De debut solo ao debut do grupo que mudou a história do gênero no mundo. 2013 foi recheado de lançamentos que serão sempre lembrados pelos kpoppers
Atenção, Kpoppers, estamos ficando velhos! 2023 já chegou, e com ele muitos hits do K-Pop completam 10 anos neste ano. Para quem não sabe, o K-Pop surgiu na Coreia do Sul nos anos 90, quando o país enfrentava uma grande crise econômica. A proposta era impulsionar o turismo e, principalmente, aquecer a produção artístico-cultural do país.
O primeiro grupo a se destacar no K-Pop foi o Seo Taiji and Boys. Em 1992, o trio de adolescentes formado por Seo Taiji, Yang Hyun-suk e Lee Juno fez uma memorável apresentação na televisão local. O sucesso da banda foi imediato. A partir daí, eles ganharam mais e mais popularidade e, como consequência, influenciaram o surgimento de grupos semelhantes que estavam ávidos para surfar naquela promissora onda coreana ou, como costumamos chamar, Hallyu. Desde então, tivemos o lançamento de diversos talentos e participação da Coreia do Sul em grandes premiações da indústria musical.
Em 2013, o K-Pop dava entrada em sua terceira geração, com o debut do grupo que revolucionaria o consumo do gênero. Além disso, vários hits memoráveis foram lançados. Quer saber quais? O Entretê preparou uma lista com os lançamentos que completam 10 anos em 2023, confira:
B.A.P. – One Shot
2013 foi, sem dúvidas, o ano do retorno de grandes artistas. No melhor do estilo rapper, o B.A.P fez seu tão aguardado comeback com um MV de 7 minutos, que revolucionou por ter sido gravado em diversos lugares e por ter custado 1 milhão de doláres, algo inimaginável para o gênero na época. Literalmente, o clipe de milhões.
CL – The Baddest Female
O solo de CL, que na época era integrante do 2NE1, marcou o ano e levou o prêmio de Melhor Performance Solo Feminina no Mnet Asian Music Awards. No ano seguinte, a artista estreou nos Estados Unidos com a música Lifted. Apesar de ter emplacado hits em períodos espaçados, como a energética Hello Bitches, a rapper só foi lançar seu primeiro álbum completo em 2021, intitulado +ALPHA+.
EXO – Growl
O EXO, um dos grupos queridinhos que debutou em 2012, lançou o single Growl, que tinha uma boa dose de dance music e R&B.
Eric Nam – álbum Cloud 9
Conhecido pela sua participação no programa After School Club, ao lado de Jamie, Eric Nam é um cantor coreano-americano que debutou em 23 de janeiro de 2013, com o mini-álbum Cloud 9.
PSY – Gentleman
Gentleman foi lançada depois que o cantor estourou no mundo todo com a já conhecida Gangnam Style, em 2012, clipe que se tornou o vídeo mais assistido do YouTube. Em 2013, apesar dos críticos e uma parte do público acharem que Gentleman faz uma homenagem ao lado machista dos homens, o cantor coreano conseguiu repetir o feito, fazendo sua nova música bombar.
Sunmi – 24 Hours
Ex-integrante do Wonder Girls, Sunmi é um case de sucesso quando se fala em solistas que conseguiram conquistar um público fiel fora de seu grupo original. Em 2013, a cantora estreou com o digital single 24 Hours.
Girls’ Generation – I Got a Boy
Dez anos depois, I Got a Boy continua sendo uma das músicas mais inventivas e engenhosas do k-pop. Mesclando diversos ritmos em uma só composição, o hit bombou no mundo.
f(x) – Rum Pum Pum Pum
Faixa principal do disco Pink Tape, Rum Pum Pum Pum colocou o f(x) no no topo das paradas, incluindo a Billboard. Sua melodia pop é viciante até hoje!
HYOLYN – álbum Love & Hate
Dona de uma das vozes femininas mais potentes do K-pop, Hyolyn foi integrante do SISTAR e, em 26 de novembro de 2013, trilhou os primeiros passos de sua carreira solo com o álbum Love & Hate.
BTS – DEBUT
O acontecimento do ano foi, sem dúvidas, a estreia do grupo Bangtan Sonyeondan, ou como conhecemos, BTS. O debut aconteceu em junho de 2013, com o lançamento do MV de No More Dream.
Hoje, o BTS ultrapassou a barreira do idioma, alcançando feitos nunca antes vistos pela indústria musical sul coreana. O grupo de K-Pop foi responsável por levar o gênero para as grandes premiações da música e sendo indicados por três anos consecutivos ao Grammy, que é considerada a maior premiação da indústria.
Além disso, o grupo entra frequentemente no Guinness Book com números de visualizações em clipes e a quantidade de prêmios que receberam nesses dez anos de carreira.
Como dizem os armys e alguns idols: BTS PAVED THE WAY!
E pra você, qual foi o lançamento ou momento do K-Pop que marcou 2013? Nos conte por aqui! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.
*Créditos da foto de destaque: divulgação/Entretetizei