Nizo Yamamoto

Nizo Yamamoto: conheça os trabalhos do diretor de arte do Studio Ghibli

Parceiro de Hayao Miyazaki há mais de 30 anos, Nizo morreu no último sábado (19) em decorrência de um câncer de estômago

No último sábado (19) faleceu aos 70 anos o diretor de arte do Studio Ghibli, Nizo Yamamoto, em decorrência de um câncer no estômago. A divulgação da morte foi feita pelo seu filho, Takao Yamamoto, através das redes sociais.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/ amino

Formado em design, o primeiro trabalho artístico do diretor foi na série Conan, o Rapaz do Futuro (1978), de Hayao Miyazaki, para o estúdio Nippon Animation. Além disso, o diretor de arte ainda trabalhou projetos como Perfect Blue (1997), de Satoshi Kon e O Tempo Com Você (2019), de Makoto Shinkai. Mas, foi quando Miyazaki fundou o Studio Ghibli em 1985 e chamou Yamamoto para trabalhar com ele, que seus trabalhos ficaram mundialmente conhecidos.

Confira as animações do Studio Ghibli que foram assinadas por Yamamoto:

O Castelo no Céu (1986)

O Castelo no Céu é um filme de animação japonês escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, em 1986. Foi o primeiro filme de animação produzido oficialmente pelo Studio Ghibli. O filme retrata as aventuras de um menino e uma menina tentando proteger um cristal mágico de um grupo de agentes militares, enquanto procuram um lendário castelo flutuante. O longa foi distribuído pela Toei Company.

O Castelo no Céu recebeu a premiação Anime Grand Prix, realizada pela revista Animage, em 1986. O filme foi bem recebido pela crítica e arrecadou mais de 15 milhões de dólares em bilheteria e um total aproximado de 157 milhões de dólares, somando a arrecadação de bilheteria, venda de vídeos caseiros e da trilha sonora. 

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Nas pesquisas japonesas, foi votado como o segundo melhor filme de animação em 2006 no Japan Media Arts Festival e obteve o primeiro lugar, em 2008, em uma pesquisa de audiência da Oricon Inc. Considerado um marco no gênero steampunk, O Castelo no Céu tem forte influência na cultura popular japonesa e tem sido fonte de inspiração para filmes e jogos, tanto no Japão quanto internacionalmente.

Sinopse

Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade dela e por Laputa, um misterioso castelo no céu. 

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Onde assistir: Netflix

Assista ao trailer: 

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes é um filme de guerra animado japonês de 1988 baseado no conto semi-autobiográfico de mesmo nome de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. O filme foi escrito e dirigido por Isao Takahata e animado pelo Studio Ghibli.

A animação se passa na cidade de Kobe, no Japão Imperial, que conta a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, e sua luta desesperada para sobreviver nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. O filme é amplamente aclamado pela crítica.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Por conta dos direitos da publicação serem da editora Shinchosha, torna este o único filme do Studio Ghibli, sob a propriedade da editora Tokuma Shoten, que não teve nenhum envolvimento na produção.

Sinopse

Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Assista ao trailer: 

Princesa Mononoke (1997)

Princesa Mononoke é um filme de animação japonês dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli. A data de estreia no Japão foi 12 de julho de 1997 e a estreia no restante do mundo aconteceu a partir de 1999.

O filme se passa no final do período Muromachi (aproximadamente 1336 a 1573) do Japão com elementos de fantasia. A história segue o envolvimento do jovem príncipe Emishi Ashitaka em uma luta entre os deuses de uma floresta e os humanos que consomem seus recursos. O termo Mononoke não é um nome, mas uma palavra japonesa para espírito ou monstro: seres sobrenaturais que mudam de forma.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Princesa Mononoke foi o primeiro longa-metragem de animação a ganhar o Prêmio da Academia Japonesa de Melhor Filme. Para a cerimônia do 70º Oscar, foi a candidatura japonesa na categoria Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, mas não conseguiu a indicação.

Sinopse

Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Onde assistir: Netflix 

Assista ao trailer:

A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro é um longa-metragem do Studio Ghibli de 2001, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, e vencedor do Oscar de Melhor Animação.

Miyazaki escreveu o roteiro após decidir que a história seria baseada na filha de seu amigo Seiji Okuda, produtor associado do filme, que tinha dez anos na época. A garota fazia visitas frequentes à casa do diretor todo verão. Na época, ele estava trabalhando em dois projetos diferentes, mas ambos foram rejeitados em favor do longa.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Sinopse

Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçarias. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.

Nizo Yamamoto
Foto: reprodução/Studio Ghibli

Onde assistir: Netflix

Assista ao trailer:

 

Quais dessas animações você já assistiu? Nos conte por aqui! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.

 *Crédito da foto de destaque: reprodução/ O Megascópio 

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!