Confira produções que falam sobre errar e amadurecer
Indecisão na carreira, conflitos com os pais, desilusões amorosas, problemas financeiros…a crise dos 20 ou 30 e poucos anos chega para todo mundo. Por isso, aqui vai uma lista de filmes para quem está na crise dos 20 e poucos ou dos 20 e muitos. Bora maratonar?
A Pior Pessoa do Mundo (2021)
A produção norueguesa tem conquistado fãs no mundo todo por contar a história de Julie (Renate Reinsve), uma jovem na casa dos 20 que tem dificuldade em escolher um caminho na carreira e, enquanto isso, passa por uma crise no relacionamento ao conhecer um homem em uma festa.
O filme é dividido em capítulos, e acompanha Julie na sua jornada de amadurecimento e autodescobrimento ao longo dos anos, ao passo em que lida com os problemas da vida adulta. A Pior Pessoa do Mundo está disponível no Prime Video.
O Rei de Staten Island (2020)
O roteiro do filme é escrito por Pete Davidson (Morte, Morte, Morte – 2022), que baseia-se em sua própria história de vida para compor o enredo e as personagens. O longa apresenta Scott, um cara de 20 e poucos anos que ainda mora com a mãe e é visto como preguiçoso por todos. Depois que ela começa a namorar um bombeiro, mesma profissão de seu falecido pai, Scott precisa se recompor e descobrir quem é na vida.
Com uma ótima atuação de Davidson, o filme é profundo e debate temas como o real propósito de estar no mundo, enquanto aborda assuntos como relações familiares e luto. O Rei de Staten Island está disponível para aluguel em plataformas de streaming.
Shiva Baby (2020)
O primeiro filme da diretora Emma Seligman (Clube da Luta para Meninas) chegou com tudo, e conta a história da universitária Danielle (Rachel Sennott) que, em um shivá – um período de luto no judaísmo – passa por uma série de eventos constrangedores. Entre eles, estão a aparição da ex-namorada e a presença do seu daddy secreto junto com a esposa e o filho.
O longa é carregado de humor ácido e cenas que doem a espinha de tanta vergonha alheia. Mesmo assim, o filme traz uma protagonista vista como a ovelha negra da família, e debate questões como o sucesso e o fracasso na vida adulta. Shiva Baby está disponível na Mubi.
Frances Ha (2012)
Escrito pela diretora e protagonista do filme, Greta Gerwig (Barbie, 2023), o filme retrata a história de Frances, uma mulher chegando na casa dos 30 que se dedica totalmente aos próprios sonhos, mesmo que isso a deixe bem pobre. Mesmo com as complicações da vida, Frances a leva com alegria e leveza.
O longa é muito profundo e fala sobre pessoas sozinhas e perdidas no mundo – especialmente mulheres – e que fazem de tudo para realizar seus sonhos e conquistar o próprio espaço. Frances Ha está disponível na Mubi.
Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo (2022)
Produção pouco conhecida, mas com ótimo enredo, o filme conta a história de Andrew (Cooper Raiff), um jovem que acabou de se formar na faculdade e percebeu que não era a carreira que queria para a vida. Sem o emprego dos sonhos, ele volta para a casa dos pais, encontra um trabalho inesperado e se vê envolvido com uma mulher quase 10 anos mais velha.
O filme é carregado de leveza, mas sem deixar de lado questões como o ato de se encontrar no mundo, as expectativas que carregamos pelos outros e as inseguranças que isso pode gerar. Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo está disponível na Apple TV+.
Palm Springs (2020)
Super alto astral, o filme narra a história de Sarah (Cristin Milioti), uma mulher perdida na fase adulta, que se prepara para o casamento da irmã. Em uma noite, ela e um outro convidado, Nyles (Andy Samberg), ficam presos em um loop temporal, e passam a viver o mesmo dia repetidamente. Enquanto isso, começam um novo romance.
O filme debate as típicas crises existenciais dos quase 30, bem como discute a seriedade exagerada do sucesso ou fracasso pessoal. Palm Springs está disponível no Star+.
Enquanto Somos Jovens (2014)
Protagonizado por Ben Stiller (Zoolander, 2001) e Naomi Watts (O Impossível, 2012), o filme acompanha um casal que acabou de passar da casa dos 30 e se vê em uma crise existencial por não ter o emprego dos sonhos e nunca ter tido filhos. Por isso, eles decidem passar mais tempo com um casal mais novo e aparentemente mais feliz, e se sentem influenciados pelos gostos das gerações mais jovens.
O filme discute a famosa crise da meia idade. Além disso, expõe o mito da juventude, as expectativas impostas pela sociedade e a falsa noção de felicidade. Enquanto Somos Jovens está disponível na Netflix.
E aí, ficou com vontade de assistir a algum desses filmes? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.
Leia também: 5 atrizes da nova geração para você ficar de olho
Texto revisado por Karollyne de Lima