Obra reúne 15 autores brasileiros e gira em torno de um período mágico da adolescência
Finalmente 15 foi um dos lançamentos de maior sucesso da Bienal do Livro 2023. A obra, que é uma comemoração aos 15 anos da Galera Record – selo jovem do Grupo Editorial Record – é também uma celebração a uma fase muito especial da vida de qualquer pessoa.
Em cada conto, o leitor conhecerá personagens marcantes, encantadores e sensíveis, além de histórias emocionantes e cativantes desenvolvidas por escritores de diferentes bagagens. Com isso, Finalmente 15 carrega uma grande diversidade de vozes.
Aliás, os responsáveis por dar corpo ao livro são 15 autores nacionais que têm tido destaque nos últimos anos, principalmente no gênero YA (young adult ou jovem adulto, em português).
Todos eles, em sua singularidade, pensaram em narrativas que abordam os 15 anos. Em um dos contos, uma jovem quer se declarar para a amiga em sua festa de aniversário, mas elas são pegas de surpresa por um apocalipse. Em outro, dois irmãos vivem em uma distopia em que gêmeos devem duelar entre si até completarem 15 anos.
Ficou curioso? Então veja com detalhes sobre os autores e um pouco sobre suas histórias!
Felipe Cabral
O conto de Felipe Cabral segue a história de um menino gay prestes a completar 15 anos. O garoto ainda não se assumiu, mas vê na sua festa de aniversário a oportunidade perfeita.
Ao Entretetizei, o autor – que escreveu O Primeiro Beijo de Romeu – revelou quais foram as inspirações para compor a narrativa.
“A antologia é um livro para a gente celebrar os 15 anos da Galera Record, selo jovem do Grupo Record. Ele foi um convite para 15 autores escreverem 15 contos baseados no tema 15 anos. E a minha inspiração, na verdade não é nada familiar. Eu tenho um irmão, não sou gêmeo, mas a minha ideia era escrever uma história que falasse do primeiro amor, mas que também falasse de respeito da família. É por isso que a minha história é um casal de irmãos gêmeos, o Leo e a Leo. É o aniversário de 15 anos deles e o Leo está dentro do armário, querendo sair, ele tem medo que a irmã vai rejeitar ele e aí surpresinhas (risos). É sobre família e o primeiro amor.”
Stefano Volp
Volp constrói um enredo delicado, acerca de uma jovem que, ao completar 15 anos, tem a gravidez exposta para a escola inteira.
O autor também nos contou sobre como foi escrever a história:
“O conto que escrevi se chama Menina Moça. Recebi o convite nos 45 do segundo tempo, bem em cima da hora (risos), foi um conto bem rapidinho mas é muito profundo. Conta a história da Giulia, eu escolhi falar sobre gravidez na adolescência porque foi uma temática que atravessou muito minha vida com a minha irmã, que ainda estava no ensino médio quando engravidou, ela ia para a escola de barrigão… então eu tô trazendo um pouco dessa história, dessa reflexão. É um conto muito forte, mas com um vislumbre de esperança também.“
Karine Ribeiro
Karine Ribeiro narra o romance entre duas jovens negras que, antes de conseguirem se declarar. São pegas de surpresa por um apocalipse.
Elayne Baeta
Baeta, também autora de O Amor Não É Óbvio e Oxe Baby descreve uma festa de debutante na qual a aniversariante é apaixonada pela melhor amiga e sonha com o primeiro beijo das duas.
Giu Domingues
O conto de Giu Domingues é um relato de uma garota que bola um plano tecnológico para conseguir passar de ano e poder viajar tranquilamente com a crush.
Clara Alves
Clara Alves nos apresenta a história de alguém que acorda no corpo de outra pessoa bem no dia de sua festa de debutante.
Maria Freitas
Aludindo à nostalgia dos anos 80 e 90, Maria Freitas mostra aos leitores a história de uma fita cassete que leva um jovem trans para o passado e o faz reencontrar uma pessoa especial.
Vinícius Grossos
Aqui, Vinícius Grossos relata um conto emocionante de uma cachorrinha que, antes de completar 15 anos, deve concluir uma última e importante missão.
Arthur Malvavisco
Nesta ficção especulativa, Arthur Malvavisco nos leva ao espaço em uma realidade em que o dia e a noite duram 15 anos.
Pedro Rhuas
A narrativa cheia de esperança de Pedro Rhuas pretende revelar como está a vida de um personagem, mostrando as diferenças entre o seu eu de 15 e de 30 anos.
Ray Tavares
Ray Tavares faz uma homenagem a Meg Cabot, autora da série de livros O diário da Princesa. Na história de Finalmente 15, uma princesa brasileira oferece um panorama político divertido sobre o movimento monarquista nacional.
Olha só que legal a entrevista da autora para o Entretetizei!
Olívia Pilar
O conto de Olívia Pilar se inspira no universo do teatro para contextualizar o início de um amor entre duas meninas.
Lola Salgado
A autora Lola Salgado promete fazer todo mundo sorrir com a história de dois desconhecidos que, após serem esquecidos durante um passeio escolar, acabam se aproximando.
Juan Jullian
Juan Jullian escreve uma história surpreendente em que uma enchente ameaça destruir a festa de debutantes dos sonhos da protagonista, que acaba lembrando o que realmente importa.
Glau Kemp
A distopia de Glau Kemp imagina como seria um futuro em que irmãos gêmeos são obrigados a duelar entre si em provas desafiadoras até completarem 15 anos.
E aí, ficou com vontade de ler? Nos conte em nossas redes sociais! Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Galera Record