Saiba mais sobre a trajetória da jovem atriz e diretora que se tornou um ícone feminino do cinema americano
Não é a primeira nem a última vez que a cineasta dá motivos para ser elogiada. Com a repercussão das novidades de Barbie, seu mais novo filme, a aclamada atriz e diretora Greta Gerwig mostra, a cada nova produção, que veio pra ficar no hall de melhores cineastas da atualidade.
Pois como não se faz um bom filme sem uma boa direção, nada mais justo que conhecer um pouco mais sobre essa mulher talentosa que, antes de ser a diretora que tanto amamos, foi uma atriz importante no movimento indie do cinema americano.
Por isso, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre Greta Gerwig, a diretora de Barbie!
1. Estreou como atriz em 2006
O primeiro trabalho de Greta no cinema foi em 2006, no filme LOL, um longa independente de baixo orçamento dirigido por Joe Swanberg, frequentemente citado como um dos primeiros filmes do movimento mumblecore. Em síntese, ela fazia um papel secundário no filme, que tratava sobre a vida amorosa de um grupo de amigos em Chicago.
2. Greta Gerwig sempre esteve na vanguarda
No início da carreira, participou de filmes independentes conhecidos na cena norte-americana como mumblecore, movimento do início dos anos 2000 que influenciou e continua influenciando a cena indie americana. Só para ilustrar, o termo foi cunhado pelo crítico de cinema Eric Masunaga em 2005, para se referir ao diálogo murmurado e pouco articulado muito comum nesses filmes, que focam em personagens jovens e suas relações interpessoais.
3. Ela tem bagagem de sobra
Gerwig foi criada em uma família religiosa e frequentou uma escola católica quando criança, de tal forma que isso influenciou sua perspectiva artística e filosófica. Ela estudou inglês e filosofia na Barnard College, onde se formou em 2006, e também é fluente em francês, pois passou um ano estudando na França durante a faculdade, experiência que teve grande impacto em sua carreira. Por fim, a diretora de Barbie é uma grande fã de música: canta e toca violão e até já fez turnê como vocalista de uma banda de punk rock, chamada Arthur.
4. Foi protagonista e coautora de Frances Ha
Se você não conhece Frances Ha (2012), precisa assistir a esse clássico protagonizado pela Greta. Ela faz o papel de Frances, que passa por uma série de empregos diferentes e tenta descobrir seu lugar no mundo e se adaptar a uma vida adulta independente. O longa tem como inspiração a vida e experiência de Gerwig como dançarina. Além disso, ela escreveu o roteiro do filme com o diretor Noah Baumbach, que também é seu marido, com quem tem um filho.
5. Foi indicada ao Oscar em sua estreia como diretora solo
Sua primeira produção no papel de diretora foi em Lady Bird (2017), muito aclamado pela crítica. Logo após, Greta recebeu cinco indicações ao Oscar pelo seu longa de estreia, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, sendo a quinta diretora mulher a ser indicada nessa última categoria.
+Conheça cinco filmes que ressaltam as mulheres
6. Dirigiu a melhor adaptação do clássico Mulherzinhas
A segunda produção de Gerwig como diretora foi Adoráveis Mulheres (2019), uma nova adaptação do livro clássico de Louisa May Alcott. Da mesma forma que dirigiu, foi ela quem escreveu o roteiro do filme, muito elogiado pelas performances do elenco, pela cinematografia e por sua direção. O longa recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado.
7. A diretora de Barbie tem estilo próprio de atuar e dirigir
Greta é conhecida pelos diálogos íntimos e realistas de seus personagens, em filmes que abordam temas cotidianos como família, identidade e amadurecimento. Por isso, ela recebe muitos elogios dos críticos por sua habilidade de direção e capacidade de retratar personagens complexos e autênticos, com ênfase nas suas emoções e relações interpessoais, entregando originalidade, profundidade emocional e conexão com o público.
8. Fez uma continuação de HIMYM
Afinal, quem não conhece Ted Mosby (Josh Radnor) e suas intermináveis histórias sobre como ele conheceu a mãe dos filhos dele, em How I Met Your Mother — HIMYM (2005-2014)? Ainda assim, o que poucas pessoas sabem é que Greta Gerwig escreveu o roteiro de How I Met Your Dad (2014) e dirigiu o piloto da série para a CBS — atenção: não confundir com How I Met Your Father. Infelizmente, mesmo com boa recepção em testes de audiência, a emissora não levou o projeto adiante. Uma pena, não é mesmo?
9. Voz ativa pela causa feminina em Hollywood
A atriz e cineasta é uma grande defensora da diversidade na indústria cinematográfica e critica abertamente a falta de oportunidades e o sexismo presentes no meio. Por isso, sempre fala sobre sua experiência como cineasta mulher e como lutou para ser levada a sério em um ambiente dominado por homens. Também usa sua voz para apoiar outras mulheres cineastas, muitas vezes deixadas de lado em prêmios e oportunidades de financiamento.
10. Vai retratar uma Barbie nunca antes vista
No anúncio como diretora do live-action de Barbie, muitas pessoas se perguntaram de que forma Greta retrataria o universo colorido e fantasioso da boneca. Entretanto, ela deixou claro que não queria apenas fazer um filme sobre a boneca, mas explorar o que ela representa para as pessoas.
A cineasta afirmou que a Barbie sempre foi uma figura importante em sua vida e sempre admirou a capacidade da boneca de se transformar em diferentes personagens e explorar inúmeras carreiras e aventuras. A propósito, ela disse que queria criar um filme que pudesse inspirar pessoas de todas as idades a serem corajosas e confiantes, assim como a Barbie.
Por isso, ela provou, mais uma vez, que é uma cineasta talentosa e versátil, capaz de contar histórias relevantes e emocionantes em diferentes gêneros e formatos. Sem dúvida, Greta Gerwig vai continuar surpreendendo com seu jeito único de dirigir e falar com as pessoas através de seus filmes.
E aí, o que achou desses fatos sobre a Greta? Conta pra gente! E segue o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para não perder matérias incríveis do entretenimento!
Leia também:
+Barbie: novos pôsteres e trailer oficial são divulgados
+O Oscar, as premiações e a mulher
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Reuters