Golda- A mulher de uma nação, a história de um exemplo mundial político

O filme estrelado por Helen Mirren chega aos cinemas dia 31 de agosto. 

É com muito prazer que a Diamond Films traz para os cinemas brasileiros, Golda – A mulher de uma nação, estrelado pela vencedora do Oscar, Helen Mirren como Golda Meir. Por conseguinte, o filme baseia-se em uma história real, constituindo-se como um recorte histórico e político da Guerra do Yom Kippur (1973), visto sob a perspectiva de Meir. Além disso, Golda – A mulher de uma nação estreia dia 31 de agosto nos cinemas.

Longa retrata a vida de Golda Meir a inspiração política mundial
Foto: reprodução/ Diamond Films

Mas quem é Golda Meir? Conheça sua história! 

Conhecida por muitos como “ Dama de Ferro de Israel”, Golda Meir, foi a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-ministra de Israel. Assumiu o cargo em 1969, e renunciou em 1974. Sendo assim, pioneira e extremamente visionária, foi reconhecida mundialmente como uma líder determinada em seus propósitos, sendo também amplamente admirada pelo seu carisma.

 

Golda nasceu em 1898, em Kiev, na Ucrânia, de família judaica, passou parte da infância e juventude nos Estados Unidos. Já na vida adulta, estabeleceu residência na região da Palestina, primeiro em Tel Aviv e posteriormente em Jerusalém. Lamentavelmente, Golda veio a falecer em 1978, aos 80 anos de idade.

 

Sua carreira política se iniciou na Confederação Geral do Trabalho ( Histadrut), onde ocupou uma série de cargos, incluindo a posição de líder do movimento. Já em 1940, atuou como chefe do Departamento Político da Agência Judaica, sendo uma das signatárias da declaração da independência de Israel, além de nomeada como embaixadora de Israel na União Soviética.

 

Durante o período de 1946 até 1956, Golda ocupou o cargo de Ministra do Trabalho e, além disso, foi responsável por introduzir o sistema de seguridade social de Israel. No ano de 1956, assumiu o cargo de ministra das Relações Exteriores do primeiro-ministro David Ben-Gurion. Infelizmente, foi diagnosticada com linfoma, se aposentou do Ministério, porém, voltou à vida pública apoiando o primeiro-ministro Levi Eshkol. Em 1969, assumiu o cargo de primeira-ministra de Israel após o falecimento de Eshkol.

 

Outro fato muito importante é que, Golda- A mulher de uma nação, contará com o apoio de acessibilidade para todos os públicos. Através do aplicativo MovieReading, estão disponíveis recursos de audiodescrição, legendas descritivas e libras. Para saber mais acesse: https://www.moviereadingbrasil.com.br/

 

O que você achou desse lançamento incrível? Entra nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conta pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades culturais e do entretenimento.

 

Leia também: Uma Noite em Haifa, dirigido pelo Israelense Amos Gitai chega aos cinemas.

 

*Crédito da foto de destaque: reprodução/ Diamonds Films 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!