A intérprete de Encantada comemora hoje (20) seu aniversário de 47 anos, por isso relembre alguns dos sucessos de sua carreira
Hoje (20) a atriz Amy Adams está de parabéns! Completando seus 47 anos, Amy acumula diversas indicações ao Oscar, Emmy e Globo de Ouro, com muitas produções incríveis que valem o seu play. Por isso, fizemos uma lista de alguns trabalhos para que você comemore com a gente.
Porém, antes de embarcarmos em uma maratona com a ruiva, confira algumas curiosidades sobre a atriz:
- A atriz, que é a quarta filha de uma família de sete irmãos, nasceu na Itália, em Vicenza. Isso porque, na época, seu pai estava servindo o Exército Americano na região.
- Conhecida por seus cabelos ruivos, Amy é loira natural e tinge os fios desde sua chegada em Los Angeles.
- É muito amiga da britânica Emily Blunt, desde que interpretaram irmãs, no filme Trabalho Sujo, de 2008. Ela também mantém uma ótima relação com Meryl Streep, que a ensinou tricotar.
- Durante a pandemia, a atriz se juntou a Jennifer Garner na campanha #SaveWithStories, para promover a educação das crianças durante o fechamento das escolas.
- Foi dançarina quando era mais nova, procurou uma bolsa em faculdades pelo esporte, mas abandonou a dança e não fez ensino superior.
- Encantada
Um dos filmes mais queridos da Disney abre a lista em alto estilo.
A história apresenta a jovem Giselle (Amy), moradora de um universo dos contos de fadas, que vai parar no mundo real e conquista adultos e crianças por mais de 10 anos. O sucesso é tanto que foi confirmada uma continuação, Desencantada, para 2022, com retorno de Amy e outros atores principais.
A doce Giselle acaba sendo mandada pela Rainha Narissa (Susan Sarandon), madrasta de seu amado, para Nova York. E lá, ela enfrenta uma realidade bem diferente da que estava acostumada, porém a donzela contará com a ajuda do cético Robert (Patrick Dempsey) e de sua filha para se habituar à vida na cidade grande.
- O Vencedor (Disponível na Amazon Prime Video)
O filme de 2010 é uma biografia do pugilista Micky Ward (Mark Wahlberg) e seu meio-irmão mais velho Dicky Eklund (Christian Bale). Eklund conseguiu ter um certo sucesso quando derrotou um famoso boxeador da época, porém vive um momento conturbado de vício em drogas e baixa na carreira. Agora é a vez de Ward tentar alcançar a fama, por isso começa a ser treinado por Eklund, porém vive sempre as sombras do irmão mais velho.
Amy faz o papel da namorada de Ward, que o ajuda a sair do seio familiar para que enfim alcance o estrelato.
O longa de grande sucesso rendeu uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante para Amy Adams, no Oscar.
- Julie & Julia (Disponível para compra no Youtube e Google Play)
A comédia romântica acompanha a história de duas mulheres de épocas e lugares diferentes, unidas por uma coisa apenas: a culinária. O filme tem traços biográficos já que ambas as protagonistas são reais.
Julia Child (Meryl Streep) acaba de se mudar para Paris com seu marido, que foi transferido no trabalho. Para evitar o tédio, ela começa a se interessar pela culinária, o que a leva a se tornar apresentadora de um programa de TV. Isso em 1948.
Amy interpreta Julie Powell, uma mulher frustrada de quase 30 anos que resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia, Mastering the Art of French Cooking. Em busca de um propósito, Julie começa a escrever suas aventuras culinárias em um blog.
O filme tem direção da incrível Nora Ephron, responsável por Harry e Sally, A Feiticeira e Mensagem para Você.
- Trapaça (Disponível na Amazon Prime Video)
Esse longa garantiu uma indicação do Oscar para Amy e o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro de 2014.
O filme, definido como uma comédia dramática, gira em torno de Irving Rosenfeld (Christian Bale), um golpista sócio e amante de Sydney Prosser (Amy Adams). No meio de suas armações, os dois são obrigados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper) em uma investigação da máfia. Porém, esse plano é abalado quando a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), decide se intrometer.
Alguns dos personagens são inspirados em pessoas reais, já que o longa tem traços semelhantes com a operação policial Abscam, que investigou 30 figuras políticas, condenou alguns membros da Câmara dos Representantes e do Senado dos Estados Unidos.
O filme é o segundo em que Amy atua ao lado de Christian Bale, eles foram parceiros também em O Vencedor.
- Uma Noite no Museu 2 (Disponível no Disney +)
Outro filme família da incrível Amy Adams para assistir durante um fim de semana.
Aqui a ruiva interpreta uma mulher marcante para a história, Amelia Earhart, a primeira aviadora a atravessar o Atlântico. Como muitos provavelmente já sabem, em Uma Noite do Museu, todos os objetos em exposição ganham vida durante a noite e assumem a personalidade de quem representam. Por isso, Amy encarna toda a determinação e o espírito aventureiro da notável norte-americana e ajuda o protagonista Larry (Ben Stiller) a recuperar o controle de outro museu, dessa vez o Instituto Smithsonian, em Washington.
- Objetos Cortantes (Disponível no HBO Max)
A única série da lista é baseada em uma obra literária de mesmo nome, de Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar.
O thriller acompanha a jornalista Camille Preaker (Amy Adams) que volta para sua cidade natal para cobrir dois assassinatos de adolescentes, porém a moça precisa enfrentar fantasmas e traumas do passado ao se ver tão próxima daquilo tudo que deixou para trás.
A produção da HBO conta com 8 episódios e foi muito bem recebida pela crítica e ganhou um Globo de Ouro.
- Casa Comigo? (Disponível na Netflix)
Outra comédia romântica para deixar o coração quentinho, com um toque irlandês.
Anna (Amy) resolve surpreender seu namorado pedindo-o em casamento segundo uma tradição irlandesa, porém, ao tentar chegar no país, a jovem começa a enfrentar diversos imprevistos, na companhia do charmoso Declan (Matthew Goode).
Um filme divertido que vai arrancar boas gargalhadas enquanto você se encanta com a química do casal protagonista.
- Dúvida (Disponível para compra no Youtube)
Esse longa com temática religiosa conta com nomes premiados do cinema como Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Viola Davis.
Dúvida conta a rotina da rígida escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local, irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), prega um ensino ancorado no medo e na disciplina. Com uma postura extremamente conservadora, tendo aceitado seu primeiro aluno negro recentemente, em 1964, a escola recebe carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), que pretende acabar com esses costumes da instituição. Porém é dedurado pela irmã James (Amy Adams), fazendo com que a diretora inicie uma verdadeira cruzada contra o padre.
O filme rendeu outra indicação de Melhor Atriz Coadjuvante para Amy Adams, no Oscar de 2009.
E aí, já assistiu alguma dessas produções incríveis? Conta pra gente se você gosta da Amy Adams nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter).
*Créditos da foto de destaque: Divulgação