido dirigido por Suzana Amaral e produzido por Assunção Hernandes. O elenco contou com a presença de Marcélia Cartaxo, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, José Dumont, Umberto Magnani e Sônia Guedes.

Foto: divulgação/Brasil de Fato
  • Lisbela e o prisioneiro: o livro escrito por Osman Lins, foi publicado em 1964 e ilustrado por Mário Jorge Mattos. A história conta sobre uma jovem sonhadora que ama cinema e quer um amor assim, logo ela conhece um homem pelo qual se apaixona, só existe um problema, a jovem está com casamento marcado.

Lançado em 2003, o filme foi dirigido por Guel Arraes, e roteirizado por ele junto a Jorge Furtado e Pedro Cardoso. A música do longa foi feita por André Moraes e João Falcão, e o elenco era composto por Selton Mello, Débora Falabella, Bruno Garcia, Tadeu Mello, Marco Nanini, Paula Lavigne e Virgínia Cavendish.

Foto: divulgação/Jetss
  • Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios: Com autoria de Marçal Aquino, o livro é narrado de uma forma extremamente poética que prende o leitor com atenção a cada detalhe. A obra se passa no Pará e conta sobre a relação complicada existente entre o fotógrafo Cauby e a misteriosa Lavínia. 

Dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, o longa foi lançado no ano de 2012, e foi protagonizado pela atriz Camila Pitanga. Para além dela, quem também fez parte do grupo de atores da obra foram Gustavo Machado, Antonio Pitanga, Zé Carlos Machado, Magnólio de Oliveira, Simone Sou e Gero Camilo.

Foto: divulgação

Qual seu filme preferido dessa lista? Conta pra gente aqui, e para acompanhar mais notícias sobre entretenimento, siga o Entretê no  Insta, Face e no Twitter, vamos te deixar por dentro de todas as novidades!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Cinema10

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!